Entrecosto no Forno com Molho Barbecue


Tenho vontade de acender a lareira. De me enroscar numa manta a beber um chá quente, sabendo que lá fora está frio. 
As noites começam e as manhãs já anunciam que estamos mesmo em Novembro, e o natal aproxima-se a passos largos.
Na cozinha há ainda mais vontade de ligar o forno para fazer tudo e mais alguma coisa. Comida que aquece a alma e o calor que ajuda a aquecer também a casa.
Eu sei que há quem não goste do frio e da chuva, mas para mim esta é sempre uma altura que me encanta. E definitivamente estamos a entrar na minha época favorita do ano.
A inspiração para a cozinha surge de todos os lados, e um resto de molho barbecue (que preparei o ano passado para oferecer nos cabazes de natal) andava a chamar por mim. E assim saiu um simples entrecosto para o jantar. No forno. Conforto na casa e na alma.

Dia 28 de Novembro, das 15h às 18h, estarei no Porto para mais um Workshop de Cabazes de  Natal., nos workshops Pop up, na Rua do Almada. Para mais informações e inscrições info@workshops-popup.com. Para quem teve oportunidade de ir o ano passado, informo desde já que as receitas deste ano são, obviamente diferentes. Se querem ir toca a inscrever quanto antes, pois as inscrições são limitadas!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 tira de entrecosto com cerca de 500g
sal q.b.
100ml de molho barbecue caseiro - receita aqui
coentros frescos para polvilhar

Preparação:

Coloque o entrecosto num tabuleiro e tempere de sal. Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.
Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e pincele generosamente a carne com cerca de metade do molho barbecue e de ambos os lados.
Deixe cozinhar mais 30 minutos, até a carne começar a caramelizar e pincele mais algumas vezes a carne com o molho.
Retire depois a carne do forno e pincele com o restante molho já no prato de servir. Polvilhe com coentros frescos picados antes de servir e acompanhe com migas de feijão frade, broa e couve.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:37

    Pois é, o tempo mais frio está a chegar e a pedir comidas mais reconfortantes. O meu vizinho já começou a acender a lareira, e sempre que chego a casa, o cheiro que paira no ar lembra o tempo frio e coisas agradáveis, seja estar enroscada no sofá a ver televisão ou ler um livro, seja comida feita no forno que aquece a cozinha e a alma. A história deste entrecosto lembra-me um frango que fiz para usar um chutney de abacaxi (que não foi nas ofertas de Natal do ano passado). Vou inspirar-me nesta receita de entrecosto para dar uso ao resto dos chutneys que não foram nas ofertas, com esta carne ou outra. A inspiração pode vir de qualquer lado, e por vezes é bom fugir ao "banal", ainda que de uma forma simples, nem que seja para variar um bocadinho! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Bem, o entrecosto é a parte do porco que gosto mais. Adoro roer o ossinho, a carne é bem mais suculenta. Tem muito bom aspecto o seu pratinho. Adoro. Quero experimentar sem dúvida. Obrigada!!!

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Que delicia, adorei!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  4. deve ser tao bom!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. ¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso, me encanta. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar

Imprimir