Coalhada de Laranja (Curd de Laranja)

A ideia era fazer curd de limão para renovar o stock e dar uso aos limões e ovos caseiros. Depois mudei de ideias e decidi antes aproveitar as limas, que estão a começar a perder cor, e que andam perdidas na fruteira desde um dos últimos jantares comunitários quando decidimos fazer caipirinhas. Mas, de repente olhei para as laranjas e acabei por me decidir - coalhada de laranja. Claro que durante o fim de semana vou fazer de lima e muito provavelmente de limão. Mas desta vez foi a laranja que saiu vencedora....
E agora são muitas as ideias de como aproveitar da melhor forma esta coalhada. Já estou a imaginar umas waffles acabadas de fazer, acompanhadas de umas colheradas deste curd de laranja para o pequeno almoço de sábado!
E hoje estarei no El Corte Ingles de Gaia-Porto, pelas 18h30, num pequeno workshop e respectiva sessão de autografos. Até lá.

Ingredientes para 2 frascos de 200ml:

2 laranjas grandes e sumarentas
2 ovos inteiros + 1 gema
75g de manteiga
125g de açúcar

Preparação:

Lave bem as laranjas e seque-as com papel de cozinha. Num tachinho coloque o açúcar, a raspa e o sumo das duas laranjas e a manteiga partida em pedaços pequenos.
Leve o tacho a lume brando, mexendo bem até a manteiga e o açúcar estarem derretidos.
Entretanto bata os 2 ovos com a gema. Retire a mistura anterior do lume e, com a ajuda de uma vara de arames junte os ovos batidos sem parar de mexer. Leve novamente a lume brando, sem parar de mexer, até a mistura engrossar e cobrir as costas da colher.
Retire do lume e coloque a coalhada em frascos previamente esterilizados. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico onde se conserva em boas condições durante algumas semanas.
Sirva com gelado de baunilha, com crepes ou waffles ou como recheio e cobertura de bolos.

Bom Apetite!

18 comentários :

  1. Olá Joana,
    Boa sorte, sucesso na seção de autógrafos.
    São inúmeras as possibilidades de utilização da coalhada de laranja, estou curiosa para ver algumas publicadas, a coalhada ficou linda.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:18

    Já fiz a receita do curd de limão, ainda tenho uns frascos lá por casa e adoro! Não sabia que também de fazia de laranja, deve ser delicioso...lá vou ter que experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Uma boa alternativa ao lemon curd. Já tenho o seu novo livro comigo :)

    ResponderEliminar
  4. parece-me bem.. eu por vezes tenho tantas laranjas em casa que nem sei o que fazer com elas.

    ResponderEliminar
  5. Achei tao diferente!
    Nunca tinha visto de laranja.
    deve ficar magnifico.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito da ideia e deve ser bem saborosa. E finalmente já tenho o 'Feito em Casa'. Confesso que não tinha intenções de comprar, estou em restrita dieta de compra de livros...mas não resisti. E a minha nova bíblia da cozinha. Obrigada! Qualquer dia irá o segundo...bjs

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:35

    Muito bom, adorei a coalhada de laranja :)

    Receitas de cozinha

    ResponderEliminar
  8. Vou apontar tb esta (já tenho a de limão) para qd tiver laranjas em excesso :) Bjinhos e um óptimo fds!

    ResponderEliminar
  9. Passei e li algumas coisas, é um blog fantástico, blog que não gostaria de perder, por isso quero dexar um convite, mas é apenas se o quiser fazer, pertencer aos meus amigos no Peregrino E Servo, claro que irei retribuir.Um obrigado, e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,

    que pena ter estado tão perto e eu não a ter conhecido...

    Para a próxima avise mais cedo por favor, eu sou uma das muiiitas pessoas que admiram o seu blog e proprietaria de de um dos seus livros e a pensar sériamente adquirir o outro.

    Felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena,

      Olhe que eu avisei várias vezes, tanto no blogue como no facebook, até porque era preciso inscrição para o workshop.. Mas certamente haverá nova oportunidade.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. Anónimo11:05

    A receita até pode ser boa,mas essas cascas d'ovo sujas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo:

      Nunca viu ovos caseiros? É normal que estejam sujos! Além disso não se devem lavar os ovos, apesar de terem sido limpos com um pano. Se mereciam ou não estar na foto, já e outra questão, mas eu pessoalmente acho que dá um ar de autenticidade...

      Joana

      Eliminar
  12. passei só para deixar um beijinho, desejar um bom fim de semana e dizer que acabei de publicar no meu blog um post dedicado ao teu novo livro!

    ResponderEliminar
  13. Joana és a culpada de eu passar o meu sabádo à tarde enfiada na cozinha a fazer as tuas receitas! :p

    ResponderEliminar
  14. Adorei a workshop ontem :) e adorei a sugestão dos curds, tenho que experimentar!!!

    ResponderEliminar
  15. Pois é não resisti a comprar o outro livro...

    E estou a gostar muito.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite gostaria de saber se a coalhada de laranja e o curd de limao dá para guardar fora do frigorifico tipo compota e por quanto tempo,obrigada.

    ResponderEliminar

Imprimir