quinta-feira, março 29, 2007

Strudel de Maça, Passas e Canela

Foi com o aniversário do M, que dei finalmente uso a umas folhas de massa filo que tinha comprado há já algum tempo!
Surgiu um strudel, não sei se verdadeiro ou não. Fiz o que me ditou o conhecimento e a inspiração do momento, sem seguir receitas.

Ingredientes:

8 folhas de massa filo
2 maçãs
sumo de limão
50 gr de passas
50 gr de amêndoa laminada
manteiga derretida
acúcar amarelo q.b.
canela em pó q.b.
Acúcar em pó

Preparação:

Descasque e corte as maçãs em laminas finas, e regue-as com sumo de limão. Misture-lhes as passas e as amêndoas e polvilhe generosamente com açúcar amarelo e canela.
Ligue o forno a 180ºC.
Antes de começar a tratar da massa filo derreta a manteiga, e junte o acúcar amarelo com a canela num "polvilhador" ou numa tacinha.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com um pouco de manteiga coloque a primeira folha de massa filo. Com um pincel espalhe um pouco de manteiga por toda a folha de massa, polvilhe com açúcar e canela e coloque outra folha de massa filo por cima. Processa de igual modo até ter as 8 folhas de massa sobrepostas. Coloque por cima da 8ª folha a mistura de maçã, canela e amêndoa e enrole tudo como se fosse uma torta, tendo o cuidado de colocar por baixo a abertura da massa e de fechar bem as pontas.
Pincele o strudel com mais um pouco de manteiga e leve ao forno já quente durante 20 minutos aproximadamente.
Depois de ligeiramente arrefecido polvilhe abundantemente com açúcar em pó!
Sirva morno ou frio.

Bom Apetite!

4 comentários:

  1. Meu Deus, maçã e canela é a combinação perfeita!!! Adoro! Tem um óptimo aspecto, para não variar ;)
    *Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos e amigas,

    Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

    Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

    Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

    Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

    Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

    Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

    Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Que delícia! Descobri seu blog no Cozinhas do Mundo.

    ResponderEliminar
  4. Adoro strudel tenho que experimentar... eu faço 1 crumble de maça mto bom tb... mto facil de fazer ;) 1 delicia...

    beijinhos

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin