quarta-feira, janeiro 09, 2013

Sericá com Figos em Calda

Não sei se já aqui disse alguma vez, mas eu adoro ameixas d´Elvas. Acho-as mesmo deliciosas e são perfeitas não só para acompanhar a Sericá (ou sericaia), como a acompanhar pão de ló molhadinho, por isso, quando a Teresa simpaticamente partilhou comigo a receita de figos em calda dizendo que eram ainda melhores do que ameixas d´Elvas e que ficavam deliciosas a acompanhar a Sericá, eu tinha de experimentar.
Primeiro fiz os figos em calda, receita já partilhada aqui, e depois a Sericá para os poder saborear em toda a sua glória e assim poder fazer as minhas comparações. Pois que todos os que provaram, acharam que os figos em calda ficam pelo menos tão bons a acompanhar a sericá como as mais conhecidas ameixas. Como já aqui está a receita dos figos (mais uma vez muito obrigada, Teresa!), fica a receita da sericá – uma receita tão nossa e tão tradicional que só podia vir da “Cozinha Tradicional Portuguesa” da Maria de Lurdes Modesto.

Ingredientes:
(in “Cozinha Tradicional Portuguesa” - Verbo - Maria de Lurdes Modesto, Pág. 250)

6 ovos
500ml de leite
60g de farinha
250g de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
Sal q.b.
Canela em pó q.b.

Preparação:

Bata as gemas com o açúcar até se obter um creme fofo e esbranquiçado. Entretanto ferve-se o leite com o pau de canela e com a casca de limão e uma pitada de sal. Depois de levantar fervura, junta-se o leite quente à farinha para que esta se dissolva.
Junta-se depois o creme de gemas e açúcar à mistura de farinha e leite e mexe-se. Leva-se novamente tudo a lume brando para engrossar, e deixa-se depois arrefecer.
Batem-se as claras em castelo e juntam-se ao preparado anterior que já não deverá estar muito quente.
Coloca-se a mistura em colheradas num prato que possa ir ao forno (tradicionalmente um prato de barro) e polvilha-se abundantemente com canela, levando o a sericá a cozer em forno quente (200ºC) cerca de 30 minutos, ou até estar crescida e com fendas.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer antes de servir (e é natural que a sericá abata!). Sirva com figos em calda ou com ameixas d´Elvas.

Bom Apetite!

12 comentários:

  1. hummm deve ser bom deve, uma boa sugestão e bem diferente...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana,

    Também gosto muito de ameixas d'Elvas, pena serem tão caras ...

    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Fiz a receita dos figos em calda no Natal para acompanhar requeijão e também fica muito bom. Bj.
    Olga

    ResponderEliminar
  4. Aí aí....tenho que fazer breve uma....ta visto :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:46

    Fico muito contente que tenham gostado.
    E se são pelo menos tão bons quanto as ameixas, já dá lucro. É que saem consideravelmente mais baratos o que nos tempos que correm há que considerar..
    Hei-de experimentar a tua receita de sericaia.
    Beijinho e votos de um excelente 2013
    Teresa Mendes

    ResponderEliminar
  6. Adoro sericaia! com os figos em calada deve ser uma maravilha!
    bjs~
    zezinha

    ResponderEliminar
  7. Octavio18:37

    Olá,

    fiz um comentário/pergunta no post sobre a Tarte de Limão Merengada. Como é um post antigo, não deve ser fácil lá voltares e, dessa forma, conseguires responder à minha questão. O link do teu post é este:

    http://paracozinhar.blogspot.pt/2006/08/tarte-de-limo-merengada.html

    Mas questões eram as seguintes:

    O recheio (para a tarte de limão merengada) pode ser o lemon curd? O açúcar a polvilhar está inserido nas 90g da cobertura?

    Obrigado e continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Octavio,

      Realmente já tinha visto o comentário, mas ainda não tinha tido tempo de responder. De qualquer maneira deixo aqui a resposta.
      Eu nunca experimentei com lemon Curd, mas acho que poderá utilizar sem nenhum problema. Quanto ao acúcar para polvilhar,não está incluído nas 90g da cobertura, mas deve usar apenas o equivalente a uma colher de sopa.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Octavio10:31

      Obrigado.
      Tem um blog muito bom que "obriga" a uma visita diária. Já me ajudou muitas vezes. Parabéns!

      Eliminar
  8. Olá :)

    Sou de Elvas e venho apenas complementar esta receita ;) Na altura de colocar às colheradas a mistura estas devem ser alternadas, ou seja uma de cima para baixo e a outra imediatamente a seguir da esquerda para a direita e assim seguindo. Isto deve fazer-se assim para criar as tais fendas que se vêem no Sericaia tradicional ;)

    Bom proveita

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha, com certeza que eu ia adorar isto...tem muito bom aspecto! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin