Bolo de Requeijão


Tenho um pequeno ajudante de cozinha. Assim que me vê a preparar para cozinhar, seja fazer um bolo ou simplesmente o jantar, pega no pequeno escadote que está na cozinha, posiciona-o junto do fogão e diz do alto dos seus dois anos “o Zé qé cozinhá”. Depois é vê-lo, com um pequeno tacho e uma colher de pau, e a pedir-me pimenta, sal, azeite e canela. Enquanto eu realmente cozinho, ele ao meu lado lá se vai distraindo, aprendendo e fazendo uma porcaria de todo o tamanho….
Ainda não acha muita piada ajudar a fazer bolos ou outra coisa qualquer, porque a cozinha dele vive apenas da sua imaginação, e não das “regras” da culinária, pelo que quando lhe digo que não se junta mais farinha, ou que não se mexe mais, é motivo para uma pequena birra.
Enquanto eu fazia este bolo de requeijão, o Zé Maria inspirado pelo desperdício dos meus ingredientes juntou cascas de ovos, farinha, azeite, pimenta, sal e canela (que é a sua especiaria favorita!) numa mixórdia única. 
Deixo-vos apenas a receita do bolo!
Bom fim de semana. 

Ingredientes:

1 requeijão de Seia (cerca de 250g)
1 chávena e meia (com 225ml de capacidade) de açúcar
3 colheres de sopa de leite
1 chávena (com 225ml de capacidade) bem cheia de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos

Preparação:

Numa taça coloque o requeijão e esmague-o juntamente com as 3 gemas. Acrescente depois o açúcar, o leite, a farinha e o fermento e misture bem.
Bata as claras em castelo e envolva-as suavemente ao preparado anterior.
Leve a mistura ao forno previamente aquecido a 180ºC, numa forma com buraco, untada e polvilhada com farinha, cerca de 35 minutos. (Atenção para o bolo não secar).
Retire do forno e deixe arrefecer alguns minutos na forma antes de desenformar.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo09:02

    Que belo bolinho para o fim de semana! Estou curiosa com este bolo, pois estou habituada a comer, e a fazer, queijadas. A massa fica ligeiramente húmida? Não fica com uma textura "enqueijada"? Coloco esta questões, porque fiz à algum tempo um bolo com requeijão e peras, e ele ficou um pouco "enqueijado". Não sei se será o bolinho deste fim de semana, mas poderá ser num dos próximos...se não houver concorrência! O bolo do Zé Maria deve ter sido especial! Lembra quando a minha irmã e eu, fazíamos bolos com terra, folhas, flores e água, a roupa ficava suja, mas era engraçado. Há que deixar a imaginação fluir, pois faz parte do crescimento. E quem sabe, se não temos um futuro "mini Masterchef" a aparecer! Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Merhabalar, çok güzel görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  3. Marlene11:43

    Joana, o meu filho tem agora 8 anos e ainda faz as suas "mistelas" como ele mesmo gosta de as chamar. Adora ajudar na cozinha, bolos e bolinhos, mas volta e meia lá tem que fazer a sua misturada de restos (cascas de legumes, de ovos, farinha, água e mexer, mexer sempre muito!) Depois quem limpa, quem é?

    beijinhos
    MArlene

    ResponderEliminar
  4. Que belo bolinho! Mais um p adicionar à lista dos q tenho p fazer ;) Adoro saber q as mães/pais dão liberdade aos seus filhos p estarem c eles na cozinha! Já se sabe q c apenas 2 anos faz mais sujeira q propriamente cozinhar, mas é c esta idade q começa o 'bichinho' do gosto pela culinária, nem q seja p um dia ñ comprar comida pré-cozinhada q só faz é mal! Bjinhos e votos de um fantastic fds das bruxas :)

    ResponderEliminar
  5. Que giro, tal e qual como o meu filhote! Agora tem 4 anos e já gosta de ajudar nos cozinhados a sério. Temos de fazer esta receita...

    ResponderEliminar
  6. Gabo-lhe a organização que lhe permite tomar conta de um recém-nascido e de uma criança de dois anos, com tudo o que isso implica, e ainda o tempo que dedica à cozinha e a este blogue, e a paciência para deixar o seu filho fazer os seus "bolos"! Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Huuummm! Delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Este bolo tem um aspecto fantástico e o meu requeijão favorito é o de seia que costumo comprar no pingo doce yuuuumy :D Apontei a receita ainda não tenho este na minha bíblia :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Bolo de requeijão, nunca provei deve ser interessante!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  10. ¡Fantástica receta! Fácil de preparar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Me encantan. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  11. Anónimo07:20

    مدل کاشی آشپزخانه انواع کاشی آشپزخانه بین کابینت در ۵ دسته کلی جای می‌گیرد:
    کاشی بین کابینتی طرح آجر
    کاشی بین کابینتی طرح سنگ
    کاشی بین کابینتی طرح ابروباد
    کاشی بین کابینت گلدار
    کاشی بین کابینتی طرح هندسی

    ResponderEliminar

Imprimir