Pirâmides de Chocolate


Desde a festa de final de ano na escola dos miúdos que acabei com um saco cheio de sobras de bolos (tipo bolo de iogurte, de maçã e de chocolate) no congelador. Guardei-os porque sabia que as Pirâmides de Chocolates eram feitas com sobras de bolos, e lembrei-me que poderia aproveitar essas mesas sobras para isso. Assim foi.
Entretanto lá chegou o dia de colocar mãos à obra e de fazer as pirâmides. Não valia a pena andar à procura de receitas por blogues e sites duvidosos e que por vezes não funcionam... Fui diretamente à fonte, e portanto à La Dolce Rita - procurei no livro, mas podia ter sido no canal de youtube.
E lá fiz as pirâmides que ficaram deliciosas e realmente parecidas com as originais. A mim, não me faz confusão nenhuma o bolo ser feito de sobras e aparas de outros bolos. E se querem saber a minha opinião acho que é um exemplo ideal de desperdício zero e de sustentabilidade na cozinha! Nada se desperdiça, tudo se transforma. Até um bolo de pastelaria!

Ingredientes para cerca de 8 pirâmides:
(in “Uma Pastelaria em sua Casa” - Rita Nascimento, página 191)

400g de bolos sem creme
150ml a 200ml de calda de açúcar *
15g a 25g de cacau em pó
50g a 70g de doce de alperce (eu usei de ameixa)
1/2 colher de chá de erva doce em pó
1/2 colher de chá de canela em pó

200g de chocolate semi-amargo
1 colher de sobremesa de óleo de coco
  • Calda de açúcar: juntar 200g de açúcar e 200ml de água num tacho e misturar bem até o açúcar dissolver. Levar a lume brando, mexendo ocasionalmente até a calda levantar fervura. Retirar do lume e deixar arrefecer antes de usar.

Preparação:

Triture os bolos num robot de cozinha e misture o cacau, a canela e a erva doce. (A erva doce a a canela servem para uniformizar o sabor das pirâmides, visto que estmos a utilizar vários bolos diferentes, e conferem o sabor característico das pirâmides!) Misture também a calda e o doce de alperce, aos poucos e até a mistura ter uma consistência moldável, como se fosse palsticina e não se agarrar nem às mão, nem à taça. Dependendo dos bolos que está a usar pode ou não ter necessidade de juntar mais ou menos doce, calda ou cacau.
Molde as pirâmides, formando primeiro bolas e alongando um lado para formar um cone. Leve ao congelador cerca de 10 minutos para ganharem firmeza.
Prepare depois a cobertura de chocolate. Derreta o chocolate com o óleo de coco até ficar brilhante e macio (90 segundos no microondas parado e mexendo a cada 30 segundos!)
Mergulhe depois cada pirâmide no chocolate com a ajuda de um espeto ou dois garfos, e coloque-as depois a secar sobre papel vegetal. Leve ao frigorífico até a cobertura solidificar.

Bom Apetite!


4 comentários :

  1. Realmente, uma ótima ideia para evitar desperdício ;)
    beijinho

    Sara
    https://nacozinhadasara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:44

    Estão lindas!
    E assim regressei a um dos meus bolos preferidos de infância - recordo com saudades de umas muito grandes (e muito boas) que a minha mãe comprava de vez em quando numa pastelaria em Lisboa, coroadas com chantilly legítimo!
    Tenho o livro e já tinha passado por elas, embora tenham ficado de lado porque não costumo ter sobras de bolo (faço versões pequenas dos bolos).
    É efetivamente uma boa ideia para usar os restos de bolos (já vi umas bolachas com sobras de bolo rei da Clara de Sousa), e evitar o desperdício alimentar.
    Tenho que "rebuscar" o congelador à procura de bolos que possam ter sido congelados, caso contrário espero quando tiver sobras de bolo.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Fernando Martins13:46

    E eu ate nem precisei de esperar por sobras de bolos! Vivo em Inglaterra e aqui qualquer supermercado tambem bende aqueles chamados bolos 'secos' de 500gr ou 1kg, que se usam como base para depois decorar em casa. Comprei um, deixei aberto em cima do friforifico uns 4 dias e ficou no ponto para usar! Aproveitei a dica de uma amiga e juntei 50cl de vinho do Porto. Fantastico!

    ResponderEliminar

Imprimir