Folhados de Tamboril e Camarão

Com a inspiração quase a zero, vou-me valendo das receitas dos outros. Receitas tão boas que merecem ser partilhadas com todos os que estão a sofrer do mesmo mal que eu. Num dia de muito pouca inspiração a Diana “salvou-me” com um folhado de camarão e tamboril que nos serviu recentemente e cuja receita me ensinou.
Com um almoço cá por casa foi a entrada que precisava para preparar à Rita e ao JP. Eles gostaram, nós também e ninguém deu pela minha falta de inspiração…

Ingredientes para 4 pessoas (como entrada):

250g de tamboril
125g de miolo de camarão
1 tomate pequeno maduro
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de salsa picada
100ml de molho bechamel
Sal e pimenta q.b.
1 placa de massa folhada
1 gema de ovo
Azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola finamente e leve-a ao lume num tachinho juntamente com o azeite, deixando refogar. Acrescente o tomate partido em cubinhos e a polpa de tomate deixando cozinhar mais um pouco.
Junte agora o miolo de camarão e o tamboril partido em pedacinhos pequenos. Envolva bem e deixe cozinhar uns minutos. De seguida acrescente o molho bechamel e a salsa picada e retifique de sal e pimenta. Desligue e reserve.
Corte a placa de massa folhada em 4 pedaços iguais (sem os esticar ou picar) e pincele-os com gema de ovo. Leve ao forno já aquecido a 200ºC e deixe a massa cozinhar até ficar bem folhada e dourada. Retire-a depois do forno e deixe arrefecer um pouco. Cuidadosamente e com a ajuda de uma faca abra umas tampas nas caixas de massa folhada (tipo vol-au-vent) para as poder rechear.
Recheie as caixas de massa folhada com a mistura de tamboril e camarão e cubra com a tampinha. Sirva de imediato, para que a massa folhada não amoleça, juntamente com espinafres salteados ou uma pequena salada.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Pela sugestão! :)

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:31

    Linda apresentação...´
    Beijinhos
    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Ótima sugestão (como sempre) :)
    O desejo de um ótimo dia e bj.

    ResponderEliminar
  4. que proposta deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Marina17:28

    "Inspiração zero"!! Não pode ser... o que será de mim??!
    Joana, gostaria de lhe sugerir novamente que testasse uma sopa de peixe! Adoro, aliás é a única sopa que como, gostaria de ver uma sugestão!
    By the way... já experimentou castanhas fritas??! Talvez aprecie mais, digo-lhe que mesmo sem gostar muito ou ter muita vontade vai acabar por comer mais do que três ou quatro! :)

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto!
    Devem ser deliciosos.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:29

    Tem muito bom aspeto!!!
    Que delicia! :D
    beijocas
    Marta
    www.martaeosanimais.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Imprimir