Primeira Sopa

Este é um blogue de partilhas, não me canso de o dizer. Partilha de receitas e de vidas.
Por isso não podia deixar em branco a primeira sopa do Zé Maria. Aos 5 meses e 4 dias preparei a receita mais simples de todas, mas a que me deu o maior prazer de preparar. A primeira receita que cozinhei para o meu amor pequenino comer. É um marco para mim e para ele e achei que merecia ser partilhada. Esse momento que esperamos com um misto de ansiedade e de medo. Começar a comer sopinhas significa que está a crescer. Já não é o meu bebé pequenino que nasceu com 2630kg e 45cm. Já ri, muito. Já refila, pouco. Já espalha a água toda do banho. Já não treme de frio de cada vez que o despimos. Já dá sinal de que a fralda está suja ou que quer ir dormir.
O meu bebé pequenino já come sopa e cresce. Cresce muito todos os dias e os dias passam muito depressa e ainda ontem isto servia e hoje já não serve e o meu bebé já tem cinco meses e não tarda está a fazer um ano e onde foi parar o meu bebé pequenino…
E pode ser que um dia o Zé Maria leia isto e saiba como foi preparada com tanto amor a sua primeira sopa, e todas as sopas que se vão seguir. Uma sopa com três legumes como mandou o pediatra. Uma receita que provavelmente não serve para mais ninguém a não ser para nós, como recordação. Mas mesmo assim aqui fica. Nunca se sabe se alguma nova mãe inexperiente na cozinha lhe venha a achar alguma utilidade.

Ingredientes para 3 tacinhas (cerca de 120ml cada)

3 batatas pequeninas
1 cenoura pequena
1 curgete pequena
Azeite extra virgem q.b.

Preparação:

Lave bem os legumes, Descasque as batatas e a cenoura mas deixe a curgete com a casca. Corte todos os legumes e coloque-os numa panelinha. Junte água mas apenas até cobrir os legumes – atenção porque a sopa dos bebés deve ficar grossa com a consistência de uma papa. Leve a cozer até os legumes estarem macios.
Triture bem com a varinha mágica. Deixe arrefecer um pouco antes de regar com um fiozinho de azeite. Guarde em caixinhas herméticas no frigorífico ou congelador.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Olá! Uma receita que as mamãs com bébés vão adorar! Uma boa semana para a mamã e para o Zé Maria:) Um abraço, Manuela

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:43

    A receita é simples, mas a sopa devia estar apetitosa, pois não sobrou nada! Joana, percebo perfeitamente a sua partilha. Também no passado dia 1 deste mês o meu pequeno Pedro comeu a primeira sopa. Igualmente um sucesso! Igualmente um momento inesquecível! Um abraço, Marta.

    ResponderEliminar
  3. Ai que saudades!
    As minhas pequenotas já estão umas crescidas!!!
    O bom desta sopa é que dá para fazer sempre! com o passar do tempo é só acrescentar um pouco de sal!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:22

    Olá Joana, é sempre um gosto poder ver e ler as tuas receitas sejam elas quais forem. Sempre ouvi dizer que o menos por vezes é mais, e esta é uma dessas. Um beijinho de alguém que visita o teu blog todos os dias. Angela Pereira

    ResponderEliminar
  5. Que bela partilha!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:49

    que delícia de post, tanto amor numa sopa tão simples :)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:19

    Amoroso este post....eu já recordo com saudade esses tempos. Guardo ainda o pratinho e a primeira colher. Obrigada por partilhar.

    ResponderEliminar
  8. Um post para recordar e que me trás boas recordações da primeira sopinha das minhas crias :)

    ResponderEliminar
  9. Gosto sempre de tudo que escreve e partilha, Descobri este seu blog à pouco tempo. Hoje, fez-me lembrar tempos mais distantes, em que tive também de preparar a primeira sopinha do meu casal de gémeos. A Mariana e o Zé Pedro,hoje com 13 anos, sempre que comem sopa, dizem-me: Mãe a tua sopa está muito boa. O nosso amor para preparar qualquer coisa aos nossos filhos, é e será sempre o ingrediente especial. Parabéns e continue a ser como é. Bem haja

    ResponderEliminar
  10. Boa noite :) sou seguidora do seu blog já a bastante tempo, e tenho os seus livros todos. Desde já agradeço esta sua partilha da sua vida, que gosto de acompanhar, bem como as receitas :). Mas gostaria de dar uma sugestão para a sua pagina, que tal, algumas dicas de sopas para bebés, pois tou naquela fase de tentar engravidar e não sei fazer sopas :( e assusta-me muito a ideia, no dia que vou ter de fazer a sopa para o meu bebe como vai ser. Desde já obrigada pela atenção. Beijinhos e Parabéns

    ResponderEliminar
  11. Anónimo01:34

    Boa noite Joana!
    Sim, já a sigo à alguns anos... quando venho á net, passo sempre para ver a receita do dia! Nunca coloquei nenhum comentário e se colocasse era do tipo: adoro as suas receitas, lindas são as fotografias, a introdução das receitas é fantástica, escreve de uma maneira que toca as pessoas, é simpática, obrigado por partilhar o seu dia a dia, sigo as dicas do seu outro blog, também já faço listas para tudo, parabéns pelo seu sucesso e continue; coisas deste género :) Mas hoje também quero partilhar consigo que tenho um Manuel de 5 meses feitos ontem e que também já ando na aventura das sopas. Concordo com a leitora Ana Loureiro, o nosso amor é o ingrediente principal!!
    Continue por muitos anos! Porque este é um blog recheado de amor!

    Paula

    ResponderEliminar
  12. Este post é um mimo.... sente-se o amor, o carinho, a paixão!
    Estou deliciada!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ohhh, a primeira sopinha. É mesmo verdade: de tudo o que preparamos na cozinha, a primeira refeição sólida do nosso bebé é a mais marcante! Com os meus dois também foi assim, embora ligeiramente diferente: eu colocava abóbora e não cenoura (a cenoura prende mais os intestinos), e para além da batata punha uma cebola pequena. O resultado é o mesmo. A Sara, que já tinha começado a comer papas...detestou. O David, como começou logo com a sopa, foi mais tranquilo. Se Deus quiser, com este que ainda cá está na barriga, não vai ser muito diferente dos irmãos. É uma aventura!

    ResponderEliminar
  14. O meu filhote fez 2 anos em Janeiro, mas lembro bem a primeira sopa...uma aventura ... sopa por todo o lado! Ainda hoje, as refeições não são fáceis. Felicidades.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:03

    Olá Joana.
    Adoro o seu blog e a sua partilha. O meu filho tem 3 anos e todas as sopas são especiais. Acho que as receitas para os primeiros meses (e anos) deviam ser o seu próximo projecto profissional (e pessoal, claro). Deixe-me só fazer uma pequena sugestão, acrescente o azeite só depois de aquecer as sopinhas, para que este não perca as suas propriedades durante o reaquecimento. Já imagina que as mães vão seguir à risca o que diz e é um truque que ensino sempre às mamãs da minha consulta (sou Médica de Família). Não precisa De publicar este comentário. Era só uma achega que espero que não leve a mal.
    Com os desejos de felicidades,
    Ana Belo.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:20

    Olá Joana,
    que saudades das sopinhas. No caso das minhas meninas, uma adorava, era só abrir a boca, a outra detestava, eu ficava de rastos porque ela mal comia. Já vi que o seu bebé limpou a taça. Que continue a ser um bom garfo porque é um descanso...
    Beijinhos
    Ana Martins

    ResponderEliminar

Imprimir