Bolachinhas de S. Valentim

Cá por casa não se dá importância nenhuma ao dia dos namorados. Aliás costuma apenas ser mais uma desculpa para cozinhar um jantar melhorado e pouco mais. Não há rosas vermelhas, nem caixas de bombons em forma de coração e muito menos peluches e almofadinhas com mensagens.
Com quase 8 anos de casamento e já 17 anos juntos, o “dia dos namorados” faz-se com o amor de todos os dias. Porque é vivido todos os dias em gestos tão mais importantes e significativos que qualquer jantar romântico ou bouquet de rosas vermelhas (que aliás eu nem gosto).
Porque amor é receber livros de receitas quase todos os meses apenas porque sim. Estar em casa todos os dias e mesmo assim levantar-me e ter a roupa da máquina estendida ou a louça arrumada. É levar o Zé Maria do quarto às 7h30 da manhã de um domingo para que eu possa dormir mais um bocadinho. E ter as minhas séries prontas a ver mesmo que ele não siga nenhuma delas. É acordar às 5h da manhã, fazer 700km e mesmo assim ainda ter a preocupação de chegar a casa a horas decentes para ficar com o Zé Maria para que eu possa ir ao ginásio. Amor é isto tudo e muito mais. Mas tenho a certeza que amor é aquilo que vivemos. Obrigada Miguel. Feliz 18º dia dos namorados comigo

Ingredientes para 4 bolachas duplas (e os corações mais pequenos)

120g de farinha
30g de cacau em pó
100g de manteiga
50g de açúcar
4 colheres de sobremesa de doce de framboesa

Preparação:

No robot de cozinha coloque a manteiga em pedaços, a farinha, o cacau e o açúcar e triture até todos os ingredientes estarem misturados e parecerem uma areia grossa. Retire do robot de cozinha e acabe de amassar à mão até a massa estar bem ligada.
Com o rolo de cozinha estique a massa até ter cerca de 0,5cm de espessura e com um cortador redondo com cerca de 6cm de diâmetro corte 8 rodelas de massa. Em quatro dessas rodelas corte, com um cortador em forma de coração, os corações e, se sobrar massa aproveite fazendo mais bolachinhas em forma de coração.
Leve as bolachas todas ao forno pré aquecido a 180ºC, num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, durante cerca de 10 minutos.
Retire as bolachas e deixe arrefecer bem. Coloque uma colher de doce de framboesa em cada uma das quatro bolachas redondas e cubra com a bolacha com a abertura em forma de coração. Polvilhe com açúcar em pó.
Aproveite as bolachinhas em forma de coração para escrever mensagens à sua cara metade!

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Gosto de bolachinhas. Acompanhadas com um porto...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:59

    Mal do casal que precisa de um dia para lhe chamar dia dos namorados! As surpresas e as demonstrações de amor fazem-se no dia a dia!
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Fantásticas.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  4. Que excelente ideia! Vou fazer :) Só espero encontrar os tais cortadores. Será que encontro no continente?
    E uma dúvida... Eu cortando o meio da bolacha, fica um buraco ou não corto tudo? Como é para por o doce... Fiquei com essa dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina15:21

      Espero que a Joana não se importe... vou responder...
      No Continente não sei. Eu comprei há pouco tempo uns cortadores em forma de coração (a pensar nas minhas filhas e nas suas primeiras aventuras pasteleiras) numa loja de chineses.
      Quanto às bolachas, usamos um cortado maior para cortar bolachas em forma de coração. Depois, em metade delas, com um cortador mais pequeno, tiramos um coração do centro. Sim, fica um "buraco" em forma de coração e o coraçãozinho mais pequeno que saiu do meio do outro é uma nova bolacha (são aquelas onde a Joana desenhou letras). Depois de cozidas as bolachas todas, colocamos nas maiores (sem buraco) um pouco de doce (eu colocaria o doce na parte que ficou virada para baixo no forno) e sobrepomos a bolacha com "buraco" (com a parte de baixo a colar na outra que tem o doce).

      Eliminar
    2. Obrigada pela explicação. No Continente não encontrei, vou tentar nos chineses então.

      Eliminar
  5. Com um marido assim, ninguém precisa de dia dos namorados :)
    Muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  6. Para experimentar, de certeza!!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  7. Que bolachinhas lindas!

    http://blogocantinhodavanessa.blogspot.pt/

    Vanessa Alexandra

    ResponderEliminar
  8. ohhh.. que linda... gosto tanto dessas receitas com histórias!!! Daí eu ter lido o primeiro livro como se de um romance se tratasse. Feliz diaSSSS dos namorados! :)

    ResponderEliminar
  9. Aparte o dia dos namorados, gosto sempre de receitas e ideias com corações e as tuas bolachinhas ficaram bem apetecíveis :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  10. 200 gramas de açúcar e gordura para 120 de farinha bolas...

    ResponderEliminar
  11. Oi, vi SUA Divulgação e vim Conhecer Seu blog, ja ESTOU adorando e gostaria de convidar pra Você. Conhecer e Seguir O Meu o http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/, retribuo um de Todos os seguidores e SUAS Redes sociais, o Porque amo a blogosfera e Acho Que temperatura Espaço pra Todas blogueiras como Opaco FAZEM SEUS blogues com Muita Dedicação e Amor ..... te aguardo la .... beijos da Lu!

    ResponderEliminar
  12. Concordei com cada palavra!
    Muito amor todos os dias!
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. thats wonderful, now i know alot of information bout this
    sepidlabkhand

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:53

    solutions to all آنتی فراماسون of their issues. Qualified and اسمارت مگ dedicated specialists are always there to guide you through the solutions to any problem that you may face while exploitation the مجله ریما product.

    ResponderEliminar

Imprimir