Mousse de Chocolate Deliciosa


Ter um blogue há tanto tempo - mais de 13 anos - implica que com o tempo passamos a cozinhar algumas coisas de maneira diferente e com algumas alterações.
Faço quase desde sempre a mesma receita de mousse de chocolate, que a tia do Miguel me ensinou. Mas entretanto, com o tempo, fui alterando essa receita para a fazer como agora a faço. Porque percebi que ficava igualmente bem sem o  açúcar, e com muito menos manteiga. E entretanto aquela receita já não é aquela receita e passou a ser a minha versão daquela receita inicial.
É um bocado aquilo que digo sempre nos workshops. As receitas que levo para um workshop não são para ser feitas exatamente como as partilho, e também não são minhas, As receitas deixam de ser minhas a partir do momento em que são partilhadas com outras pessoas, e passam a ser vossas assim que as fazem e lhes dão o vosso cunho pessoal. Assim que alteram um ingrediente porque não gostam ou por outra coisa que têm em casa, assim que reduzem uma quantidade de um ingrediente e aumentam outra.
É isto o que, de uma forma geral, as receitas têm de bom. Esta enorme capacidade de se mutarem e se transformarem em tantas receitas diferentes que são de toda a gente no geral e de ninguém em particular!

Mesas para Refeições ao Ar Livre “

OVAR - Furadouro - 30 de Junho: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

6 ovos 
200g de chocolate de culinária ou chocolate negro, dependendo do vosso gosto pessoal
50g de manteiga 

Preparação:

Parta o chocolate em pedacinhos e derreta-o no microondas ou em banho maria juntamente com a manteiga. Atenção para não deixar queimar o chocolate. Se usar o microondas derreta o chocolate durante 90 segundos, parando e mexendo o chocolate a cada 30 segundos.
Entretanto separe as gemas das claras.
Bata as claras em castelo. Reserve.
Assim que o chocolate esteja derretido junte as gemas previamente batidas com um garfo e envolva bem. Junte depois, envolvendo com cuidado as claras em castelo.
Coloque numa taça e leve ao frigorífico pelo menos duas horas antes de servir.

Sirva a mousse simples, ou para um toque diferente junte frutos vermelhos, e bolachas esmigalhada (usei as bolachas de aveia, mel e passas que publiquei a semana passada e decore a gosto com flores comenstíveis ou hortelã fresca.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Igual à que faço.... :)

    ResponderEliminar
  2. Teresa11:23

    Que bom aspecto! Mas ovos crus,não consigo comer. Não tem problema? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:42

      Teresa,

      A mousse é conservada no frigorífico até ao momento de ser servida. Os ovos a usar devem ser frescos.
      Se faz impressão comer ovos crus, não gosta ou não pode comer, pode tentar ver receitas de mousses de chocolate com outros ingredientes. Há receitas de mousse com dois ingredientes (ex. chocolate e natas, chocolate e água - esta um pouco mais demorada e "técnica"), ou com ingredientes diferentes ("nata" de côco, abacate, aquafaba). Veja na internet, pois há várias receitas de mousse de chocolate.

      Um grande beijinho,
      Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Teresa11:14

      Muito obrigada!��

      Eliminar
  3. Belíssima! Tb faço isso: adapto as receitas q vou vendo ao meu gosto pessoal, tentando q seja mais 'saudável' de acordo c as mhs características físiológicas e limitações :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. A diferença é que derreto o chocolate com um bocadinho de leite. Não uso manteiga. Fica igualmente deliciosa!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:25

    As receitas não são algo estanque, vão evoluindo ao longo do tempo e adaptando-se às circunstâncias de quem as fazem.
    Aqui, uma mousse de chocolate, varia consoante a pessoa que a faz, podendo ser adaptada ao gosto pessoal, e conforme os ingredientes utilizados.
    Apesar de gostar de mousse de chocolate, não costumo fazer muitas vezes, porque como uma vez e esqueço-me depois dela. Entretanto, o meu paladar mudou e dou por mim a "roubar" no açúcar e a usar chocolate mais amargo (mais de 70% cacau).
    A receita de casa é parecida a esta, e muitas vezes leva natas em vez da manteiga e alguma folha de gelatina derretida para ficar mais sólida.
    A ver se faço as "pazes" com a mousse, reduzindo a dose para não dar azo a esquecimentos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir