Ovos com Batata Doce


São os ovos com batatas que a minha bisavó fazia. Sempre lhes chamamos “batatas à Biguta”, e são feitas originalmente com batata normal, numa versão já qui partilhada.
Este domingo, depois de um almoço farto e demorado em casa dos amigos Rita e JP, com a chuva e o frio que se faziam sentir lá fora e preguiça e pouca fome para fazer outra coisa, lembrei-me das batatas à Biguta, assim que olhei para os ovos caseiros na prateleira do frigorífico.
Pensei que a versão com batata doce era capaz de ficar bem. E ficou. E de repente estava em S. Miguel de Poiares outra vez. Com a minha avó Cila, e com a Biguta, a fazerem estas batatas no velhinho fogão a gás, e eu sentada à mesa que agora está em minha casa. Por momentos voltei a ser pequenina e a ter a minha avó comigo.

Ingredientes para 2 pessoas:

3 batatas doce pequenas
2 dentes de alho
3 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

Descasque as batatas doce e corte-as em rodelas não muito finas.
Descasque os dentes de alho e lamine-os também.
Leve uma frigideira ao lume com um fundo de azeite e deixe aquecer. Frite as batatas juntamente com o alho laminado, mas não deixe as batatas ficarem muito fritas. Retire-as, escorra sobre papel absorvente e escorra o excesso de azeite.
Volte a colocar as batatas na frigideira e acrescente os ovos previamente batidos e temperados com sal e pimenta.
Misture os ovos com as batatas, mas sem partir as batatas e não mexendo muito os ovos.
Retire depois do lume e polvilhe com salsa picada antes de servir.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Bom dia! Muito simples! E parece delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:35

    Têm um ar muito apetitoso! É curioso como certas coisas, trazem lembranças, neste caso bastante agradáveis. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Sabe tão bem essas recordações de infância. Por momentos também revivi os tempos com a minha avô numa aldeia do concelho de Castelo Branco. Como adorava a comida dela. Tinha outro sabor, sabor especial sem dúvida e cozido a lenha tanto melhor. Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  4. Aprendi a gostar de batata doce
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com noticias de famosas e cinema)

    ResponderEliminar
  5. Não sou muito fã de batata doce, no entanto é coisa muito consumida em minha casa, quem me fez olhar para a batata doce foi a Chef Noélia do restaurante Noélia em Cabanas de Tavira ela usa a batata doce como ninguém há bateu uma saudade :D vou experimentar esta receita em breve comida de conforto com a maior das certezas.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:51

    Adoro batata doce e o meu filhote também. Vamos, com certeza, experimentar esta receita cá em casa.
    E é tão bom quando estas coisas tão simples "nos trazem de volta" aqueles que amamos!
    Um beijinho
    Raquel

    ResponderEliminar
  7. Receita testada e aprovada numas férias de inverno na serra da estrela em que se quer comida simples e boa 😊

    ResponderEliminar

Imprimir