Soufflê de Bróculos


Este é um dos meus soufflês salgados favoritos. Eu como-o como prato principal acompanhado por uma salada verde, fazendo assim uma refeição onde posso deixar de lado o peixe, e principalmente a carne, mas pode ser feito como entrada, ou como acompanhamento de carnes assadas, por exemplo.
Apesar de estarem optimos de sabor e terem ficado bonitinhos, abateram ligeiramente quando os tirei do forno!

Ingredientes:

250g de brócolos
sal
1 cebola
50g de margarina
40g de farinha
3dl de leite
2 ovos
100g de queijo ralado em fio
pimenta
noz moscada

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 200ºC. Separe os brócolos em raminhos pequenos. Lave-os e coza-os em água temperada com sal.
Descasque e pique a cebola, e leve-a a alourar com a margarina. Polvilhe com a farinha, e regue com o leite. Deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Retire do calor, adicione os brócolos cozidos, bem escorridos, o queijo e as gemas. Misture bem. Rectifique de sal, e tempere com pimenta e noz moscada.
Bata as claras em castelo bem firme, e incorpore-as delicadamente no preparado anterior. Deite a mistura numa forma de soufflê previamente untada com margarina.
Introduza no forno já quente e deixe cozer durante cerca de 30 minutos (se fizerem como eu em formas individuais coza durante 20 minutos), não abrindo a porta do forno durante a cozedura.
Sirva imediatamente.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Uauuu! Que espetáculo está o seu souflé!
    É desta que tenho de me aventurar!
    Adoro bróculos, logo acho que vou gostar!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:01

    Agrada-me...mas eu e os soufflés não nos damos muito bem....ficam tão baixinhos, mas tão baixinhos...com muita pena minha!

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente gostava de experimentar porque adoro brócolos.E há bastantes refeições que não comemos nem carne nem peixe.Agora o problema é que os souflés, a mim,baixam-me sempre imenso ao sairem do forno e acabam por, visualmente, não ficarem muito agradáveis.
    Há algum truque para que isso não aconteça?
    bom fim semana

    ResponderEliminar
  5. Já experimentei e adorei. Esta é mais uma daquelas receitas que vou adoptar cá para casa. Apenas cortei um pouco na quantidade de queijo, pois para quem tem um blog de culinária, começo a sentir necessidade de pensar nestas coisas.
    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  6. Estou a seguir todos os passos na preparação desta receita...
    Espero que corra bem!
    Obrigado pelas dicas!

    ResponderEliminar

Imprimir