Queques de Banana e Canela

Uma semana que começa doce tem que terminar doce! É por isso que, ao contrário do que é normal, esta semana quase que só teve direito a coisas doces...
Desta vez uns queques de banana e canela para gastar umas bananas que se estavam a estragar (e para mais sugestões sobre o que fazer às bananas vejam aqui). Ficaram muito bonitos e deixaram um cheiro delicioso cá por casa. E o melhor destas coisas doces é serem perfeitas para partilhar, desta vez com os meus pais e a minha irmã... E os restantes podem sempre congelar para comer fresquinhos durante a semana e colocar nas lancheiras. Aqui fica a minha sugestão para o fim de semana.
Além disso queria voltar a convidar-vos para irem hoje até à FNAC de Leiria, pelas 21h, para mais uma apresentação do "Cozinhar, Celebrar e Partilhar". Já sabem como gostaria de vos conhecer!

Ingredientes para 12 queques:
(adaptado de "Confeitaria Hummingbird - receitas de sonho" pág. 125)

350g de farinha
1 colher e meia de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de canela em pó
160g de açúcar
375ml de leite misturado com 2 colheres de sopa de sumo de limão (para formar buttermilk ou soro de leite)
1 ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
70g de manteiga derretida
400g de banana esmagada
açúcar + canela para polvilhar

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o açúcar, o bicarbonato, o fermento e a canela e envolva bem. Num jarro junte a mistura de  leite com o sumo de limão, o ovo e a essência de baunilha e misture. Junte então as duas misturas envolvendo bem até ficarem bem incorporadas.
Acrescente depois a a manteiga derretida e as bananas esmagadas envolvendo.
Forre depois uma tabuleiro de queques com forminhas de papel frisado e divida a mistura de banana e canela pelas formas. Polvilhe depois com uma mistura de açúcar e canela e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 20-30 minutos até ficarem dourados.
Deixe arrefecerem alguns minutos antes de os retirar do tabuleiro.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. E ficaram lindos os queques....adoro banana e canela..bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    É uma receita deliciosa, enquanto os queques está no forno, a casa fica perfumada, pelo aroma da massa a assar, são deliciosos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Tenho também umas bananas aqui em casa, que estão mesmo a pedir uns queques, e os amigos vão adorar de certeza! Lindos Joana! :D Beijinhos Filipa @http://halfadreamcooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficaram com um aspecto fabuloso! Adorei a receitinha, vou levar.

    Bjcs

    ResponderEliminar
  5. É incrivel como os nossos gostos mudam, e se eu dantes não era nada amiga de banana e detestava receitas que levassem essa fruta, agora ultimamente só me tem apetecido coisa com banana: banana frita, bolos de banana, eu sei lá!... Vou anotar a receita dos queques, têm um aspecto delicioso... Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:10

    Banana é a fruta que mais gosto :) e com canela deve de estar excelente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Ui...como devem ser bons! Adoro coisas com canela! Todos os doces e bolos com canela são bons!
    Beijinhos dos ratitos cozinheiros

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:45

    Confesso que partilho da mesma paixão pela cozinha, apesar de ainda não ser totalmente desenvolta. No entanto, os livros que escreveu têm sido os meus livros de cabeceira e é com eles que tenho aprendido muito! Obrigada por partilhar os seus pequenos truques e segredos! :)
    Um beijinho
    LBD

    ResponderEliminar
  9. oh q delicia.
    adoro usa banana em bolo. acho q nao tem nada melhor
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Já estão feitos!
    Deliciosos!

    ResponderEliminar
  11. Que blog tão delicioso!!! Já está nos favoritos! :*

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais, sou uma fã gigante! Adoro o blogue e os livros então...! Muitos parabéns!
    Se há fruto que não aprecio é a banana! No entanto tudo o que seja bolos ou queques de banana - devoro num segundo!
    Dá uma espreitadela ao meu novo blogue de culinária - http://whatsthefood.blogspot.pt/
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Foi com muita surpresa que ontem abri o diário económico e vi que tinha uma entrevista à Joana, foi um grande prazer lê-la e fico muito feliz que tenham escolhido para entrevistar alguém com dois blogues na minha opinião fantásticos e tão inspiradora. Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. É sempre um prazer vir até ao eu bloque, ou até aos teus livros ... :)
    Sou tua fã e seguidora.
    Quanto a mim sou uma principiante neste tipo de mundo virtual.
    Caso queiras fazer-me uma visitinha aqui fica o meu endereço:
    http://odelicodoce.blogspot.pt/
    Felicidades e beijinho

    ResponderEliminar
  15. carlos imperial19:40

    Já os fiz e ficaram maravilhosos. A minha namorada adorou e comeu logo 5 numa tarde lool. Vão já para o meu caderno de receitas a repetir. Felicidades

    ResponderEliminar
  16. Anónimo11:29

    Bom dia,
    Fiz estes queques este fim de semana, mas com uma pequena alteração, em vez de leite usei bebida de soja e de arroz. Usei a minha mini-cupcake e o resultado foram mais de 60 bolinhos deliciosos.
    Obrigada pelas ideias e felicidades
    Teresa

    ResponderEliminar

Imprimir