Azevias Fritas com Farinha de Milho


Os fritos não são nada usuais aqui em casa. E nesse capítulo acho que o peixe frito é ainda o que faço com mais frequência, uma ou duas vezes por mês. Gostamos de pescadinhas de rabo na boca (marmotas), petinga e carapauzinhos fritos, e às vezes umas fanecas... peixes que se comem essencialmente fritos. E, ocasionalmente acho que nada disso é um exagero. E vamos também variando os peixes que comemos aqui por casa - porque preferimos o peixe de mar e da nossa costa ou o que aquacultura sustentável.
Em relação ao peixe frito... nada mais simples. Cá em casa fritamos em azeite próprio - pois estamos a tentar deixar de consumir óleos refinados e que são apenas usado em raras situações - e sempre me farinha de milho, o que dá ao peixe uma textura maravilhosa em relação ao uso da tradicional farinha de trigo.
Quanto às azevias - também conhecidas como línguas - são uma espécie de linguados. Estas que vieram do Peixinho da Lota, eram pequeninas e portanto pouco mais davam para fazer do que fritar! Mas cá em casa todos gostaram muito. E eu gosto cada vez mais desta facilidade de receber um cabaz de peixe fresco e variado em casa. Mais alguém já experimentou?!

Mesas para Refeições ao Ar Livre “

OVAR - Furadouro - 30 de Junho: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de avezias preparadas e limpas
sal q.b.
farinha de milho q.b. (eu uso farinha de milho biológica)
azeite para fritar

Preparação:

Tempere o peixe com sal e deixe tomar gosto.
Retire o excesso de humidade do peixe com a ajuda de uma toalha de cozinha, e passe depois o peixe pela farinha de milho, retirando o excesso, sacudindo-o.
Leve o peixe a fritar em azeite quente, virando-o, de modo a que fique dourado e crocante.
Escorra sobre papel absorvente.
acompanhe com arroz de ervilhas e brócolos cozidos a vapor.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:50

    Mas que rico peixinho!
    Os fritos, também, são ocasionais em casa, não só pela questão da saúde mas mais por causa da cozinha ficar a "cheirar" a fritos.
    Quando é peixe para fritar, a opção recai na fritura em azeite ou óleo, passado por farinha ou amido de milho, pois a versão "frita no forno" não reúne adeptos em casa.
    Gostaria que na minha zona houvesse este tipo de oferta (cabazes) em termos de peixe e carne, dependendo dos horários/datas de entrega, pois realmente é prático. Tinha ideia da existência de um projecto similar para o peixe, na zona de Sesimbra e arredores, mas é capaz de não ter vingado.
    Seja como for, irei estar atenta a estes peixinhos na praça da minha zona. Se nós consumidores não mudarmos a nossa forma de comprar, ie, comprar sempre o mesmo e não experimentar peixes "novos", a "oferta" continuará a ser sempre a mesma.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. olá , azevias e linguas são coisas diferentes , aliás , as linguas são bem melhores que as azevias

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:28

    Olá Joana, pensei que "fritava" sempre o peixe no forno...

    ResponderEliminar

Imprimir