Rolo de Carne Wellington

O beef Wellington é um clássico da gastronomia Inglesa e o prato de “autor” do chef Gordon Ramsay. Esta é uma versão de uma das receitas do Gordon Ramsay, mas usando um rolo de carne picada em vez de um pedaço de carne de vaca do lombo. É uma maneira de tornar a receita bastante mais económica e acessível a todos e fica igualmente saboroso e surpreendente.
É mais uma daquelas receitas que pode ser preparada com antecedência e colocada no forno assim que os convidados chegam e é fácil de preparar para muitas pessoas. Por aqui foi o o prato principal escolhido para o jantar com o Tiago e a Cristina, e ficou aprovado!

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de “Ramsay´s Best Menus”, Gordon Ramsay, receita 107)

800g de carne de vaca picada
350g de cogumelos
8 fatias finas de presunto
1 placa de massa folhada
1 gema para pincelar
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere a carne picada com sal e pimenta a gosto. Misture bem e forme um rolo com a carne. Coloque-a depois num tabuleiro e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire-a depois do forno e deixe-a arrefecer completamente.
Entretanto lave os cogumelos e pique-os juntamente com um pouco de sal no robot de cozinha até ficar com uma espécie de pasta grossa. Coloque depois os cogumelos triturados numa frigideira, sem adicionar gordura, e cozinhe-os em lume alto até estes libertarem toda a água, cerca de 8 minutos, mexendo com frequência. Retire do lume e deixe arrefecer.
Coloque depois um pedaço de película aderente sobre a banca da cozinha e, sobre esta coloque as fatias de presunto, ligeiramente sobrepostas e de modo a ficarem unidas. Sobre o presunto espalhe agora os cogumelos triturados já arrefecidos de modo a formar uma camada fina. Coloque agora o rolo de carne no meio e com a ajuda da película aderente enrole o presunto e os cogumelos à volta da carne de modo a que fique bem coberta. Aperte bem com a película aderente e leve ao frigorífico cerca de 20 minutos para que mantenha a forma.
Ao fim desse tempo retire do frigorífico e retire a película aderente. Enrole novamente a carne, agora sobre a massa folhada, e de modo a que a emenda da massa fique para baixo.
Coloque o rolo de carne num tabuleiro que vá ao forno e pincele a massa com um pouco de gema de ovo.
Deixe cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC até que a massa fique dourada e folhada, cerca de 30 minutos.
Sirva em fatias com arroz de açafrão e legumes cozidos.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Deve ficar muito bem assim com a carne picada, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Uma versão igualmente deliciosa e de aspecto bem tentador,

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi, mas já vi ser feito em uma série de programas culinários e tenho muita vontade. Acho que deste fim de semana não passa.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Hmm, ficou bem apetecível :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Apetitosa! Já está na ementa semanal!! bjs

    ResponderEliminar
  6. que bela proposta. bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Hello friends,
    Good news,This one place to shop for members provides value and convenience. JOIN TODAY to enjoy membership status.
    Please visit this site http://www.comprewards.com/
    & like this page https://www.facebook.com/comprewards
    Thank you.

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana! Tenho dois livros seus e sigo o blog já há algum tempo .... Gosto muito de cozinhar, mas o jeito não é muito:( Tenho sobretudo dificuldade quando se trata de cozinhar para muitas pessoas, .e. Jantares de amigos .... Por isso gostei desta sugestão! Duvidas de quem não percebe muito da "coisa": a carne fica melhor picada em casa ou pode ser no talho? Existe algum truque para partir o rolo e as fatias ficarem assim inteirinhas com bom aspecto? Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir