Limoncello Caseiro

Já não falta tudo para o Natal, e aqui por casa já se começaram alguns preparativos.
Os cabazes deste ano começam a ganhar forma. As tradicionais compotas estão feitas, assim como a marmelada. Há já fitinhas, berloques e enfeites. Frascos e latas vazias, papel celofane e de embrulho. A maioria das prendas estão compradas e há imensas ideias de coisas a fazer para encher os cabazes.
E a sugestão que vos trago hoje é perfeita para todas as ocasiões, e este ano vai fazer também parte dos meus cabazes de natal. Um licor de limão – limoncello – que foi preparado com os limões que a prima Rosário me deu, e que vieram do limoeiro do tio Zé. Um limoeiro de que ele se orgulhava muito e que, mesmo depois da sua morte, é mantido com amor e carinho como se a vida do tio Zé se prolongasse através do limoeiro e em cada limão ainda houvesse um pouco dele.
Bom fim de semana!

Ingredientes:
(in “Gifts from the Kitchen” Annie Rigg, página 102)

6 limões
250g de açúcar
700ml de vodka (1 garrafa)

Preparação:

Lave bem os limões e retire-lhes a casca. Deve apenas retirar a parte amarela, deixando o branco. Depois, corte os limões ao meio e esprema-os. Reserve o sumo e a casca.
Leve ao lume uma panela com 100ml de água, junte as cascas de limão e o açúcar e leve ao lume brando até o açúcar dissolver. Assim que começar a ferver conte 15 minutos – com o lume muito brando – e acrescente depois o sumo de limão deixando ferver mais 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Coloque depois a vodka num frasco grande previamente esterilizado e junte depois a mistura anterior, com as cascas de limão incluídas. Feche o frasco e misture bem.
Guarde num local fresco e seco – como uma despensa – durante uma semana, agitando o frasco todos os dias.
Retire depois as cascas de limão e passe o licor por um filtro de café antes de o colocar em garrafinhas.
Decore depois as garrafinhas a gosto e coloque uma etiqueta bonita. Deve beber-se bem fresco.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:50

    Olá Joana,

    Diga-me, por favor, se este licor dá para fazer com aguardente.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que delicia!
    Obrigada pela sugestão!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma ideia excelente! Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Adoro limoncello. Tenho sempre uma garrafa no congelador, o que não quer dizer que o beba em demasia. Acho que vou experimentar a receita caseira e talvez inclui-lo nas prendinhas de Natal. Obrigada! bjs

    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro limoncello! Esta é para fazer de certeza.
    Obrigado por partilhar estas receitas acredite que todos os dias em que visito este blog o meu dia melhora substancialmente. Tenho todos os seus livros e sempre que me sinto bloqueada, culinariamente falando, eles são uma inspiração para mim:) Obrigada por ter voltada a despertar em mim o bichinho da cozinha:)

    ResponderEliminar

Imprimir