Massinha de Peixe com Coentros


Como sabem evito ao máximo os desperdícios alimentares aqui por casa.
Mesmo coisas de que não gostamos tanto, ou que não sei bem como as utilizar, tento sempre arranjar uma solução que permitir dar um novo uso a alimentos que, de outra forma poderiam acabar no lixo.
Cá em casa gostamos muito de peixe, mas tirando as cabeças dos carapauzinhos fritas, não somos grandes amigos de as comer, apesar de serem consideradas um grande pitéu, e de a carne das mesmas ser muito saborosa.
Por saber isso, quando compro um peixe grande inteiro e utilizo as postas para outras preparações culinárias, tento arranjar uma solução para utilizar as cabeças de uma forma que seja sempre apreciada aqui por casa.
Normalmente a cabeça é cozida num caldo aromático, e escorrida. Guardo o caldo para uma sopa de peixe, um arroz de peixe ou uma massada, e desfio a cabeça, aproveitado o máximo da carne para fazer uns sonhos, para juntar na sopa de peixe, para umas pataniscas ou para esta mansinha saborosa. Acredito que também façam o mesmo.
Segue então a receita.

Dia 28 de Novembro, das 15h às 18h, estarei no Porto para mais um Workshop de Cabazes de  Natal., nos workshops Pop up, na Rua do Almada. Para mais informações e inscrições info@workshops-popup.com. Para quem teve oportunidade de ir o ano passado, informo desde já que as receitas deste ano são, obviamente diferentes. Se querem ir toca a inscrever quanto antes, pois as inscrições são limitadas!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 cabeça de garoupa (ou de outro peixe branco)
150g de massinha de cotovelos (pequenos)
1 molhinho de coentros
sal e pimenta q.b.
2 cebolas pequenas
1 cenoura
1 rama de alho francês (opcional)
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de pimenta em grão
azeite q.b.

Preparação:

Coloque a cabeça de peixe num tachinho com água e tempere de sal e com os grãos de pimenta. Acrescente uma cebola, uma cenoura e, se tiver a rama de um alho francês. Deixe ferver em lume brando durante cerca de 15 a 20 minutos.
Ao fim desse tempo retire a cabeça do peixe e deixe arrefecer.
Coe o caldo e reserve. Limpe a cabeça de peixe de peles e espinhas e reserve a carne.
Leve um tachinho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola previamente picada. Deixe alourar um pouco e acrescente a polpa de tomate. De seguida junte o caldo d peixe já coado e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura e acrescente a mansinha deixando-a cozinhar. A massa não deverá ficar muito caldosa, mas também não deve ficar seco (se necessário acrescente um pouco de água a ferver durante a cozedura.)
Assim que a massa esteja cozinhada, acrescente os coentros picados e o peixe previamente desfiado e envolva bem.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Hayırlı sabahlar, çok lezzetli ve iştah açıcı bir görüntüsü var. Ellerinize, emeğinize sağlık.

    Saygılarımla.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha. .
    @home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:03

    Uma boa sugestão que por vezes passa despercebida. Já o fiz uma vez com uma cabeça de corvina, e também foi em massa (acho que usei a de meada). Refogado com azeite, cebola, alho, louro e tomate, o resto de uns filetes de anchovas (para despachar), e foi como se faz normalmente. Ficou muito saboroso e nem parecia que tinha usado a cabeça do peixe (cozida com limão e temperos). Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Cristina10:04

    Muito bom!
    Já não faço há muito tempo. A ideia de aromatizar o caldo é excelente.
    Beijinho.
    Cristina

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Joana.
    Adorava fazer o seu workshop. Não vai haver nenhuma edição em Lisboa?
    Obrigada. Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:54

    Sou fã!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:38

    É engraçado, cá em casa SÓ usamos cabeças para fazer a "massada" de peixe. Têm bastante carne para aproveitar e o caldo fica muito saboroso, a minha receita é parecida com a sua. E acabou de ficar decidido o jantar de hoje!:)

    Um beijinho
    Raquel

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi mas de certeza que vou gostar :)
    Se quiseres vem visitar-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar

Imprimir