Lasanha de Frango e Beringela com Bechamel de Couve Flor


Esta semana voltou a não haver meal prep cá em casa. Para nós é uma semana mais curta, pois vamos amanhã passar uns dias fora, e por isso mesmo não valia apena fazer uma preparação apenas para 2 dias!
Quando isso não acontece, aproveito sempre para despachar algumas coisas pré preparadas no congelador. Foi o caso desta semana, Almôndegas prontas - que basta colocar a estufar num molho de tomate e acompanhar com brócolos que tenho sempre congelados (compro brócolos congelados que tenho sempre disponíveis para acompanhamento). E depois tinha também congeladas sobras de frango que já estava cozinhado e desfiado. No frigorífico tinha 1 beringela, tomate, couve flor, queijo mozarella... e portanto foi muito fácil lembrar-me de preparar uma lasanha de beringela e frango.
E assim, enquanto as almôndegas do jantar de segunda feira cozinhavam lentamente no molho de tomate, a lasanha foi tomando forma.
Só um pequeno a parte com o “bechamel” de couve flor! Tenho visto versões diversas de “bechamel2 de couve flor, e até de outros legumes em vários sites e blogues que promovem alimentação mais vegetal e/ou livre de gluten e laticínios, bem como em alimentação mais low carb. É realmente uma boa alternativa, mas é principalmente uma optima forma de incluir mais legumes na nossa alimentação, de uma forma menos evidente. Faz mesmo quase as vezes de um bechamel tradicional. E vale a pena experimentarem.

“Mesas para Refeições ao Ar Livre “

OVAR - Furadouro - 30 de Junho: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de frango desfiado
1 beringela
2 tomates maduros
1/2 couve flor
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 lata de leite de coco
sal e pimenta q.b.
200ml de molho de tomate caseiro (ou de compra!)
noz moscada q.b.
1 bola de mozarella fresca
ervas secas a gosto q.b.
azeite q.b.


Preparação:

Descasque a beringela usando um descascador de legumes. Corte depois a beringela em fatias finas e tempere de sal. Numa frigideira anti aderente coloque um fio de azeite e cozinhe a beringela até que fique bem macia. Repita até ter cozinhado toda a beringela. Reserve
Para o bechamel de couve flor, separe a couve flor em floretes pequenos e coloque num tachinho. Junte depois o leite de coco, os dois dentes de alho e a folha de louro e leve a cozinhar em lume brando, até que a couve flor esteja bem macia. Quando estiver cozinhado, retire o louro e, com a ajuda da varinha mágica triture bem até obter uma mistura que se assemelha a um molho bechamel. Tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada e reserve.
Corte depois o tomate bem maduro em fatias finas assim como a mozarella.
Monte depois a lasanha.
No fundo de um tabuleiro coloque metade do frango. Cubra com metade de molho de tomate caseiro e com algumas rodelas de tomate fresco e de mozarella. Por cima disponha metade das fatias de beringela. Cubra com o restante frango, molho de tomate, tomate e por cima o resto da beringela. Cubra a beringela com o resto da mozarella e por fim termine com o bechamel de couve flor. Polvilhe com umas ervas secas a gosto e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até que fique dourado.
Sirva com brócolos cozidos ou com uma salada verde.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. A lasanha parece-me bem, mas estou curiosa para fazer esse béchamel alternativo e vegetal :) Obrigada pela sugestão! Bjinhos e bom fds prolongado!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:42

    Fiquei curiosa com este "bechamel", bem como a lasanha em si.
    Conheço as lasanhas feitas com fatias de beringela (com a casca) ou courgette, mas estas normalmente são em cru, ficando algo muito aguado.
    Fico com a sugestão, pois preparada desta forma é mais apelativa do que com a casca.
    Estamos a começar a entrar na época das beringelas, e vai ser uma forma de lhes dar uso.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Tenho de experimentar esse béchamel! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. Que rica e deliciosa lasanha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. This is a very nice article. Thanks for sharing your nice article. we provide high-quality photo editing service at a competitive price from clipping expert asia.com . That ensures to make the product images appealing and eye-catching. If you want to get high-quality photo editing service at a low cost. Then AS soon as possible you contact us.

    ResponderEliminar

Imprimir