Bacalhau com Tomate e Espinafres Cremosos

Se perguntarem à maioria das pessoas de que tipo de receita gosta – e estou a falar de receitas para realmente fazermos – a resposta parece-me obvia: Receitas simples para todos os dias. Receitas com ingredientes que se encontrem em (quase) todo o lado. Receitas que se preparem rapidamente, porque as receitas com muitos passos são só para dias muito especiais e não para quendo se cozinha todos os dias. Receita possíveis de serem feitas no dia-a-dia, depois de um dia de trabalho, do banho dos filhos e dos trabalhos de casa, e que ainda deixem tempo para arrumar a cozinha e poder estar um bocadinho no sofá.
Pelo menos eu, gosto de receitas assim. Como esta.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas altas de bacalhau
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates
1 folha de louro
6 batatinhas
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
450g de espinafres congelados previamente descongelados
100g de queijo creme

Preparação:

Num tacho de barro (ou num pirex) coloque a cebola previamente cortada em rodelas. Junte os dentes de alho laminados, a folha de louro e os tomates cortados em quartos. Por cima disponha as postas de bacalhau e as batatinhas, tempere com um pouco de pimenta e sal (apenas as batatas) e regue generosamente com azeite. Leve ao forno já aquecido a 180ºC até o bacalhau e as batatinhas estarem assadas.
Entretanto prepare os espinafres cremosos. Leve um tacho co lume com uma colher de sopa de azeite e acrescente os espinafres previamente descongelados e bem espremidos. Deixe-os cozinhar, mexendo de vez em quando, e acrescente-lhes depois o queijo creme envolvendo bem com os espinafres. Com a varinha mágica triture a mistura de espinafres e queijo creme até ficar cremosa, e retifique de sal e pimenta.
Sirva o bacalhau com os espinafres cremosos.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Adoro bacalhau no forno. Quase sempre coloco folha de aluminio por cima e retiro-a nos ultimos minutos só para tostar um pouco. O bacalhau fica mais macio porque não seca tanto!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão!
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Que bela sugestão! Obrigada! Estava aqui a pensar no que haveria de fazer para o jantar, com os ingredientes que tenho em casa. Já está!

    ResponderEliminar
  4. Parece verdadeiramente delicioso esse bacalhau! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar

Imprimir