Bolo de Cenoura com Laranja e Amêndoa


Receber amigos para lanchar, num domingo de chuva, é sempre bom. Ainda mais quando são amigos que não vemos há muito, mas com os quais sentimos uma enorme afinidade e cumplicidade desde o dia em que nos conhecemos. É assim com a Suzana e com o Pedro.
Foi por isso que fiquei mesmo muito contente quando soube que íamos estar juntos novamente - não nos víamos há mais de um ano. 
Um lanche cá em casa - principalmente por causa dos miúdos - e com um Zé Maria que nesse dia resolveu “estar com os azeites”…
Uma mesa posta com coisas simples: chá quente, sumo de laranja, pasteis de natas feitos em casa, mas muito feios e com alguns outros problemas, morcela frita da prima Isabel, queijo da Serra do Elídio, que o avô me tinha trazido na semana anterior, compotas caseiras, bolo de Ançã, broa e pão, presunto e fiambre, bolachinhas de aveia e passas, iogurte caseiro e ainda um bolo simples de cenoura, laranja e amêndoa do qual vos deixo a receita.
Com uma mesa cheia - principalmente de afetos - fez-se um lanche ajantarado. Mataram-se saudades e mais uma vez a mesa e a comida foram o palco central de tudo. E mais uma vez criaram-se afetos e memórias num lanche com amigos.



Ingredientes para um bolo pequeno:

3 ovos
150g de cenoura ralada
100ml de óleo de girassol
raspa e sumo de 1 laranja
50g de amêndoa picada grosseiramente
175g de açúcar
175g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó

Preparação:

Numa taça misture a cenoura ralada com o açúcar, os ovos, o óleo, as amêndoas e a raspa e sumo de laranja. Misture tudo muito bem.
À parte misture a farinha com a canela e o fermento, e envolva depois suavemente no preparado anterior.
Coloque a massa numa forma redonda de 18cm de diâmetro, previamente untada e forrada com papel vegetal, e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozinhado quando testado com um palito.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Também quero ser convidado para lanchar :D
    Tem tudo um ótimo aspeto! Muito bom. É nestas alturas que não me importo nada de ter uns quilinhos a menos.

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo tem um aspecto divino! :)

    ResponderEliminar
  3. Este bolo está com um ar bem guloso :)
    Beijinhos
    Bruna
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:12

    De onde é o serviço joana? é lindo!!! bolo tem óptimo aspecto

    ResponderEliminar
  5. Que bela mesa e q belo bolinho :) Mais um a acrescentar à lista dos 'a fazer'! Não é preciso uma mesa mt cheia de 'coisas' para se passar umas belas horas com amigos, pq as emoções enchem-nos o suficiente :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  6. Adoro esse bolo!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com celebridades, cinema )

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:49

    Que mesa mais apetitosa! O bolo está muito apetitoso e lembra um que gosto muito de fazer nesta altura, e que é muito versátil (dá para fazer com abóbora, maçã, cenoura, marmelo ou mesmo batata doce, ralados em cru). A mesa pode estar simples, mas tem algo "invisível": o carinho e o afeto para aqueles que são muito queridos para nós, seja a família ou amigos. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Está uma mesa repleta de coisas boas, o bolo está com um aspecto muito guloso e se a companhia era boa, então foi de certeza uma tarde muito bem passada, como eu gosto :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  9. Amanhã é o meu aniversário e escolhi este bolo, e não estou nada arrependida, a avaliar pelo aroma que ficou em casa, o sabor não pode dececionar :)

    ResponderEliminar
  10. Aii que belo bolinho! :)

    ResponderEliminar

Imprimir