Raia com Salteado de Couve Roxa

O que estava para ser uma receita do Jamie Oliver, passou a ser outra coisa, inspirada na receita do Jamie Oliver. Passo a explicar.
Comprei estas postas de raia para fazer a receita que tinha visto no livro dele. Andei também à procura de radiccio, pois era um dos ingredientes da receita. Não encontrei o radiccio, e optei por substituir por couve roxa. E depois esqueci-me da pancetta que a receita também pedia - substituí por chouriço alentejano, e não coloquei as alcaparras pois cá em casa não gostamos.
No final, estava um peixinho muito bom, mas acho que fiz adapatações demais para dizer que é receita do Jamie Oliver! Esta aqui fica.

Ingredientes:

Postas de aba de raia
sal
pimenta
farinha
azeite
limão
couve roxa
chouriço

Preparação:

Começe por secar bem as abas da raia. Tempere-as depois com sal e pimenta. Passe-as por farinha sacudindo o excesso e aloure-as numa frigideira com um pouco de azeite. Depois de estarem coradinhas de ambos os lados, coloque-as num pirex e leve-as a forno quente durante 10 minutos ou até estarem cozinhadas.
Entretanto prepare o salteado de couve roxa. Corte a couve roxa o mais fininho que conseguir, e leve a alourar na mesma frigideira onde alourou a raia. Junte mais um pouco de azeite se necessário. Junte o chouriço também cortado em pequenas falhas. Tempere de sal e pimenta e deixe estufar até a couve estar cozinhada mas ainda firme.
Retire a raia do lume, coloque o salteado de couve roxa por cima e regue com sumo de limão acabado de espremer.
Sirva de imediato com umas batatinhas novas cozidas!

Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir