Arroz de Polvo

Apesar de serem as crianças que têm a fama de serem esquisitas, há adultos que não lhes ficam atrás! É também o caso do Miguel.
Durante anos não cozinhei polvo aqui por casa porque ele não gostava. Claro que estava no seu direito – eu também não gosto de tudo – mas era uma coisa que me custava imenso porque algumas das minhas refeições favoritas são arroz de polvo e polvo à lagareiro… Portanto eram aquelas coisas que eu sempre pedia à minha mãe para fazer quando calhava ir lá almoçar.
Mas em dezembro passado tudo mudou. Num simples almoço de amigos em que a ementa já tinha sido escolhida por nós, sentamo-nos para saborear um delicioso polvo à lagareiro. O Miguel engole em seco, mas não é capaz de dizer que não gosta. E só conhecendo-o bem se percebe que ele seria incapaz de dizer que não gosta de algo que vem para a mesa e para todos. Pois bem, posso dizer que ninguém desconfiou que ele não gostava. Aliás nem eu, depois de o ver repetir não uma mas duas vezes. Afinal não era “não gostar”…. (Sim, e depois disso comeu polvo no natal pelo menos duas vezes!!!)
Portanto, depois de o ver a comer polvo de forma tão satisfatória, disse para mim mesma que o polvo faria parte da ementa cá de casa. E assim foi. Hoje arroz de polvo. Para todos!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 polvo com cerca de 1,5kg
1 chávena (com 300ml de capacidade) de arroz carolino
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
2 tomate pequenos pelados
Sal e pimenta q.b.
Tabasco q.b.
Coentros picados q.b.

Preparação:

Numa panela (ou numa panela de pressão) coloque o polvo (inteiro ou em pedaços) juntamente com a cebola previamente descascada e cortada em quartos e a folha de louro. (Não é necessário juntar água nem sal!) Deixe cozinhar até o polvo estar macio. (O tempo depende se está a usar a panela de pressão ou não.)
Ao fim desse tempo retire o polvo da panela, e reserve o caldo que se formou durante a cozedura.
Pique a outra cebola juntamente com os dentes de alho e leve a refogar numa panela juntamente com o azeite. Acrescente depois o tomate pelado também partido em pedaços e deixe cozinhar uns minutos. Acrescente depois o polvo cortado, o arroz e o dobro do volume do arroz (neste caso duas chávenas) do caldo da cozedura do polvo. – Se o caldo não for suficiente acrescente água até perfazer essa quantidade. Retifique de sal e pimenta e acrescente um pouco de tabasco a gosto.
Deixe cozinhar em lume brando, tapado, até todo o caldo ter sido absorvido e o arroz estar cozido. (Esta é uma receita para um arroz de polvo “seco”).
Sirva polvilhado com coentros picados.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Que delícia!! Eu amo arroz de polvo e esse ficou com uma cara ótima!!
    Boa semana! www.umapitanganacozinha.com

    ResponderEliminar
  2. Marta10:14

    E um bocadinho de bacon no refogado dá um toque ainda mais saboroso!

    ResponderEliminar
  3. Me ha encantado la receta es un vicio seguro que estara muy buena.
    Besicos,

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa passa-se o mesmo.....o meu rico esposo também não gosta de polvo! E não o consigo demover dessa mania. Logo eu que adoro polvo!
    Esse arrozinho está mesmo fantástico!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:57

    Adoro polvo! O meu prato preferido!
    Este deve ficar uma delicia!*
    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Adoro arroz de polvo,este está com um ar delicioso !

    ResponderEliminar
  7. Hummm...que delicia, adoro arroz de polvo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu costumo fazer arroz malandrinho,mas vou fazer este...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:01

    Eu hoje vou experimentar este =D tem muito bom aspecto.... por acaso no polvo costumo sempre deixar malandrinho, mas o meu sr esposo adora o arroz mais seco, portanto deve adorar este =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:11

      como disse fiz hoje o arrozinho e ficou uma maravilha =D ai ai

      Eliminar
  10. Anónimo16:00

    Já tinha feito este http://www.receitasja.com/polvo-a-fricasse/ agora vou fazer este, sou fan de polvo

    ResponderEliminar

Imprimir