Caril de Romanesno, Couve flor e Pimento Vermelho com Caju



As refeições sem carne nem peixe continuam a ser uma “prioridade” cá em casa. Pelo menos uma vez por semana, idealmente duas.
Não tenho a mínima intenção de me tornar vegetariana e muito menos vegan. Compreendo e respeito a decisão de todos, mas prefiro uma alimentação onde também há lugar para carne e peixe. No entanto concordo com a diminuição do consumo das mesmas. E faz-me todo o sentido passar a comer carne de melhor qualidade, de animais de pasto, criados ao ar livre em vez de animais de produção intensiva. E peixe maioritariamente selvagem/ de mar, e ovos de galinhas “felizes”, criadas ao ar livre. Já o fazemos há alguns anos aqui em casa. Cada vez com maior consciência dos animais que comemos, e da forma como viveram, se alimentaram e foram criados, antes de nos vir parar ao prato. Continuamos a fazer refeições de carne e peixe, mas fazemos quase com que sejam o “acompanhamento”, em vez da componente principal. Com a cozinha vegan, vegetariana e até macrobiótica tenho aprendido novas formas de cozinhar vegetais e até algumas leguminosas, de maneira que elas sejam mais apelativas, com mais sabor e diferentes texturas, e ao mesmo tempo diminuimos gradualmente a quantidade de carne e peixe que comemos a cada refeição. Não insistimos muito com os miúdos para comerem a “carninha” e o “peixinho” todo, mas insistimos para que experimentem diferentes legumes e vegetais.
Ouço dizer que há uma moda de nos tornarmos vegetarianos ou vegans, Eu acho apenas que estamos a ganhar uma maior consciência daquilo que comemos todos os dias. Do tipo de animais que queremos comer e das implicações que isso tem nas nossas vidas.
Acho realmente que é mais sustentável até uma alimentação diversificada, do que uma alimentação baseada apenas em vegetais. Mas acho sobretudo que há lugar para tudo e para todos. E que uma refeição sem carne e sem peixe por semana é um excelente compromisso para uma nova consciência alimentar e para diversificar o que colocamos nos nossos pratos todos os dias.
E assim aqui fica a primeira receita sem carne nem peixe de 2019.

Ingredientes para 4 pessoas:

1/2 couve flor
1 couve romanesca pequena
1 pimento vermelho
1 lata de leite de coco (400ml)
1 colher de sopa de pó de caril
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de óleo de coco
2 dentes de alho
1 pedacinho de gengibre fresco
1 cebola
1 tomate pequeno
piri-piri a gosto
100g de caju previamente tostado no forno ou numa frigideira

Preparação:

Separe a couve flor em raminhos assim como a couve romanesca. Corte o pimento em cubos não muito pequenos. Reserve.
Pique a cebola juntamente com o alho e o gengibre e leve ao lume num tacho juntamente com o óleo de coco. Acrescente depois o pó de caril e o tomate picado ou triturado e deixe cozinhar em lume brando durante uns minutos até a cebola estar cozinhada. Junte depois os vegetais e envolva-os bem na mistura de caril. Acrescente o leite de coco, o piri-piri a gosto, se usar e tempere com sal e pimenta. Envolva bem e tape o tacho, deixando cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios. 
Retire depois do lume e junte os cajus tostados, mesmo antes de servir.
Acompanhe com um pouco de arroz branco e se quiser um ovo estrelado ou escalfado.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo10:27

    Subscrevo completamente o que escreveu, embora esteja a tentar "ajustar" a questão da boa origem das carnes e ovos (o peixe é de mar), em função da oferta/disponibilidade nos supermercados/talho e orçamento.
    Há muito para descobrir dentro do universo dos legumes e leguminosas, e é redutor ficar limitados a uma única forma de preparação.
    Independentemente das convicções pessoais ou globais, há uma maior consciencialização para esta temática.
    Pessoalmente, acho que há um excesso de oferta nos países ocidentais, em termos de alimentação (produção e canais de distribuição), não valorizando o que temos á nossa disposição (a sensação de "produto barato e descartável", sem olhar ao gastos com a sua produção e ao desperdício gerado).
    Considerações à parte, uma boa ideia para variar as refeições com legumes.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir