Bochechas de Vaca Estufadas em Vinho Tinto


Não uso muito a minha panela de pressão mas, em algumas ocasiões este equipamento de cozinha é uma mais valia.
Uso-a para coisas básicas como cozer polvo, leguminosas e para fazer a marmelada rápida do Chefe Silva.
Ocasionalmente são do lugar para apressar a cozeduras de carnes para um cozido, mas não cozinho muito com ela.
Há quem tenha medo de a usar com receio de explosão, e há quem não tenha nenhuma nem lhe sinta a falta. Se a minha não tivesse sido presente de casamento a conselho da minha mãe - que usa frequentemente a dela - acho que também não tinha nenhuma. (Sim, fui daquelas pessoas que quando casou fez lista de casamento com pratos, copos, faqueiros e panela de pressão!)
Acho que esta foi das poucas vezes em que efetivamente cozinhei algo, do principio ao fim numa panela de pressão - com excepção da tal marmelada -, mas o repertório da minha mãe inclui arroz de polvo, sopa, canja de galinha, caldeirada de bacalhau, carne de vaca guisada com massa, entre outras coisas.
Eu resolvi preparar, pela primeira vez, umas bochechas de vaca (que depois de muito procurar, consegui comprar na Makro) e face ao tempo de cozedura, achei que devia utilizar a panela de pressão para poupar algum tempo e não só.
Uma receita muito outonal, para ser comida numa noite fria e de lareira acesa e que ficou - modéstia à parte - muito mas muito saborosa.

Dia 28 de Novembro, das 15h às 18h, estarei no Porto para mais um Workshop de Cabazes de  Natal., nos workshops Pop up, na Rua do Almada. Para mais informações e inscrições info@workshops-popup.com. Para quem teve oportunidade de ir o ano passado, informo desde já que as receitas deste ano são, obviamente diferentes. Se querem ir toca a inscrever quanto antes, pois as inscrições são limitadas!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 bochechas de vaca (limpas e preparadas)
2 cenouras
2 cebolas pequenas
1 raminho de salsa
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 pernada de tomilho fresco
azeite q.b.
500ml de vinho tinto (de boa qualidade e de preferência um que usaria para beber a acompanhar o prato)

Preparação:

Descasque as cebolas e as cenouras e corte-as em pedaços não muito pequenos. Pique os dentes de alho. Reserve.
Na panela de pressão coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Aloure as bochechas de ambos os lados, até começarem a ficar douradas. Junte depois a cebola, cenoura e o alho e envolva bem. Acrescente a folha de louro, a salsa e o tomilho e tempere com sal e pimenta a gosto. Envolva bem e adicione depois o vinho tinto e cerca de 200ml de água. 
Tape a panela de pressão e assim que esta começar a libertar vapor, reduza o lume e conte 1 hora.
Ao fim desse tempo desligue o lume, deixe a panela em repouso até baixar a pressão, e só depois a abra. As bochechas devem estar muito macias e “abrirem-se” sem necessitarem de faca. se isso não acontecer, coloque-as a cozinhar mais um pouco.
retire as bochechas já cozinhadas e leve o molho novamente ao lume para reduzir um pouco e ficar mais grosso, retificando os temperos.
Antes de servir coloque novamente as bochechas na panela e deixe aquecer.
Sirva as bochechas com massa talharim ou com puré de batata e acompanhe com legumes cozidos.
(Nota: caso não tenha panela de pressão, proceda do mesmo modo numa panela normal, tendo apenas em atenção que o tempo de cozedura deverá ser perto de 3 vezes superior, cerca de 3 horas.)


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo10:09

    Um prato muito convidativo e apropriado a este tempo. Não vai ser muito fácil encontrar as bochechas de vaca (e as de porco), no talho normal, pois não costumo ver nos talhos da minha zona. Mas na falta destas, pode-se improvisar com carne de vaca. Carne estufada em vinho tinto é sempre saborosa e reconfortante. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontra as bochechas de vitela à venda no Mercadona. Pode substituir a panela de pressão pela slowcooker.

      Eliminar
  2. Uso algumas vezes a panela de pressão: para fazer sopa pedra (cozer as carnes), língua de vaca estufada e a vitela "à lafões" usando uma carne por muitos desprezada que é a da barriga. mas não cozinho nada até ao fim, é mesmo só para preparar as carnes. Bjs

    ResponderEliminar
  3. HUM............ Não sei acho que vou passar!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  4. Adoro bochechas de porco agora as da vaca nunca comi. Cá em casa a panela de pressão também só é utilizada para cozer polvo, cozer os pudins, fazer o cozido à portuguesa, e pouco mais. Ah, e descobri recentemente que cozer as beterrabas lá também é uma rapidez e ficam mesmo no ponto.
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Adoro a panela de pressão, é tão prática! E em carnes como esta é mesmo a melhor solução. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. E como se encontram as bochechas de vaca?
    O meu talhante diz que são quase impossíveis de encontrar pois a parte da vaca que vai para "análise" é a cabeça, o que impossibilita recolher as bochechas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:46

      No Porto na loja AKIHÁCARNE na rua do Arquitecto Cassiano Barbosa 136, Pinheiro Manso, tem bochechas de vaca e porco preto. Deliciosas

      Eliminar
  7. Ana Freitas22:11

    Receita muito boa. A carne se desmancha e fica muito saborosa. Será para repetir. Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:26

    Quem quiser bochechas de bovino diga, zona de Santarém

    ResponderEliminar

Imprimir