Gratinado de Bacalhau e Brócolos


Começo a procurar novas receitas para a época que se aproxima. Como é hábito quero experimentar receitas novas, e já tenho a certeza de algumas coisas que quero fazer.
No entanto há receitas que não se alteram: o tradicional bacalhau com couves, um pouco sem graça, mas que é assim que faz parte da nossa tradição. Mas sei que há muitas pessoas que o foram alterando… Comem o bacalhau, mas na versão com natas, com broa, gratinado, em receitas mais apelativas a todos. São novas tradições que se vão criando: cada um com a sua!
Este fim de semana fez-se um bacalhau gratinado com brócolos que pode muto bem servir de inspiração para a noite da consoada!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau
1 cebola grande
1 folha de louro
2 dentes de alho
125g de brócolos
200ml de molho bechamel (receita aqui)
Pão ralado q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Escalde as postas de bacalhau. Leve um tacho com água ao lume e quando este levantar fervura junte o bacalhau, tape e desligue do lume. Deixe assim as postas cerca de 10 minutos. Ao fim desse tempo escorra o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas. Reserve.
Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite e a folha de louro deixando refogar cerca de 10 minutos. Acrescente o bacalhau e envolva bem. Tempere com pimenta e, se necessário um pouco de sal.
Entretanto prepare os brócolos e coza-os em água com sal, mas não os deixe ficar espapaçado. Escorra-os e pique-os grosseiramente com uma faca.
Envolva depois os brócolos na mistura de bacalhau e coloque tudo num prato que possa ir ao forno e à mesa.Cubra com o molho bechamel já preparado e polvilhe abundantemente com pão ralado.
Leve ao forno já aquecido a 180ºC até gratinar.
Sirva com uma salada.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Adoro! Dos meus pratos favoritos :)

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Con lo que me gusta el bacalo tiene que ser una pasada.
    Besicos

    ResponderEliminar
  3. Delicia de gratinado, achei perfeito.
    Beijinhos,
    Aninha

    ResponderEliminar
  4. Não é tirar qualquer mérito ao novo prato, mas estes gratinados de bacalhau fazem-se todos da mesma forma (o refogado com o bacalhau, acrescentando o acompanhamento à escolha e regando no fim com o bechamel et voilà), e mais uma vez este parece-me lindamente :) já fiz o teu bacalhau com natas e adorei e agora é só adaptar as versões. Neste prato só acrescentava uma batatinha porque não gosto de muito de comer "natas com natas". Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. humm.. que delicia!!
    http://iiinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Estes gratinados são sempre uma delicia :)

    ResponderEliminar
  7. Ficam sempre com muito boa cara estes gratinados, perfeito!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Bos sugestão.
    Há dias experimentei com courgette, assado no forno.
    Ficou surpreendemente bom.
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Cá em casa, nos últimos anitos, faz-se 2 pratos de bacalhau p tentar agradar a mais velhos e menos velhos :) O tradicional bacalhau com todos e outra versão no forno... Gostei da tua sugestão, aliás, são sempre bem-vindas alternativas de pratos de bacalhau :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  10. Fui de propósito ver aquele bocadinho na tv :) sempre óptimas ideias! E os cabazes são ainda mais giros q nas fotos

    ResponderEliminar

Imprimir