Peixe com Caril e Noodles

Hoje a minha mãe faz anos. A minha mãe que está radiante por ir ser avó, e que tem posto os seus outros talentos ao “serviço” do neto. São as fraldas bordadas, os lençóis para a caminha e para a alcofa com, as almofadas e outros pedidos meus. E há ainda mantinhas, camisolas e casaquinhos a sair, todos feitos com muito, muito amor.
A minha mãe faz anos. A minha mãe que me ensinou a cozinhar e me dava tarefas domésticas para fazer durante as férias, coisa que eu sempre odiei. A minha mãe que sem ter isso em conta me deu as ferramentas necessárias que agora me permitem partilhar com vocês as receitas, as dicas e algumas das ideias. Que sempre achou que o saber não ocupa lugar, e que nos devia ensinar a saber fazer tudo, desde passar uma camisa a ferro, a pregar um botão, fazer o jantar ou a lavar casas de banho. E isto independentemente do que fossemos fazer no futuro, até porque nunca se sabe o dia de amanhã. E para orgulho dela, eu nunca me atrapalhei com nada. E apesar de na adolescência achar um disparate ter de saber fazer determinadas coisas, tenho sempre de agradecer à minha mãe tudo o que me ensinou a saber fazer. Sinto-me especial por ter tido uma educação assim. Por não ter sido superprotegida atrás de mãe, avó ou empregada a fazerem-me tudo.
E sinto-me verdadeiramente especial por ter a minha mãe como mãe, apesar de todas as nossas diferenças. E mais especial ainda por saber que o Zé a vai ter como avó.
Obrigada mãe. E muitos, muitos parabéns!
(E uma receita que a minha mãe certamente gostará bastante.)

Ingredientes para duas pessoas:

2 postas de peixe branco (perca ou cherne ou podem usar lombinhos de peixe)
1 colher de sobremesa de pó de caril de boa qualidade
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
100g de noodles
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sobremesa de óleo de sésamo
1 colher de café de piri-piri moído
Coentros frescos para polvilhar

Preparação:

Tempere o peixe com um pouco de azeite, sal, pimenta, caril e leve-o a cozinhar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou numa chapa ou frigideira.
Entretanto coloque cerca de 200ml de água num tacho e acrescente o molho de soja, o óleo de sésamo, um pouco de sal e o piri-piri moído. Quando levantar fervura acrescente os noodles e deixe cozinhar cerca de 10 minutos.
Para servir coloque os noodles previamente escorridos no prato e por cima disponha o peixe.
Polvilhe com os coentros picados e sirva com uma salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Que este aniversário seja de grande alegria para a família!
    Parabéns à Mãe!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:51

    Muitos parabéns para a sua mãe!!! E fico ainda mais contente porque faz anos no mesmo dia que a minha filha linda, que faz 8 anos.....
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Parabéns à sua Mãe e muitos anos de vida.
    BFS
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Deve ser deliciosa, vou fazer e provar!! :)
    Parabéns à mãe!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Parabéns à sua mãe,....este peixinho ficou fantástico,...
    Tu aí ainda estás a tempo de participar: http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
    Beijinhos da Mary Soliani

    ResponderEliminar

Imprimir