Legumes Assados com Pesto e Ovo Estrelado


E chegou Novembro. 
O Natal aproxima-se a passos largos. Há já ideias para os meus cabazes de natal, há algumas compotas feitas, mas de resto nada está concretizado.
Tenho workshops para preparar e receitas para testar.
Há presentes de natal comprados arrumados a um canto do sótão, à espera do espírito natalício de Dezembro, do chocolate quente e da musicas de natal cantadas pelo Bublé para serem embrulhados.
Entretanto falo com a minha amiga Cristina que me diz já ter feito árvore de natal. Vou às compras e já vejo cartazes de boas festas, decorações em verde, vermelho e dourado, e nos anúncios da tv já nos dão as boas festas. Adoro o natal, mas acho tudo ainda precoce. Para mim é tempo de preparação desta celebração que adoro, mas ainda é muito cedo para decorações e principalmente (e isso é sempre cedo) para o consumismo do natal.
O mês do Natal é Dezembro, e só nessa altura começo a viver verdadeiramente esta época.
Por enquanto a vida continua aqui por casa. Para começar a semana uma receita sem carne ou peixe - porque as “meat free monday" continuam por aqui.




Ingredientes para 2 pessoas:

1 batata doce média 
2 cenouras pequenas
1 beringela pequena
1 colher de sopa bem cheia de pesto (podem usar de compra ou caseiro)
sal e pimenta q.b.
azeite virgem extra q.b.
2 ovos

Preparação:

Prepare os legumes. Descasque as cenouras e a batata doce e corte-as em rodelas mais ou menos da mesma espessura. Corte também a beringela em rodelas.
Coloque todos os legumes num pirex ou tabuleiro de forno e tempere-os com um pouco de sal, pimenta e regue com um pouco de azeite.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até os legumes estarem cozinhados.
Retire-os depois do forno e envolva o pesto nos legumes, de modo a que fiquem bem cobertos.
Entretanto estrele os ovos num pouco de azeite.
Sirva os legumes com o ovo estrelado, deixando que a gema ao ser “rompida” cubra os legumes.
Se gostar acompanhe com pão ou com brócolos cozidos.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:36

    Uma ideia tão simples e cheia de sabor! Esta ideia ainda não tinha ocorrido, e o ovo estrelado complementa o prato. Para além de usar com massa, costumo usar com batatas cozidas (tipo salada de batata temperada com pesto verde) ou mesmo feijão cozido (também em salada, especialmente feijão branco com o pesto vermelho), além de umas "tostas/pizzas" para aproveitar o pão duro (barro o pão com o molho e cubro com queijo ralado, e vai ao forno até derreter o queijo). Aqui está uma ideia para usar o pesto de agrião que está congelado. Ainda é cedo para o Natal, mas as lojas e os supermercados já estão a dar o "sinal", e este mês vai passar num instante. É tempo de começar a organizar as coisas: seleccionar receitas de bolachas (doces/salgadas) em função do rendimento e grau de dificuldade, organizar/ter em stock ingredientes, ver os presentes, fazer as listas, pensar nos embrulhos, etc. E já agora, este ano vai haver outra edição do "amigo secreto" das bolachas? Foi uma iniciativa bastante interessante, apesar dos contratempos. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adoro pesto e esse prato liga mesmo bem!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  3. Ficou uma refeição diferente e deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Joana, não imagina como ansiava ler, nos seus posts, a palavra "Natal"! Significa, espero, que, em breve, estaremos a ter muitos posts sobre a minha época favorita do ano, e com o seu toque sempre tão pessoal e caloroso. Tão bom!! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Uma excelente sugestão para se comer legumes.
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:41

    Concordo consigo. Cada um faz o que entende, mas eu sou de opinião que cada coisa no seu tempo.
    Novembro para mim é tempo de celebrar os Santos e fazer o bolinho, recordar os que partiram, celebrar o São Martinho, é tempo de magustos e castanhas, das abóboras, de observar o Outono. Dezembro é o mês do Natal.
    Cada mês tem o seu significado, o seu encanto.
    Beijinhos,
    Susana

    ResponderEliminar
  7. ¡Fantástica receta! Fácil de preparar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Me encantan. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  8. O prato ficou realmente lindo! Amei a receita.
    Beijos

    ResponderEliminar

Imprimir