Sopa Cremosa de Abóbora e Couve Flor



Uma das regras que se usa cá em casa, é que nunca vamos passar um fim de semana fora, férias ou algo do género sem deixar sopa feita no congelador. 

Desta vez, não foi excepção e antes de irmos lá ficou um creme de legumes preparado para o nosso regresso e simplificar a nossa volta às rotinas.

E para quem diz sempre que sopa congelada não fica boa, permitam-me discordar. A sopa congelada apenas precisa de ser novamente fervidas depois de descongelada e antes de ser consumida. Garanto-vos que fica igual a acabada de fazer. Experimentem e depois digam alguma coisa!


Ingredientes para cerca de 2 litros de sopa:


350g de abóbora

1 cebola média

350g de floretes de couve flor

3 cenouras médias

sal q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Lave bem os legumes. Corte a abóbora em pedaços em pedaços Corte também a cenoura (eu não descasco, lavo apenas muito bem e uso com a casca!), e descasque e corte a cebola, e separe a couve flor em raminhos.

Coloque um pouco de azeite no fundo de um tacho (ou da bimby) e coloque todos os legumes. Deixe refogar um pouco, em lume brando e com a tampa, mexendo de vez em quando. (Na bimby, coloco a 100ºC, 15m, velocidade colher - sem água, só os legumes e azeite).

Ao fim desse tempo, cubra os legumes com água, só mesmo até cobrir, tempere de sal, e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. (Na bimby, mais 15m, temperatura 100ºC, velocidade colher) Quando os legumes estiverem macios, triture a sopa até que fique bem cremosa (Na Bimby triturar 1 minuto, velocidade 10 )

Acrescente agora água, se necessário até a sopa ficar com a consistência desejada - cremosa, mas não muito grossa - e deixe levantar fervura. Retifique de sal. (Na bimby, acrescente também agua até a sopa ter a consistência desejada e retifique de sal e deixe cozinhar mais 5 minutos, 100ºC, velocidade colher).

Sirva quente.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir