Salada de Arroz e Frango com Picadinho de Tomate e Abacate


Acho sempre que nesta altura do verão, não há nada que chegue às saladas frias. Mas quando falamos de saladas frias há inúmeras combinações que podemos fazer: de arroz ou massa ou quinoa ou millet ou bulgur. Com ou sem leguminosas. Só de vegetais. Com frango ou atum ou sobras de outra coisa qualquer. Com ou sem enlatados... Realmente a imaginação é o limite, e é sempre uma boa maneira de fazer limpeza ao frigorífico, não desperdiçando nada.
Esta foi um dos nossos almoços. Arroz basmati soltinho. Frango assad desfiado, ovo cozido e um picadinho de legumes frescos. Uma excelente combinação e uma refeição de verão/praia/férias mesmo à minha maneira.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de arroz basmati cozido (e bem soltinho)
2 mãos cheias de canónigos (ou alface. espinafres ou rúcula)
2 ovos cozidos
1 chávena de frango assado e desfiado. limpos de peles e ossos
1/2 abacate
2 tomates chucha
1 molhinho de coentros frescos
1 pimento assado de conserva
sal e pimenta q.b.
sumo de lima q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Numa travessa coloque os canónigos (ou outras folhas verdes à escolha) e por cima disponha o arroz. Por cima do arroz coloque o frango desfiado e envolva rapidamente para misturar, mas sem amassar os ingredientes.
Entretanto prepare o picadinho. Corte o tomate em cubinhos e coloque numa taça. Junte o abacate também cortado em cubinhos, assim como o pimento assado. Junte tudo e acrescente também os coentros frescos picados e tempere com sal, pimenta, sumo de lima e o azeite. Envolva bem e disponha sobre a restante mistura de arroz e frango,
Decore depois com as rodelas de ovo cozido e polvilhe com um pouco mais de coentros frescos picados.


Bom Apetite! 

5 comentários :

Imprimir