Tarte de Chocolate, Caramelo e Amendoim


Andei dias a pensar nesta tarde. A combinação pareceu-me obvia ao olhar para um chocolate Snickers na fila da caixa do supermercado. Voltei para trás, comprei chocolate e amendoins e natas para o caramelo.  E aguardei que chegasse o dia de a fazer. 
A receita construiu-se na minha cabeça e depois foi só misturar os ingredientes e chegar ao resultado final. Aconteceu fazer duas: uma para levar para um jantar em casa dos meus cunhados, e outra para logo no dia seguinte ser a sobremesa num almoço cá em casa.
Foi aprovada por todos. Muito elogiada. Mas na verdade tem tudo para agradar aos gulosos.
Fiquei logo incumbida de fazer outra. Hoje volta a sair da cozinha.
Espero que também saia das vossas.

Ingredientes:

Massa:
100g de açúcar em pó
2 gemas
300g de farinha
125g de manteiga
4 colheres de sopa de leite

Recheio:
150g de amendoins torrados (usei sem sal, mas podem usar amendoim salgado)
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim 100% amendoim

Cobertura:
200g de chocolate 70% cacau
1 colher de sobremesa de óleo de coco
Pétalas de rosas secas (opcional)
britlle de amendoim triturado (caramelo seco com amendoim) opcional

Preparação:
No robot de cozinha coloque o açúcar em pó, a manteiga, as gemas, a farinha e o leite e ligue-o, deixando-o a trabalhar até que se forme uma massa homogenea e uniforme. Se não tiver robot de cozinha, deverá colocar a farinha, o açúcar e as gemas numa taça, abiri uma cova ao meio e adicionar as gemas, o leite e a manteiga em cubos pequenos e ir amassando com as mãos até obter uma massa lisa e homogénea. 
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa (ou formas de tarteletes individuais). Como a massa fica um pouco mole e é um pouco difícil de estender com o rolo, eu prefiro forrar à mão a tarteira, mas no caso de usarem rolo experimente esticar a a massa entre duas folhas de papel vegetal.
Depois da tarteira forrada com a massa, leve-a a cozinhar, cerca de 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC. Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme depois cuidadosamente a tarte e coloque no prato de servir.
Depois do caramelo pronto e arrefecido, junte-lhe a manteiga de amendoim e os amendoins torrados e envolva bem.
Recheie a massa da tarte previamente feita, alisando a superfície.
Derreta depois o chocolate com o óleo de coco durante cerca de 90 segundos no microondas, mexendo o chocolate a cada 30 segundos. Mexa bem até que o chocolate fique liso e macio.
Verta cuidadosamente o chocolate sobre o caramelo da tarte. alisando cuidadosamente a superfície. Com o chocolate ainda por solidificar polvilhe com as decoração a gosto (eu coloquei as pétalas de rosa desidratadas e o caramelo de amendoim triturado).
Leve ao frigorífico até o chocolate solidificar.
Sirva em fatias.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Maravilhosa! Irá sair, com certeza ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:52

    Gulosa!
    Acredito que esta tarte "snickers" tenha "devorada", digo, bastante apreciada!
    Também deve ficar boa com amendoins salgados, ou com piri-piri, com cada um deles a dar o seu toque especial (lembro-me ter visto bolachas de chocolate e malagueta, com um um toque de caramelo na cobertura).
    Para experimentar brevemente, se não consumir os elementos da receita!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Olá, Joana! Fiz esta receita este fim-de-semana e foi um sucesso, claro :) Já não resta nada!

    Só fiquei com uma questão, relativa ao caramelo salgado: quando juntamos o açúcar e a água ao lume, a receita diz para ir mexendo, mas será mesmo assim? É que em quanto ia mexendo, aquilo não caramelizava... Acabei por parar de mexer, e ele lá ganhou côr :) Ainda sobrou um bocadinho, e ontem dei comigo a comer aquilo às colheres! Ahahahah :)

    ResponderEliminar

Imprimir