Empadão Folhado com Ovo e Espinafres


Um fim de semana muito preenchido. Visita da minha amiga Cristina, para passar o fim de semana, um aniversário, e um jantar de sábado com umas visitas “inesperadas”.
Um fim de semana de sol, que foi perfeito para levar os meus miúdos a passear no botânico, enquanto se aproveitou para fazer as compras no mercadinho biológico, ou para aproveitar a manhã de domingo para tomar café numa esplanada com companhia dos avós.
Como sempre o fim de semana passou a correr, e de repente é novamente segunda feira. Estou novamente sozinha em casa com os dois, e há um mundo de tarefas para fazer, além de tomar conta destes dois. Quero parar 5 minutos e ter tempo para pensar no natal e nos cabazes, mas não sei se vai ser esta semana que ainda consigo por tudo em ordem!
A ver vamos! Faltam menos de 50 dias para o natal sabiam? Para já uma receita para começar a semana da melhor forma possível!



Ingredientes para 2 pessoas:

1 placa de massa folhada refrigerada retangular pronta a usar
2 ovos 
200g de carne bolonhesa (feito em casa e preparado anteriormente)
75g de espinafres frescos (podem usar congelados - e deixam previamente descongelar)
4 fatias de queijo mozarella
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 gema para pincelar

Preparação:

Num tachinho coza os ovos durante 10 minutos. Retire, deixe-os arrefecer bem em água fria e descasque-os.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e salteie rapidamente os espinafres até murcharem. Tempere a gosto de sal e pimenta e deixe arrefecer completamente antes de montar o empadão.
Corte a massa folhada ao meio. Sobre uma parte da massa coloque a carne à bolonhesa, mas que não deve ter molho. Sobre a carne coloque os ovos previamente cozidos e cortados em rodelas, as fatias de queijo e sobre estas os espinafres salteados. Cubra com a outra parte de massa folhada e com um a ajuda de um garfo pressione as extremidades para fechar bem.
Pinecele a superfície com um pouco de gema de ovo batida com uma colher de água ou de leite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar bem folhada.
Sirva com brócolos cozidos ao vapor ou uma salada verde.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Reconfortante, muito bom
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com celebridades, cinema e PLAYMATES )

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:54

    Uma boa ideia, e quase que poderia dizer um "empadão à florentina"! O tempo está a passar demasiado depressa, e quase que já estamos com um pé em Dezembro. Também tenho que pensar nos cabazes de Natal (ver receitas de bolachas simples e fáceis de fazer, filtrar os licores, embrulhos, etc), mas o tempo é muito curto para tudo aquilo que queremos fazer. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Gente do céu, que delícia! Amei as fotos dessa receita!

    ResponderEliminar
  4. Adoro este tipo de folhados com uma salada, refeição perfeita :)
    Se puder, venha me visitar em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Só coisas boas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:36

    Uma apresentação bem bonita!!!. Por acaso a Joana nunca confeccionou esta receita com salmão? É que li algures, que há um prato de origem russa, que leva: salmão, ovo e espinafre envoltos em massa folhada e é óptimo!

    ResponderEliminar
  7. Olá! Fiz hoje esta receita para o almoço e ficou óptimo. Obrigada pela sugestão, por esta e por muitas outras. Bom trabalho! Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir