Compota de Laranja à Inglesa

Já por várias vezes me perguntaram acerca de receitas de compotas de laranja. Nunca pude ajudar, porque também nunca tinha feito, apesar de gostar bastante de “marmalade”. Até que a minha mãe, depois de vir carregada de laranjas de casa dos meus avós, descobriu esta receita já antiga, numa velhinha teleculinária do Chefe Silva.
A receita é bastante fácil de fazer e rende bastante, apesar de só usar 750g de laranjas.
Originalmente este género de compota é preparado com laranja amarga. Neste caso, e para se conseguir a acidez/amargo que não se tem com as laranjas normais, acrescenta-se sumo de limão à receita. Se forem como eu, e gostarem muito do travo amargo aconselho a juntaram mais do que sumo de meio limão como indica a receita. Foi o que fiz - juntei mais quantidade – e para mim ficou a compota perfeita. Ao pequeno almoço, em torradas com manteiga , é uma perdição!

Ingredientes para cerca de 6 frascos de 250ml:

750g de boas laranjas
1,5kg de açúcar (juntei menos, cerca de 1,2kg)
1,5l de água
Sumo de meio limão (acrescentei mais, porque gosto muito do travo amargo)

Preparação:

Lave bem as laranjas e corte-as em meias luas finas, eliminando os caroços. (Esta compota aproveita a laranja toda!).
Coloque as laranjas cortadas dentro de uma panela grande e acrescente a água. Deixe a macerar durante 8 horas.
Ao fim desse tempo leve o tacho ao lume e deixe ferver em lume brando até que as cascas de laranja estejam quase moles.
Junte agora o açúcar e o sumo de limão e mexa bem. Deixe continuar a ferver – cerca de 1 hora – até a compota ganhar consistência.
Guarde ainda quente em frascos previamente esterilizados e feche-os de imediato, virando-os de seguida de cabeça para baixo (deixando-os ficar cerca de 30 minutos a 1 hora assim) para que ganhem vácuo natural.
A marmalade fica deliciosa em torradas com manteiga, e é uma excelente cobertura para cheesecake e panacota.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Ai que bom.... Também tenho imensas laranjas. Que me trouxeram e nao sabia muito bem o que fazer com elas.... Que boa ideia.
    Beijinhos e obrigado

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de compota de laranja. Bela receita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Imagino que deve ficar uma delicia. Venho lhe convidar para conhecer um novo blog.http://baphonicascriativas.blogspot.com.br/ Tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  4. Nada como as receitas do chefe Silva! também nunca fiz compota de laranja e gosto muito, vou experimentar em breve.

    ResponderEliminar
  5. Já fiz uma compota de laranja, a experimentar... Esta é diferente da receita q fiz e gostei, hei fazer qd tiver laranjas em excesso :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Esta compota deve ser deliciosa, tenho que experimentar!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Graça13:26

    Tenho imensas laranjas e esta é uma boa sugestão para lhes dar uso. Prefiro com menos sumo de limão.

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana,

    Já tenho feito várias das suas compotas e todas ficaram excelentes. Ainda ontem fiz a de maçã com especiarias, com algumas alterações - omiti o anis, que não gostamos, substitui-o por cardamomo - e acrescentei umas farripas de casca de limão (apesar da compota já ser feita com a casca de limão. Ficou óptima!
    Ainda esta semana vou fazer esta de laranja, que eu também sou fã de "travos ácidos"....
    Beijo
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Cristina16:25

    Esta compota é, de facto, absolutamente deliciosa! Foi a primeira compota de laranja que fiz. Encontrei a receita na net (igualzinha a esta!) e fiz com as laranjas caseiras que me tinham sido oferecidas (terá sido em Abril do ano passado, mais ou menos). Ainda guardo um frasquinho que até tenho pena de gastar... Talvez quando vierem mais laranjas :-)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:54

    adorei a compota a unica alteração que fiz foi juntar um pau de canela e nozes partidas .......divino!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:19

    Aproveitar as cascas de laranja? Excelente ideia! Para tirar mais sumo da laranja faço assim: http://www.poupaeganha.com/espremer-ate-a-ultima-gota/

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:42

    Ola,
    Só não percebi, poe as laranjas dentro do frasco cortados aos quartos com casca? Não trituram nada???? Fiz um de limao com casca e foi tudo para o lixo. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:15

      Pode triturar se preferir, mas o tradicional é enfrascar conforme fica, é muito bom encontrar os pedacinhos de casca, macios e doces. Já faço esta receita há mais de 40 anos e é sempre deliciosa. Só uma vez triturei para ver como fica e não dá o mesmo prazer, faz falta encontrar os pedacinhos!

      Eliminar
    2. Acho que a quantidade de água é demasiada, ficando muito liquida. Agora reduzo para metade a água e acho que fica bem melhor e demora menos tempo. Também gosto de colocar um pau de canela.

      Eliminar
  13. esta compota não fica com um travo mto amargo devido a´parte branca da laranja?
    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vanessa,

      A compota deverá ter esse travo ligeiramente amargo. É uma das características desta compota. Mas não é excessivo, tanto que ainda se junta um pouco de limão.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  14. Anónimo10:52

    Bom dia. Fiz esta receita mas com dois terços das quantidades (incluindo 800 g de açúcar, pois tomei como quantidade os 1,2 kg que usou). Deixei uma hora ao lume mas no final tive de triturar pois de contrário ficava com um monte de cascas em vez de ser uma compota (as cascas estavam cortadas muito finas, pelo que o problema não era serem grossas) e o doce acabou por ficar muito rijo, se bem que com um sabor espetacular, em vez de ficar com consistência de compota. Será que ao reduzir todas as quantidades em 1/3 não poderia ter reduzido a água na mesma proporção como fiz? E quanto às cascas, conseguiu que se desfizessem apenas com a cozedura e não triturando? Obrigado. Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,

      Na verdade, quando faço esta receita uso sempre as quantidades indicadas. Neste caso específico nunca experimentei reduzir, pelo que não lhe consigo dizer até que ponto é que a quantidade de água pode ou não ter interferido com a consistência do doce.
      Quanto às casca da laranja, o objectivos não é que elas se desfaçam. Eles ficam inteirinhas, moles e caramelizadas, perfeitas para serem consumidas, mas não é o objectivo nesta compota que se desfaçam com a cozedura, pelo que esse deve ter sido provavelmente o seu erro.
      Esta é uma compota ao estilo inglês da "marmelada", em que o objectivo é mesmo ficar com um "monte de cascas" e não com uma compota aveludada para barrar.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Anónimo14:22

      Obrigado pela resposta, Joana. Pois, pela fotografia não dava para perceber até que ponto as cascas ficariam desfeitas ou não. No entanto, se é uma aproximação à "marmalade", claro que tem de ficar com as cascas no final. A redução da água deve ter sido o maior problema. Quando acabar o doce que fiz vou fazer novamente a receita mas com as quantidades que indica e tenho a certeza que o doce vai continuar com o sabor excelente que já tem hoje mas com a consistência que a Joana conseguiu. Mais uma vez obrigado pela resposta e também por todo o trabalho no blogue.
      Beijinhos,
      Nuno

      Eliminar

Imprimir