quinta-feira, outubro 04, 2012

Tiras de Pota Fritas


Começam a chegar os sabores e os ingredientes de outono aqui ao blogue. Já cá tenho uma pequena abóbora, das que semeie na varanda mas que foram depois crescer para casa dos avós. Há alhos franceses e as primeiras folhas de horto, como lhes chama a minha avó. Da cozinha já saiu um bolo de abóbora, mas no entanto ainda há tomates e pimentos do verão.
Da hortinha da varanda ainda colho morangos e apanhei o primeiro pimentos vermelhos. E com ele resolvi preparar um simples arroz de pimentos. Para o acompanhar nada melhor do que preparar umas tiras de pota frita como a minha mãe costuma fazer. Uma refeição que comemos na varanda, num sábado de sol depois de uma semana com chuva. Ainda estamos assim: entre o verão e o outono, ao sabor dos dias, das vontades e dos alimentos da horta.

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de tiras de pota (podem também usar tiras de choco)
1 limão
Sal e pimenta q.b.
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 ovo
Farinha q.b.

Preparação:

Numa taça coloque as tiras de pota. Tempere-as com sal, pimenta, a folha de louro partida em pedaços e os dentes de alho esmagados. Junte o sumo de limão e deixe a marinar algumas horas, mas de preferência de um dia para o outro.
Numa taça coloque o ovo temperando com um pouco de sal. Bata o ovo com um garfo e reserve. Noutra taça coloque farinha. Retire as tiras de pota da marinada e seque-as um pouco sobre papel absorvente. Passe-as de seguida pela farinha e em seguida pelo ovo batido. Frite-as depois numa frigideira com óleo vegetal até durante alguns minutos até ficarem douradas. Escorra sobre papel absorvente e sirva com gomos de limão. Acompanhe com arroz de pimentos ou tomate.

(Nota: A pota ou o choco não necessitam de ser cozidos antes de serem fritos.)

Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Gostei imenso da sugestão :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto da pota assim...

    ResponderEliminar
  3. Hummm, quero muito!

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Hummmm, que delícia!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  5. Gostei da sugestão! Nunca cozinho pota porque tenho a sensação que é muito rija. Sensação errada? Bj da Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      Pois é, é uma sensação errada. A pota cozinha super rápido e é bastabte tenra. Erradamente, como a cozinham demais é que ficam com a textura de borracha.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  6. Claudia21:48

    O que me chateia mesmo é que, ao fritar, o ovo e a farinha acabam por desprender, ficando a pota sem cobertura. Como evitar?

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin