Foi um fim-de-semana como há muito não tinha. Fora de casa, com ares da serra, longe de quase tudo, sem jantares ou almoços “sociais”, sem planos e sem horas. O telemóvel meio esquecido na carteira, apesar de isso ser o habitual, a internet desligada, a lareira acesa com a chuva a cair forte lá fora, chá bem quente, pantufas, um excelente livro que entretanto acabei de ler e ainda tive tempo para ver a primeira temporada de uma nova série. E, claro, o Miguel a meu lado. Não podia ter pedido mais nada para estes 4 dias quase perfeitos. Só esta receita tão perfeita como estes dias que passei.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 pernas de pato confitadas (poderá comprar pronto a usar, ou fazer de acordo com esta receita)
100g de lentilhas secas
1 cebola pequena
2 pernadas de tomilho
2 dentes de alho
½ alho francês
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Salsa q.b.
Preparação:
De véspera coloque as lentilhas de molho. No dia escorra-as bem antes de usar.
Pique depois grosseiramente a cebola com os dentes de alho e leve-os a refogar num pouco de azeite. Acrescente depois o alho francês em rodelas, o tomilho e acrescente as lentilhas. Junte depois cerca de 150ml de água, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até as lentilhas estarem macias e a água ter evaporado.
Entretanto retire as pernas de pato da gordura limpando o excesso e colocando-as numa frigideira ou no forno, sem acrescentar gordura e deixando tostar a pele e aquecer. (As pernas de pato confitadas são vendidas já cozinhadas em latas ou frascos e conservadas em gordura, como os rojões.)
Sirva as lentilhas com as pernas de pato confitadas e polvilhe com a salsa picada.
Bom Apetite!
Vou experimentar ! obrigado Joana por mais uma receita fantástica e fácil, este fim de semana fiz 4 receitas novas dos seus livros, todas um sucesso ! beijos
ResponderEliminarHayırlı haftalar, ellerinize sağlık. Çok leziz ve iştah açıcı görünüyor.
ResponderEliminarSaygılar.
Adorei a receita!
ResponderEliminarbeijinhos e boa semana,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
uiii que deve ser uma delícia.
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana.
Adorei a receita! vou levar cmg ;)
ResponderEliminarBeijinho
Tanocas
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
Não gostando de pato, não posso deixar de dizer que a receita é muito boa...E em vez de pato, substituo!
ResponderEliminarbjs
http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com
que optima sugestão!
ResponderEliminarboa semana
Humm esteve perfeito ...
ResponderEliminarUma boa receita. A experimentar!
ResponderEliminarBabette
Olá...
ResponderEliminartambém queria experimentar... mas aqui não encontro perna de pato... só encontro o pato inteiro à venda.
Será que me poderias dizer onde compraste? Talvez assim eu encontre... quando for à cidade.
Olá Jú,
EliminarAs coxas de pato encontram-se normalmente em supermercados como o Continente ou o Jumbo.
No entanto, se só encontras o pato inteiro, poderás retirar-lhe as coxas e proceder de acordo com a receita. Além de retirar as coxas podes aproveitar e retirar também os peitos inteiros para o magret. (Com a carcaça podes empre experimentar uma canja de pato!)
Espero ter ajudado,
Joana
olá,adoro o seu blog, venho cá todos os dias e já fiz muitas das suas deliciosas receitas,no entanto tenho uma duvida,queria perguntar-lhe se é possivel fazer coxas de pato da mesma maneira que é feito o peito(mal passado)?eu tinha pensado em desossar as coxas e proceder da mesma forma com a coxa aberta(por se ter tirado o osso),será possivel?todas as receitas que encontro de coxas de pato dizem para cozinha-las durante muito tempo,será necessario?muito obrigado
ResponderEliminarOLá Marta,
EliminarRealmente as coxas de pato têm de ser cozinhadas de outra maneira. Apenas o peito de pato é cozinhado como descreve - mal passado. As coxas terá de as confitar ou assar pois não resultará como descreve.
Espero ter ajudado,
Joana
olá Joana, muito obrigado pela resposta tão rápida,é pena que não resulte ,terei mesmo de as fazer como diz.mais uma vez obrigado,voçê é uma querida e excelente professional ,beijinhos e tudo de bom.
Eliminar