Batatas Doce Recheadas com Bolonhesa de Carne e Cogumelos



Se há coisa que os últimos anos me têm trazido, é uma maior serenidade. Dizem-me que chega com os 40, e são capazes de ter razão.

Nos dias que correm sinto que as coisas que mais prendem a minha atenção, a minha disponibilidade - seja ela mental ou apenas temporal - e a minha vontade são apenas e só as que valem a pena. As que sinto que me fazem bem e que me ajudam a seguir o caminho que eu acho que deve ser feito.

Tem sido uma caminhada também de autoconhecimento, de deixar de gastar energia com coisas que na verdade não acrescentam nada, e seguir caminho. Sentir que de alguma forma se continua a crescer e aprender e não se estagnou.

Que já não caímos em discussões parvas que não levam a lado nenhum, nem temos uma necessidade ridícula de provar a outros o nosso ponto de vista e opinião.

Quando a nossa vida passa a ser a nossa vida sem necessidade de justificar seja o que for. Quando aprendemos finalmente a calar mais do que o que falamos.

O que eu tento não calar, são as receitas que continuo sempre cheia de vontade de partilhar, como estas batatas recheadas que ficaram deliciosas e sai uma boa maneira de dar um novo uso aos mais variados recheios e pequenas sobras que possam ter por casa.


Ingredientes para  4 pessoas:


4 batatas doce laranja (ou outras) de tamanho médio

200g de cogumelos marron

1 cebola pequena

100g de sobras de bolonhesa de carne (ou outra sobra de carne, chouriço, bacon - e completamente opcional)

4 colheres de sopa de polpa de tomate

sal e pimenta q.b.

1 folha de louro

2 dentes de alho

azeite q.b.

125g de queijo mozarela ralado


Preparação:


Lave bem as batatas e asse-as inteiras e com pele até que fiquem macias. Pode usar o forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos, ou a airfryer a 180ºC durante 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume numa frigideira juntamente com uma colher de sopa de azeite e o louro. Deixe refogar bem. Limpe os lave os cogumelos e pique-os finamente. Junte depois à mistura de cebola e deixe cozinhar em lume alto de modo a que não se forme líquido. Tempere de sal e pimenta e acrescente a polpa de tomate e as sobras de bolonhesa envolvendo bem. Deixe cozinhar uns 2 ou 3 minutos. Desligue e acrescente metade do queijo e envolva bem.

Corte depois as batatas ao meio, sem chegar ao fim e abra-as ligeiramente em “borboleta”. Divida o recheio pelas batatas e polvilhe com o restante queijo.

Leve novamente ao forno aquecido, apenas uns 5 minutos, para derreter e gratinar o queijo.

Sirva com uma salada verde ou legumes salteados.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Querida Joana, é isso mesmo. Os filhos e a vida ensinam-nos a relativizar. Não precisamos de ter sempre a "última palavra" nem de provar nada a ninguém.
    Obrigada pelas receitas diárias(e pelas partilhas de desabafos que são, a meu ver, parte do sucesso deste blog); continua a ser a minha forma preferida de ver as receitas, fora da voragem das redes sociais.
    Beijo grande desta sempre fã,
    Susana B Albergaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho filhos, mas os 40 (já vou em 43) tb me ensinaram a relativizar e a olhar p as coisas/pessoas de outra forma. Mas, no meu caso e acho q no de mt boa gente, a pandemia fez-nos colocar tudo em perspectiva e oxalá nos sirva de aprendizagem para a vida. E agora, esta guerra sem qq sentido tb nos deve fazer pensar no q é verdadeiramente importante! E venham daí sempre receitas boas e simples, pois temos sempre de comer, não é? ;) Bjinhos!

      Eliminar
  2. Aspeto delicioso e muito apetitoso.
    .
    Abraço … saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Passando, vendo, relendo, elogiando a publicação, e desejando, um Feliz dia internacional da mulher, para si, e para todas as mulheres que por aqui passem e/ou façam parte da sua vida.. Não existe, e contra mim falo, a força que o coração e a alma de uma MULHER tem
    .
    Hoje escrevi: “ É lindo o coração da mulher “
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. O melhor blog de Culinária :)

    ResponderEliminar
  5. I definitely organized my thoughts through your post. Your writing is full of really reliable information and logical. Thank you for sharing such a wonderful post. 스포츠토토사이트

    ResponderEliminar

Imprimir