Esparguete com Ameijoas, Chili e Gengibre

O que não falta na minha despensa? Massa. De todos os tipos e feitios. Curtas e compridas. Para a canja e para a aletria. Para rechear, para fazer lasanha ou canelones. Variedade para miúdos e outras mais gourmet. Diz a minha irmã que há tanta variedade como nos supermercados… Confesso que há aqui um bocadinho de exagero da minha parte, mas olhar para a variedade de massas que habitam na minha despensa, sinto-me inspirada a cozinhar, como se cada uma das massas me pedisse os ingredientes que quer que a acompanhem numa receita. Um conceito um bocadinho louco…
Desta vez o banal esparguete “pediu-me” gengibre, chilli e ameijoas, a que se juntaram outras coisas num dos jantares que melhor me soube nos últimos tempos.

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de esparguete
1 tomate
400g de amêijoas (peso com casca)
1/2 malagueta vermelha tipo “chilli”
2 dentes de alho
1 pedacinho de raiz de gengibre com cerca de 2cm
1 mão cheia de espinafres frescos
Coentros frescos q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza o esparguete em água temperada de sal até ficar al dente. Entretanto pique os dentes de alho e o gengibre. Corte a malagueta em tirinhas. Corte o tomate em cubinhos.
Leve uma frigideira ao lume com 2 colheres de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte o alho, o gengibre e a malagueta e deixe refogar um pouco. Acrescente agora o tomate em cubinhos e deixe cozinhar. Junte as amêijoas e envolva bem no refogado tapando-o para que as ameijoas abram.
Escorra bem a massa já cozida e acrescente à s ameijoas na frigideira assim como os espinafres. Retifique de sal e pimenta e envolva bem até os espinafres estarem murchos.
Sirva polvilhado com um pouco de coentros frescos.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Um prato simples e delicioso.
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana,

    Cá por casa é o oposto, raramente tenho massa. As minhas filhas e marido gostam muito mas eu não sou grande fã de maneira que raramente compro. Ao ver este prato sinto que vou mudar de ideais

    até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Quero deixar os meus sinceros parabéns à Joana que produz um blogue fantástico. Já fiz algumas receitas que sugere e dá vontade de experimentar muitas mais!
    Espero que continue assim! Um voto de muitas felicidades.

    Cumprimentos e deixo aqui o meu blog também, não de receitas mas de Ambiente/Poupança

    http://greenpiecestheblog.blogspot.pt/

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta sugestão :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:45

    Bom Dia,

    Bela junção de ingredientes! Deve ficar fantástico!

    Beijinho
    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Que delicia!

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Fiquei com água na boca... também adoro massas mas nunca fiz uma receita com ameijoas... acho que vai ser agora... ;)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Joao21:32

    Nunca cozinhei ameijoas. Demora muito tempo até ficarem prontas? Sabes que estão prontas quando estiverem abertas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      As ameijoas, assim como a maior parte do masrisco, cozinha muito rapidamente.
      No caso das ameijoas, assim que abem completamente estão prontas. Não demora mais do que alguns minutos.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar

Imprimir