quinta-feira, Março 15, 2007

Petingas Albardadas

Há quanto tempo que não comia isto! Quando vi as sardinhas à venda no mercado, não fui capaz de resistir, e toca de comprar umas quantas! A peixeira foi muito simpática e arranjou-as tirando-lhes a tripa, o que me poupou um trabalho que eu não gosto muito!
Depois foi só fazer a polme, fritar e matar saudades deste petisco!

Ingredientes:

Sardinhas limpas de tripas
Farinha de trigo
sal
pimenta
sumo de limão
cebola
salsa
azeite
àgua
ovos
óleo para fritar

Preparação:

Depois das sardinhas amanhadas e passadas por água seque-as bem e tempere-as com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão.
Entretanto prepare a polme: junte os à farinha 2 ovos, tempere de sal e pimenta, junte a cebola e a salsa picadinhas e misture. Se a mistura estiver muito grossa, junte um pouco de água, mas não em demasia, para não acabar com uma mistura demasiado líquida. A consistência ideal deverá parecer massa de bolo!
Aqueça o óleo numa frigideira e vá fritando as sardinhas, passando-as primeiro por farinha e sacudindo o excesso e, depois, pegando-as pelo rabo, passe-as no polme até ficarem bem cobertas e coloque-as no óleo quente. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva com um arroz de espigos!

Bom Apetite!

5 comentários:

  1. Meu marido ia ter um ataque vendo esse prato. Ele simplesmente ama peixe frito e ainda mais 'petitinga'.

    ResponderEliminar
  2. Hmmmm, que delícia!
    Vi uma receita na tv hj de sardinhas ao escabeche! Agora entro aqui e me deparo com isso! Que vontade que deu! hehehe!

    Parabéns pelas delícias no blog!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  3. que saudades da minha mae............este petisco que ela fazia tantas vezes....

    ResponderEliminar
  4. Joaquim15:54

    A minha mae fez esta receita, e eu que gosto muito de sardinhas grelhadas, realça-lhes o sabor, nem queria acreditar quando comecei a come-las feitas por esta receita.
    Fritam por fora e por dentro fica a pele da sardinha quase crua, dá-se uma dentada sabe a pele crua de peixe. Odiei o sabor, nao recomendo a ninguém esta receita

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin