Overnight Oats

Antes de mais, o que é que são as “overnight oats”? Bem, como o nome indica são flocos de aveia (oats) que ficam durante a noite (overnight) no frigorífico. Mas não são só os flocos de aveia. Juntamos outras coisas boas, como fruta, iogurte e sementes e temos um pequeno almoço fantástico que mais parece sobremesa.
A receita não é uma criação minha e, apesar de agora ser uma “tendência”, com conheço-a há anos. Acho até que a primeira vez que ouvi falar em tal coisa foi com o Jamie Oliver e o seu famoso programa de televisão “ The Naked Chef”. De qualquer maneira, se querem sempre diferentes sugestões para as vossas overnight oats, basta escreverem no Google e irão ver a quantidade de diferentes referência que vos aparecem.
A receita base é muito simples, e o melhor desta receita é permitir variar todos os dias conforme o que temos em casa. São sempre diferentes e sempre saborosas.
Ficam deliciosas com frutos vermelhos e iogurte grego com raspa de lima, com banana, canela e iogurte natural nem se fala, e com nozes, iogurte e mel são divinais. Mas maçã ralada e canela são também outra das minhas combinações favoritas.
Deixo-vos a receita base. Experimentem e descubram as vossas favoritas!

Ingredientes para 1 pessoa:

1º camada
3 colheres de sopa de flocos de aveia finos
2 colheres de sopa de leite

2º camada
Fruta a gosto (maçã ralada, frutos vermelhos, morangos, banana em rodelas, kiwi, manga em pedaços…..)

3º camada
Iogurte (podem usar qualquer tipo de iogurte, natural, grego, de sabores, magro, sem açúcar… desde que não seja líquido.)

Opcional:
Sementes (chia, linhaça, sésamo, abóbora, girassol)
Frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs….)
Canela em pó
Raspa de lima, limão ou laranja
açúcar, mel ou adoçante

Preparação:

Num frasco hermético (que pode ser um frasco de compota com tampa lavado e esterilizado) coloquem os flocos de aveia e o leite e deixem uns minutos para que a aveia comece a embeber o leite. Sobre a aveia coloquem a fruta a gosto de modo a formar uma camada uniforme - neste caso juntei frutos vermelhos que estavam congelados .
Entretanto misture o iogurte (eu prefiro iogurtes naturais, gregos ou normais e sem açúcar, mas pode juntar depois um pouco de açúcar) com sementes de linhaça previamente trituradas e um pouco de raspa de lima. Envolva bem e coloque por cima dos frutos.
Tape o frasco e leve ao frigorífico durante a noite.
De manhã, basta retirar, (e se quiser misturar alguns frutos secos) misturar tudo e comer diretamente do frasco.
Sobremesa ao pequeno almoço.
(Hoje, a versão de overnight oats que estou a comer tem frutos vermelhos, raspa de lima, iogurte grego natural com um bocadinho de adoçante e mais raspa de lima e sabe a cheesecake!)

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. A testar!!! Sim, também me lembrava do Mr. Jamie Oliver, mas de repente, há uns tempos atrás parecia que era a grande novidade e descoberta do momento... Bjs

    ResponderEliminar
  2. Acho que a grande vantagem das overnight é mesmo o espaço que deixam à criatividade. :) Há uma infinidade de combinações possíveis.

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  3. eu amei a receita esta maravilhosa bjus doces amada

    ResponderEliminar
  4. Mais uma para experimentar! Adorei a outra sugestão das papas no microondas e agora tem sido o meu peq almoço ou lanche quase todos os dias! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro a sugestao :-)

    ResponderEliminar
  6. Já fiz e adorei!
    Amanhã publico no blog com os devidos créditos!

    ResponderEliminar
  7. Um dia destes tenho q fazer isto, parece-me super interessante e delicioso :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  8. Acabei de colocar no frigorifico a tua versão com frutos vermelhos e lima. Estou super curiosa porque nunca provei isto.

    ResponderEliminar
  9. A aveia tem de ser cozinhada antes? Com leite ou agua? Vou experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mãe babada,

      Não, os flocos não têm de ser cozinhados. Colocando a aveia com o leite e deixando ensopar durante a noite, conforme está indicado na receita, no dia seguinte parece mesmo que fora cozinhadas.
      Espero que goste.
      Depois venha cá contar como correu.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Nao tenho nada a ver com isto (mas dá-me norvos), mas numa pesquisa simples do google, uma publicaçao aparece a seguir à outra.
    O seu post re-publicado em 2016 noutro blog: http://canelachic.com/2016/01/22/overnight-oats-uma-moda-saudavel/#comment-64

    ResponderEliminar
  11. کلینیک سپید لبخند متشکل از جمعی از داندانپزشکان متخصص است که سابقه ای بیش از 10 سال دارند. تیم سپید لبخند با تجربه بسیاری که دراند توانسته اند رضایت 98 درصدی بیماران را کسب کند. کلینیک سپید لبخند بنا به رضایت و انتخاب شما به عنوان یکی از کلینیک های برتر تهران شناخته می شود. به پاس تشکر و قدر دانی از شما مشاوره انلاین رایگان سپید لبخند راه اندازی شده است. شما می توانید زین پس از این امکان جهت مشاوره و پرسش سوال های خود با ما از هر جای ایران در ارتباط باشید.
    کیفیت مواد استفاده شده و تخصص پزشکان از مهمترین عواملی است که بیماران با اطمینان به ما حل مشکلاتشان را به ما می سپارند. این اطمینان و احترام یک طرفه نبوده و کلینیک سپیدلبخند نیز با کیفیت عملکرد و دقت وتمرکز بر روی مسائل این اطمینان را پاسخ می دهند.

    ResponderEliminar

Imprimir