Estamos quase a entrar em Dezembro. Já falta menos de um mês para o Natal. O frio finalmente chegou, a lareira já se acendeu e só falta mesmo fazer a árvore e o presépio.
É mais do que altura do que começar a sugerir presentes caseiros para oferecer. Aqueles questão preparados por nós e que vão cheios de amor. Já comecei com algumas sugestões no Economia Cá de Casa, mas elas também vão aparecendo por aqui.
E que tal preparar uns torcidos de azeite, biscoitinhos simples e tradicionais, para oferecer numas caixas bonitas ou dentro de uns saquinhos bem decorados?
Tal como quando cozinham com vinho - que devem usar sempre o melhor possível, o mesmo se passa com estes torcidos de azeite. Usem um bom azeite, aromático e saboroso, para que os vossos torcidos fiquem ainda mais saborosos. Como recebi uma simpática oferta da Casa Anadia (www.casaanadia.pt), usei nestes biscoitinhos, o azeite D.O.P., Casa Anadia, e ficaram realmente muito bons. É um azeite do Ribatejo, produzido com variedades de azeitonas portuguesas.
Espero que estes torcidos vos inspirem a começar a preparar os vossos mimos para oferecer.
150g de açúcar
100ml de azeite virgem extra
400g de farinha com fermento
1 gema para pincelar
Preparação:
Numa taça coloque a farinha, o açúcar e ao centro coloque-lhe os ovos inteiros e o azeite.
Misture bem até obter uma massa que se consiga moldar com a pão e que não esteja muito peganhenta.
Retire depois, pedaços de massa e faça pequenos rolos que depois dobra ao meio e torce.
Coloque depois os bolinhos num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e pincele-os com a gema de ovo.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 12 minutos.
Deixe arrefecer antes de retirar do tabuleiro e embalar.
Bom Apetite!



Bem bonitos e com certeza, cheios de sabor :) Uma bela oferta! Tb ofereço sempre bolinhos feitos por mim e tds gostam :) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarAdoro biscoitos com azeite, e estes estão bastante convidativos, a pedirem uma chávena de café ou chá! É uma boa ideia para as ofertas de Natal, e costumo fazer uns com azeite e aguardente, outros com azeite e vinho, e que são sempre do agrado de todos. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarTêm óptimo aspeto! Adoro biscoitos! Quanto tempo duram?
ResponderEliminarEm minha casa, normalmente só duram meio dia
EliminarGosto muito do seu blog, principalmente pelas boas dicas que tem para o Natal.bjs
ResponderEliminarhttp://ocantinhodasnia.blogspot.pt/
Sugestão maravilhosa. Mas depois leio esta frase "Aqueles questão preparados por nós e que vão cheios de amor." que tinha tudo para ser inspiradora não fosse a calinada tremenda. Continua a surpreender-me como é que alguém com um blog tão bem sucedido não revê o que escreve. (Outra... "moldar com a pão e que não esteja muito peganhenta."). Não leve a mal, sei que tem 2 filhos em casa e outras coisas a exigir a sua atenção, mas pontapés no português entristecem-me. Bom fim-de-semana.
ResponderEliminarSempre mais um chato...
EliminarHihi, ñ perdoam ;)
EliminarAh ah ah a palavra não seria questão mas sim que são o t esta a mais ah ah ah antes de criticar deveria ter atenção, não tem pontuação desculpe pois tive um dia de trabalho muito intenso e deixei a pontuação lá
EliminarAh ah ah a palavra não seria questão mas sim que são o t esta a mais ah ah ah antes de criticar deveria ter atenção, não tem pontuação desculpe pois tive um dia de trabalho muito intenso e deixei a pontuação lá
EliminarUi que bom
ResponderEliminarMark Margo
www.markmargo.net (site cor de rosa com noticias de famosas e cinema)
Não sou a maior fã de biscoitos com azeite mas estes estão bem gulosos, acho que tenho de lhes dar uma nova oportunidade :)
ResponderEliminarGulosoqb
Este ano vou oferecer bolachinhas de azeite com uma garrafinha do nosso azeite cá de casa (foi a maior apanha de sempre) :D vocês só nos dão boas ideias ;)
ResponderEliminarQue aspecto delicioso ;)
ResponderEliminarJá experimentei, deliciosos! Obrigado pela receita :)
ResponderEliminarAdoro biscoitos de azeite. Bem parecidos com os que costumo fazer: http://conversascomtachos.blogspot.pt/2015/07/biscoitos-de-azeite-e-canela.html
ResponderEliminarNos meus, uso açúcar amarelo e adiciono uma pitada de canela. Desaparecem num ápice!
Receita maravilhosa ! Fiz e gostámos imenso , quantidade de açúcar exacta.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Bjinhos
Fiz e gostei muito... obrigada pela partilha.
ResponderEliminarDividi a massa e fiz uns normais, outros acrescentei canela e noutros raspa de limão...
Posso fazer com farinha sem fermento?Se eu usar farinha sem fermento devo acrescentar quanto de fermento? Obrigada!
ResponderEliminarreceitas deliciosas
ResponderEliminarExperimentei e ficaram uma delícia!
ResponderEliminarSe ficar muito seco acrescento azeite até ter boa textura? Ou água? Obrigada!
ResponderEliminarSão excelentes 🤗❤️! Um favorito cá em casa 🤗.
ResponderEliminar