Brownie de Batata Doce


Gosto de experimentar receitas novas e diferentes, e ingredientes e combinações menos comuns.
Este brownie de batata doce, que já correu muitos sites e blogues andava a intrigar-me, e queria muito experimentar esta sobremesa “saudável”, cheia de alternativas, sem açúcar, sem glúten, sem lacticínios e sem ovos.
Este tipo de alimentação não faz parte da maneira como cozinho, nem estou a pensar mudar -  até porque nem eu, nem a maioria das pessoas para quem cozinho, têm nenhum tipo de restrições deste tipo de alimentos, pelo menos por enquanto - mas acho sempre engraçado experimentar coisas novas e diferentes e principalmente poder oferecer a quem me lê, e que se vê a braços com este tipo de restrições/alergias/intolerâncias, algumas alternativas.
Apesar de poder parecer estranho à primeira vista, este brownie é uma agradável surpresa, apesar de não ser bem aquilo que estamos à espera num bolo deste tipo.
É uma forma de olhar para os ingredientes de outra forma e de aprender sobre outro género e modo de cozinhar.
Todos os que provaram este brownie gostaram bastante, e ficaram surpreendidos quando lhes falei dos ingredientes utilizados.
Uma receita que vos deixo como desafio a experimentarem durante o fim de semana.

Dia 28 de Novembro, das 15h às 18h, estarei no Porto para mais um Workshop de Cabazes de  Natal., nos workshops Pop up, na Rua do Almada. Para mais informações e inscrições info@workshops-popup.com. Para quem teve oportunidade de ir o ano passado, informo desde já que as receitas deste ano são, obviamente diferentes. Se querem ir toca a inscrever quanto antes, pois as inscrições são limitadas!





Ingredientes:
(receita da Ella Woodward, autora do blogue Delicioslly Ella)

400g de  batatas doces médias (cerca de 400 g)
15 tâmaras descaroçadas
60 g de farinha de trigo sarraceno
60 g de amêndoa moída
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de cacau em pó
4 colheres de sopa de geleia de arroz (à venda em lojas como o Celeiro - na receita original é usado xarope de agave)
1 colher de sopa de óleo de coco
cacau em pó para polvilhar

Preparação:

Comece por descascar as batatas doces, corte-as em cubos e leve a cozer até que fiquem macias.
Coloque depois as batatas e as tâmaras num robot de cozinha e triture até obter uma mistura homogénea.
À parte misture os restantes ingredientes e junte-os à mistura de batata e tâmaras.Mexa bem até todos os ingredientes ficarem bem ligados.
Coloque a massa num tabuleiro pequeno, previamente untado exorado com papel vegetal e use uma espátula para espalhar a alisar a superfície, uma vez que a mistura fica bastante grossa.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Corte depois em quadrados e polvilhe com cacau em pó.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Hummmmmm!!!! Fiquei a babar!!! Vou já guardar a receita para experimentar em breve :)
    Beijinhos
    Bruna
    http://acucarsal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:44

    Aqui está o brownie mais famoso do momento! Já tinha visto em diversos lados, referências a esta receita, e estava prestes a procurar a receita para a experimentar. Sou curiosa com a comida e gosto de receitas diferentes, quer sejam vegetarianas, "saudáveis", sem glúten/lactose/etc, do "mundo", ou mesmo as tradicionais portuguesas, de modo a aprender a preparar os ingredientes de maneira diferente. Tenho interesse na parte do "sem glúten", não porque tenha alguma intolerância, mas porque tenho pessoas conhecidas que desenvolveram algumas intolerâncias a este, e gosto de ter opções em carteira para elas. Além disso, o saber não ocupa lugar, e já recorri de algumas ideias para substituições de ingredientes, nomeadamente ovos, em bolachas e em bolos. Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Quem não gosta!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  4. De facto estes deixaram-me de queixo caído só de imaginar a textura desses brownies... esses sim poderiam entrar na lista dos melhores do mundo com certeza :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Deve ficar mesmo boa, a textura da batata doce deve fazer maravilhas!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  6. Já tinha visto a receita por outros blogs e tenho mesmo curiosidade em experimentar. Hei de fazer, com certeza :) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Também ja fiz uma receita parecida a da Ella e é fantástico como os brownies ficam tao bons!! Fico maravilhada com alguns truques da cozinha como o uso de batata doce ou curgete em bolos :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Imprimir