Almôndegas de Porco com Molho de Natas e Tomilho


Passou mais um fim de semana. Um fim de semana que me aqueceu o coração. Um sábado muito bem passado, em excelente companhia: muitas mulheres juntas, fofocas e desabafos entre tachos e panelas, com chá à volta da mesa.
E o frio chegou finalmente. E com ele a chuva. E finalmente acendemos a lareira, numa tarde chuvosa de domingo, depois de um almoço demorado com amigos, entre risadas de crianças e conversas cortadas mil vezes.
Chegou o fim do dia, enroscada no sofá, com uma chávena de chá na mão e debaixo das manta fofinha. Preparou-se a semana que começa hoje, com uma receita de almôndegas e molho de natas, perfeita para um dia frio e de chuva.

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de carne de porco picada
1 ovo pequeno
3 colheres de sopa de pão ralado
sal e pimenta q.b.
200ml de natas
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sobremesa rasa de farinha
1 pé de tomilho
azeite q.b.

Preparação:

Coloque a carne de porco numa taça e tempere de sal e pimenta. Acrescente o ovo e o pão ralado e misture bem. Molde depois bolinhas do tamanho de nozes. Reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cozinhe as almôndegas até ficarem bem cozinhadas por dentro e douradas por fora.
Entretanto, num tachinho, misture o molho inglês com as natas e a farinha, acrescente o tomilho e leve a cozinhar em lume brando até engrossar . Retifique de sal e pimenta.
Sirva as almôndegas com espaguete e regue com o molho de natas.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:00

    Uma ideia simples, prática e aromática! O frio já se instalou, com as sua coisas boas e menos boas. Faz parte do ciclo, mas custa sempre um pouco a mudança brusca de temperatura. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adoro almondegas,....ficou uma refeição deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Já me deu a fome
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito e assim apresentado está perfeito :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Ficou com belíssimo aspecto :) Pois é: o tempo já pede para nos enrolarmos na manta com pantufas, malha polar e bebidas quentinhas :) Bjinhos e boa semana! P.S. - mandei-te um mail a pedir/perguntar por licor de tangerina...

    ResponderEliminar
  6. ¡Fantástica receta! Fácil de preparar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso, me encanta. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:37

    Boa tarde,
    no país onde vivo apenas encontro com facilidade dois tipos de natas, as natas azedas e as natas doces. Ambas frescas e com vários tipos de percentagem de gordura (12%, 20%, 25% e até 30%). No caso desta receita qual delas me sugeria experimentar? Nas receitas com natas tenho sempre esta dúvida e acabo por nunca as fazer...
    P.S. Gosto imenso de seguir o seu blog :)

    Um beijinho,
    Mónica

    ResponderEliminar

Imprimir