Bolo Rústico de Maçã

Na sexta feia à noite fiquei até tarde a ver uns episódios de “Good Wife”. O Miguel e o Zé Maria já dormiam há horas quando finalmente me fui deitar! (Sim, eu sou uma pessoa que adoro deitar-se tarde, e nem com um bebé pequeno consigo alterar estes hábitos.) Mesmo antes de adormecer a vontade de beber uma chávena de chá e de comer uma fatia de bolo de maçã eram imensas e decidi, logo ali, que no sábado de manhã tinha de fazer um bolo de maçã, até porque tinhas imensas maçãs de Alcobaça cá por casa.
O sábado amanheceu e eu cumpri o prometido. Depois do pequeno almoço, de fazer sopa e de adiantar o almoço, ainda saiu um bolo de maçã que ficou delicioso. Não resisti a partilhar no instagram (para quem me quiser seguir é aqui http://instagram.com/joanaroque78) e duas queridas amigas pediram logo a receita. Também elas fizeram e adoraram!
A tarde depois esteve feiota e perfeita para bolos, manta e sofá, mas nada melhor do que desafiar os meus seguidores do facebook para no domingo, com temporal anunciado, fazerem também eles este bolo. E foram ainda muitos os que aceitaram o meu desafio e o fizeram! Foi uma experiência engraçada e espero que se repita mais algumas vezes. É realmente engraçado cozinhar em sintonia!!
E para que todos possam fazer este bolo tão bom quanto simples, aqui fica a receita!

Ingredientes:

5 maçãs
2 chávenas de farinha
1,5 chávenas de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
5 ovos
1/3 de chávena de óleo vegetal
1 colher de chá de canela
½ limão

Preparação:

Descasque e retire o caroço das maçãs, Corte-as em cubos e junte-lhes a canela e o sumo e a raspa do limão. Reserve.
Para a massa bata os ovos com o açúcar, junte depois a farinha, o óleo e o fermento até ficar com uma mistura homogénea.
Numa forma com buraco previamente untada e polvilhada com farinha coloque metade da massa. Sobre esta disponha metade dos cubos da maçã e termine com a restante massa e a restante maçã.
Leve o bolo ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. It seems fantastic and country! Have a good day!

    ResponderEliminar
  2. O forno novo está quase a chegar cá a casa. Nos muitos km que lhe tenciono meter este bolinho já está nas receitas a fazer.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:45

    Está com aspecto delicioso...e com esta chuvinha teimosa e uma chávena de chá quentinho .Vou levar comigo a receitinha para mais logo repetir .

    ResponderEliminar
  4. É otimo, sim senhora!!!! Participei no desafio e fi-lo para o lanchinho de domingo, ficou uma delicia. Obrigada pela receita, Joana,

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolos de maçã e este tem um aspecto divinal :)

    ResponderEliminar
  6. Ficou mesmo muito bonito esse teu bolo!

    ResponderEliminar
  7. Adoro este tipo de bolos, com maçã então... perfeito! Vou anotar :)

    ResponderEliminar
  8. Vou tentar experimentar :) Cá entre nós, admiro a sua organização e ainda bem que consegue com um bebé tão pequeno. O meu tem quase dois anos e ainda não dormi uma noite seguida, deitar tarde é impossível, tem de ser logo que ele adormece senão ninguém aguenta! beijinhos para si e família!

    ResponderEliminar
  9. Esse bolo de maçã ficou com um aspecto delicioso.
    Tenho de o experimentar.

    Beijos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/02/caneca-doce-de-coco.html

    ResponderEliminar
  10. Bela sugestão para gastar as maçãs que tenho ali a pedirem "por favor comam-nos!" :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. obrigado por partilhar as suas receitas e parabéns pelo bebe :)

    ResponderEliminar
  12. tem um aspecto tão bom que roubei a receita para fazer :)
    ob pela receita!!

    ResponderEliminar
  13. Ficou bem bonito.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  14. Não nem tenho por habito comentar, mas sou uma seguidora do seu blog e o muito agradecida que estou..apresenta receitas rapidas deliciosas e que calham sempre bem.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Susana será que se pode substituir metade da farinha por farinha integral? Ando a lutar com os kg que ficaram após a amamentação!!
    Parabéns pelo seu blog que adoro!!

    ResponderEliminar
  16. Joana, vi a publicação no FB e fiquei curiosa! Ñ aceitei o desafio no fds passado, mas vou a tempo de aceitar fazê-lo neste ou no próximo? :) Tds em casa adoramos bolinhos com maçã :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  17. Adorei! A receita é simples e o bolo muito bom! Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. fiz ontem e está a ser um sucesso aqui em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa Leonor,

      Ainda bem que estão a gostar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  19. Para mim as maçãs são rainhas. Adoro bolos de maçã e especialmente rústicos :)

    ResponderEliminar

Imprimir