Chutney de Pimentos


Ainda da saga de acabar o que tínhamos lá por casa.... Tinham-me dado pimentos. Eu ia fazer uns rolinhos de carne com crepes de folha de arroz, e precisava de um molho à altura. Como tinha imensos pimentos a ideia foi fazer uma espécie de compota de pimentos, e não é que ficou provada? Doce, acida e picante. Perfeita para acompanhar estes rolinhos. E uma boa e diferente maneira de aproveitar pimentos!
Espero que gostem. Aqui fez sucesso.

Ingredientes para 1 frasco

500g de pimentos (usei verdes)
1 malagueta fresca ou seca
250g de açúcar amarelo
200ml de vinagre de vinho tinto
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:

Retire os pés aos pimentos e corte-os em tirinhas finas. Leve uma frigideira larga ao lume com o azeite e junte os pimentos. Deixe cozinhar em lume brando até os pimentos estarem macios, cerca de 15 a 20 minutos.
Ao fim desse tempo junte o açúcar, um pouco de sal, a malagueta cortada em pedacinhos pequenos e o vinagre e envolva bem. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos em lume brando até o chutney ter uma consistência xaroposa.
Sirva com queijos,  crepes fritos, carne assada...


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Adoro pimentos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/08/de-volta-e-um-arroz-trapalhao.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Costumo fazer com pimentos vermelhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana! A quantidade de açúcar tem de ser mesmo essa? Se colocarmos menos, altera muito? Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:41

    Muito obrigada pela partilha deste chutney!
    Embora não o chutney não seja apreciado pelo resto do pessoal lá em casa (sou a única que gosta), deve vez em quando aparece em pouca quantidade, para dar uso a alguns ingredientes e ser algo diferente.
    Este lembra um "doce" de pimento e maçã avinagrado, que fiz para dar uso a um saco de pimentos que tinha sido dado. Na altura, gostei do resultado final.
    Fico com a sugestão, pois aprecio pimentos, e muitas vezes não os consigo consumir rapidamente, especialmente quando os vizinhos dão alguns das suas hortas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir