Tabuleiro de Bacalhau com Espinafres e Broa



O ciclo da vida. Nascemos, vivemos e morremos. O meu avô viveu até aos 100 anos (e meio) e ontem vimo-lo partir. Deixou um vazio. Mas sabemos que completou o seu ciclo em plenitude. Viu nascer 1 filha, 2 netas e 5 bisnetos. Viveu praticamente independente até ao fim. Sempre na casa dele e rodeado das coisas deles. Não podíamos esperar muito mais. Pudemos fazer-lhe uma festa de 100 anos rodeado pelo família e desejavas fazer a dos 101. Mas já não deu. Partiu ontem tranquilamente e em paz. E nós agora continuamos deste lado, a cumprir o nosso ciclo da vida, e a fazer o melhor que podemos, e a aproveitar o que de melhor ela tem. Adeus avô António. Sabemos que temos uma nova estrelinha a brilhar no céu.


Ingredientes para 4 pessoas: 


500gr de migas de bacalhau previamente demolhadas 

2 cebolas grandes 

250g de espinafres 

4 dentes de alho azeite q.b. 

1 folha de louro 

sal e pimenta 

350g miolo de broa 


Preparação: 


Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e 2 dentes de alho picados e junte os espinafres tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até que murchem. Reserve. Corte a cebola em rodelas finas e leve-as a alourar em azeite juntamente com o alho picado e a folha de louro. Quando a cebola começar a querer alourar, junte o bacalhau escorrido e deixe cozinhar 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta e sal, se necessário. 

Comece então a montar a travessa: coloque na base de um prato de servir que possa ir ao forno os espinafres salteados cobrindo todo o fundo. Por cima coloque a cebolada do bacalhau e cubra tudo com uma boa camada de miolo de broa esfarelado. Regue com um fio de azeite e leve a forno quente (200ºC) até a camada da broa estar lourinha. 

Sirva com uma salada verde! 


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Perdi o meu Avô há quase dois anos e custou (ainda custa) imenso... Não chegou aos 100, com muita tristeza nossa, mas quase que chegou aos 90 e sentimos muitas saudades dele. Mas sim, quando têm uma vida preenchida e feliz, resta-nos os bons momentos e as memórias em família! RIP e Viva os Avôs <3 Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. 1688upx com เข้า สู่ ระบบ วิธีการเข้าถึงและตะลุยโลกของโอกาสออนไลน์ที่ไม่เหมือนใคร คู่มือครอบคลุมนี้จะนำคุณผ่านกระบวนการขั้นตอนอย่างละเอียด PGSLOT เพื่อให้คุณมีความเชี่ยวชาญ

    ResponderEliminar

Imprimir