quarta-feira, Janeiro 31, 2007

Esparguete com Cherne, Gambas e Azeitonas

Esta é uma receita várias vezes experimentada, e bastante apreciada aqui por casa. Deixo a sugestão!

Ingredientes:

esparguete
cherne ou corvina cortada em pedaços grandes
gambas cruas e descascadas
vinho branco seco
dentes de alho esmagados
tomate pelado e passado
manjericão picado
coentros picados
sal q.b.
pimenta moída na altura q.b.
azeite q.b.
azeitonas pretas descaroçadas

Preparação:

Leve a água ao lume temperada com sal e um fio de azeite. Assim que estiver a ferver, coloque o esparguete e deixe cozinhar até ficar "al dente".
Ponha um pouco de azeite numa caçarola e refogue o alho até dourar mas, sem queimar, depois junte o tomate, o vinho tempere de sal e pimenta.Deixe levantar fervura em lume médio e em seguida reduza o calor e mantenha + ou - 20 minutos ao lume com a caçarola destapada e mexendo de vez em quando.
Junte o peixe sem espinhas, os coentros e o manjericão e cozinhe durante 5 minutos.Adicione as gambas e deixe mais 3 minutos ao lume, ou até o camarão ficar rosado.Junte as azeitonas.
Ponha o esparguete previamente cozido numa travessa funda, e verta o molho por cima.
Sirva de seguida.

Bom Apetite!

terça-feira, Janeiro 30, 2007

Peru Oriental no Wok

Esta é mais uma daquelas receitas ultra rápida, para quando se chega a casa sem tempo. Ter sempre legumes congelados no congelador acaba por ser uma grande ajuda!

Ingredientes:

bifinhos de peru
molho de soja
farinha maisena
óleo de sésamo
mistura chinesa congelada
sementes de sésamo
sal

Preparação:

Corte os bifinhos de peru em pequenas tiras e tempere com 2 a 3 colheres de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de farinha maisena e 1 colher de sobremesa de sementes de sésamo.
Entretanto aqueça o wok com um pouco de óleo de sésamo. Assim que o sentir quente coloque a mistura chinesa ainda congelada e deixe fritar mexendo bastantes vezes. Quando os legumes estiverem quase cozidos e tiverem libertado toda a água, coloque as tirinhas de peru com a marinada e deixe saltear até a carne estar cozinhada e a mistura seca (a farinha maisena embeberá o líquido dos legumes, criando um molho espesso).
Tempere com mais molho de soja e polvilhe com sementes de sésamo.
Sirva com arroz barnco ou com massa chinesa!

Bom Apetite!

segunda-feira, Janeiro 29, 2007

Trutas com Tomilho

Sou, desde há muitos anos, uma fã do Jamie Oliver. Vi praticamente todos os seus programas de culinária nos canais ingleses, dos quais copiei inumeras receitas.
Foi com bastante agrado que vi chegar o primeiro livro dele às bancas portugueses (editado em Inglaterra em 2000, se não estou em erro!). É claro que tinha de o ter!
Esta receita é tirada desse mesmo livro.
Tive de fazer uma pequenina alteração: em vez do tomilho fresco que a receita pedia, usei tomilho seco!

Ingredientes:

Trutas limpas de escamas e de tripa
azeite
Tomilho
Pimenta de moinho
folhas de louro frescas
sal
limão

Preparação:

Lave bem as trutas e seque-as com papel de cozinha. Num almofariz esmague as folhas de tomilho com o sal, junte azeite de modo a fazer uma pasta e barre as trutas com esta mistura, por dentro e por fora.
Coloque as trutas num pirex ou tabuleiro e tempere com um pouco de pimenta moída na altura.
Corte o limão ao meio, faça-lhe um corte e colque aí a folha de louro. Coloque as metades de limão no tabuleiro juntamente com as trutas e leve a forno bem quente, deixando cozinhar durante cerca de 20/30 minutos.
Acompanhe com umas batatinhas assadas ou salteadas e uns bróculos ao vapor!

Bom Apetite!

sexta-feira, Janeiro 26, 2007

Arroz Aldeão

Continuando com as comidas simples e fáceis.
Desta vez foi este arroz com carnes e vegetais. Não é que seja das minhas comidas favoritas, mas foi uma maneira de aproveitar várias coisas que andavam perdidas no frigorífico, sem um fim aparente! E no final até ficou bem bom.

Ingredientes:

Carne de porco cortada em pedaços pequenos (eu só usei salsicha fresca e cubinhos de pá)
Chouriço
cebola
alho
cenoura
couve lombarda
feijão (qualquer um, eu usei um resto de feijão frade)
Azeite
vinho branco
arroz carolino
sal e pimenta
piri-piri

Preparação:

Começe por fazer um refogado com a cebola e o alho picado e o azeite. Junte as carnes e deixe refogar um pouco. Junte o chouriço às rodelas, um pouco de vinho branco e deixe estufar até as carnes estarem cozinhadas. Acrescente as folhas de couve apenas cortadas ao meio, a cenoura aos cubinhos e o feijão. Tempere de sal, pimenta e piri-piri.
Acrescente a água necessária para fazer o arroz (mais seco ou mais caldoso, conforme preferir) e deixe levantar fervura.
Depois é só rectificar os temperos e acrescentar o arroz. deixando cozinhar.
Servir assim que o arroz estiver cozido!

Bom Apetite!

quinta-feira, Janeiro 25, 2007

Bacalhau à Lagareiro

Este é um dos meus pratos favoritos. Costumava fazê-lo em casa, grelhando o bacalhau numa grelha no fogão... Tinha o inconveniente do cheiro e do fumo.
Agora faço sempre no forno, e devo dizer que não perde quase nada para aquele que é feito na brasa!

Ingredientes:

postas de bacalhau altas demolhadas
batatinhas para assar
cebolinhas pequenas
alho
azeite (muito e bom)
sal qb

Preparação:

Começe por ligar o forno, e deixe ficar bem quente. Numa assadeira coloque bastante sal e junte as batatinhas bem lavadas e com a pele. Cubra com um pouco mais de sal e coloque no forno. Numa outra assadeira coloque as cebolinhas descascadas e com um corte até meio em cruz. Tempere com um pouco de sal e leve também ao forno bem quente. Ainda noutra assadeira coloque o bacalhau apenas pincelado com um pouco de azeite para não agarrar, e leve ao forno a assar.
Enquanto tudo isto assa (atenção para não queimar!), pique bastante alho e coloque num tacho de barro. Junte bastante azeite e coloque também no forno. Assim que o alho começar a querer fritar, retire do forno, tape e deixe ficar assim abafado.
Assim que as cebolas, batatas, e bacalhau estiverem cozinhados, vá retirando do forno e coloque no tacho com o azeite e alho.
As cebolinhas coloque-as inteiras, e, às batatas, sacuda o excesso de sal e dê-lhes o merecido murro antes de as mergulhar no azeite. Coloque as postas de bacalhau partidas ao meio e misture bem, para envolver no azeite, mas sem amassar. Sirva tudo bem quente, e, se necessário acrescente mais azeite que esta comidinha é gulosa!
Sirva acompanhado por uma salada de pimento assado (eu usei de conserva) com umas azeitonas gordas e pretas previamente descaroçadas, e uns pickles, para quem gostar!

Bom Apetite!

quarta-feira, Janeiro 24, 2007

Strudel de Frango

Andava pelo frigorífico um resto de frango assado. Resolvi então dar-lhe uma nova cara. Nada melhor do que experimentar pela minha mão um strudel salgado, já que o que tinhamos comido no Fim de Ano, um Strudel de Salmão e Espinafres, foi feito pela minha amiga AM.
Pus então as mãos na massa.... E o resultado final foi bom, muito bom!

Ingredientes:

Massa
200gr de farinha
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de óleo
125gr de manteiga

Recheio
1 cebola média
1 colher de sopa de azeite
1 lata de cogumelos laminados
1 lata pequena de milho
2 cenouras raladas
frango desfiado já cozinhado
sal, pimenta e noz moscada
2 colheres de sopa de farinha
250 ml de leite

Preparação:

Prepare a massa com a farinha, o sal, o óleo e 1 dl de água morna. Faça uma bola e deixe repousar. Derreta a manteiga e ponha à parte.
Entretanto descasque e pique a cebola e leve a alourar no azeite. Junte os cogumelos e o milho escorridos, a cenoura e deixe cozinhar uns minutos. Junte então o frango desfiado mexa bem e polvilhe com a farinha.
Aos poucos e poucos vá juntando o leite, de modo a formar uma espécie de molho bechámel, deixando engrossar. Tempere de sal, pimenta e noz moscada e deixe arrefecer.
Aqueça o forno a 200ºC.Cubra um tabuleiro com papel vegetal.Estenda a massa primeiro com um rolo e depois passe-a para um pano enfarinhado e, com as mãos, vá estendendo a massa até esta ficar o mais fina possível de tal maneira que se vejam os desenhos do pano.Pincele toda a superfície da massa com o manteiga previamente derretida.
Recheie então a massa com a mistura de frango (deve deixar uma distância de 2 cm sem recheio a toda a volta da massa) e, com a ajuda do pano enrole a massa como se fosse uma torta, fechando bem as extremidades e deixando a "costura" para baixo.Coloque no tabuleiro, pincele com manteiga e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, tendo o cuidado de ir pincelando com a manteiga.
Depois de pronto deixe repousar 5 minutos antes de servir!
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

terça-feira, Janeiro 23, 2007

Arroz Salteado com Cogumelos, Fiambre e Queijo

Há muitos anos que se faz esta receita em minha casa. É uma optima maneira de aproveitar sobras de arroz branco que aparentemente ninguém quer comer.
As origens desta receita remontam a um restaurante que eu, a minha irmã e os meus pais costumávamos frequentar bastante, há uns anos. Era o acompanhamento do nosso prato favorito e, talvez por gostarmos tanto deram-nos a receita!

Ingredientes:

Arroz branco já cozinhado
cogumelos laminados
manteiga
queijo ralado em fio
fiambre
pimenta de moinho

Preparação:

Numa frigideira leve a manteiga ao lume e salteie os cogumelos. Assim que estiverem cozinhados, junte o arroz, e o fiambre cortado em tirinhas ou cubinhos. Salteie um pouco mais, até o arroz estar bem quente, e junte o queijo, envolvendo bem.
Assim que o queijo começar a derreter, tempere com pimenta preta, mexa um pouco mais e sirva de imediato!
Acompanha muito bem uns panadinhos ou carne grelhada, ou até um frango assado.

Bom Apetite!

segunda-feira, Janeiro 22, 2007

Frango Foguetão

Mais uma receita simples! Talvez a receita mais simples que conheço, própria para quem não sabe ou não gosta de cozinhar.
Aqui não é o caso, mas devo dizer que gosto bastante do frango assado assim!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango
1 caldo Knorr de galinha
1 limão
1 colher de sopa de maionese
sal e pimenta qb

Preparação:

Depois de lavado e seco, coloque o frango numa assadeira ou num pirex, com o peito virado para cima. Corte o limão ao meio, espete-o com um garfo para libertar o sumo e coloque dentro da cavidade do frango, e faça o mesmo com o caldo Knorr esmigalhando-o com os dedos. Barre com a maionese o peito do frango e tempere ligeiramente com um pouco de sal e pimenta.
Leve a assar em forno quente.
A meio da assadura volte o frango, e se necessário volte a virar outra vez para que toda a pele fique bem tostadinha.
Sirva com umas batatinhas fritas e uma salada verde!

(Nota: o líquido que o frango vai libertando através da sua própria água e do limão, costumam ser suficientes para o assar. Eu nunca costumo juntar nenhum líquido. No entanto, se gostar de mais molho, junte um pouco de vinho branco no inicio da assadura!)

Bom Apetite!

sexta-feira, Janeiro 19, 2007

Brownies de Chocolate

Ainda o lanche de Domingo! Para além dos scones e do chá, resolvi também fazer, pela primeira vez, brownies!
A receita, usei uma publicada na revista "Blue Cooking" de Outubro de 2006.
Estavam bastante bons, mas para a próxima tenho de reduzir um pouco o tempo de cozedura!

Ingredientes:

6 colheres de sopa de manteiga sem sal
170gr de chocolate preto
1/4 chávena de cacau em pó
3/4 de chávena de farinha sem fermento
1/4 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 chávena de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha

Preparação:

Aqueça o forno a 170ºC. Forre uma forma quadrada com papel de vegetal, deixando uma borda de 2 dedos de fora da forma. Barre com manteiga e reserve.
Coloque a manteiga, o chocolate cortado aos pedaços e o cacau numa tigela e derreta em banho-maria.Retire do lume e deixe arrefecer. Numa outra tigela misture a farinha, o fermento e o sal.
Coloque em outra taça o açúcar, os ovos e a baunilha e bata em velocidade média durante cerca de 4 minutos. Adicione a mistura de chocolate e a farinha e bata tudo até ficar uma mistura homogénea.
Deite na forma e leve ao forno durante cerca de 35 minutos.
Deixe arrefecer na forma durante 15 minutos, e retire depois puxando pelo papel.
Depois de completamente arrefecido corte em quadrados antes de servir!

Bom Apetite!

quinta-feira, Janeiro 18, 2007

Scones

No domingo tive cá em casa uns amigos a lanchar. Nada melhor do que preparar uns scones bem fáceis e rápidos que difícilmente deixam de agradar a todos!
Servi-os morninhos com manteiga e compotas caseiras......a acompanhar um belo chá! "How british!"

Ingredientes:

225 gr de farinha
40 gr de açúcar
1 ovo batido
1 colher de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de leite
1 colher de chá cheia de fermento
1 pitada de sal

Preparação:

Peneire a farinha com o sal e o fermento. Junte a manteiga e os restantes ingredientes, misturando tudo rapidamente com as pontas dos dedos, sem amassar. Tenda bolinhas e coloque-as num tabuleiro untado. Leve ao forno quente durante 10 a 15 minutos. Sirva quentes com manteiga e compotas.

Bom Apetite!

quarta-feira, Janeiro 17, 2007

Farfale com Molho de Tomate, Azeitonas e Mozarela

Continuo a fazer coisinhas simples! Desta vez uma massa com molho de tomate e azeitonas. Em menos de 20 minutos ficou pronta!

Ingredientes:

Massa farfale
1 lata de tomate pelado
1 cebola pequena
2 dentes de alho
algumas folhas de mangericão
oregãos
sal e pimenta
azeitonas pretas descaroçadas
queijo mozarela ralado em fio

Preparação:

Começe por cozer a massa em água temperada de sal e com um fio de azeite.
Entretanto pique a cebola, os dentes de alho e o tomate pelado e coloque tudo numa panela juntamente com o líquido do tomate pelado, e leve ao lume. (Assim mesmo, não é preciso colocar azeite!) Tempere de sal, pimenta e oregãos e deixe cozinhar.
Assim que a massa estiver "al dente", retire-a do lume, escorra e passe por água fria para parar a cozedura. Volte a colocá-la na panela e junte o queijo ralado, mexa e tape.
De volta ao molho de tomate, rectifique os temperos, junte as azeitonas inteiras descaroçadas, as folhas de mangericão cortadas grosseiramente, mexa bem, e junte o molho à massa.
Coloque num prato de servir, polvilhe com mais oregãos e sirva bem quente.

Bom Apetite!

terça-feira, Janeiro 16, 2007

Chili com Carne

Uma receita de sabor mexicano. Bastante fácil e rápida de preparar, principalmente se usarem feijão enlatado. No meu caso usei feijão que demolhei e que guardei, já cozido, no congelador, pronto para uma sopa, feijoada, arroz, ou chili, como neste caso.

Ingredientes:

500g de carne picada
350g de feijão encarnado
2 cebolas
2clh sopa de azeite
500g de tomate pelado
1 malagueta de piripiri
sal e pimenta
cominhos

Preparação:

Descasque e corte a cebola em rodelas. Num tacho coza a cebola com o azeite, até estar macia. Junte a carne picada e continue a cozer até alourar. Introduza o feijão escorrido, o tomate com o líquido da lata, sal, pimenta, piripiri e os cominhos.
Tape e deixe cozinhar até a carne estar cozida.
Sirva com pão torrado e salada.

Bom Apetite!

segunda-feira, Janeiro 15, 2007

Creme de Legumes com Mangericão e Croutons

Cá em casa continuam as comidas mais leves! Desta vez foi um creme de legumes aromatizado com mangericão e salpicado aqui e ali com uns croutons!

Ingredientes:

2 cenouras
1 alho françês
250 gr de abóbora
1 courgete grande
1/2 cebola
mangericão fresco
croutons de ervas
sal e azeite

Preparação:

Começe por preparar os legumes: descasque as cenouras e as courgetes, e corte-as em rodelas, assim como o alho francês. Corte a cebola em meias luas e a abóbora aos cubos. Leve tudo ao lume numa panela, com água que cubra todos os legumes, temperado com um pouco de sal.
Deixe cozinhar. Assim que esteja cozido, passe com a varinha mágica, veja se é preciso acrescentar um pouco mais de água e rectifique de sal.
Acrecente um fio de azeite e as folhas de mangericão e leve ao lume até voltar a levantar fervura.
Sirva bem quente salpicada com croutons!

Bom Apetite!

sexta-feira, Janeiro 12, 2007

Bolo de Amêndoa e Gila

Este bolo fez parte da minha mesa de Natal, e é um dos meus bolos favoritos. Fica bastante húmido, e é ideal para servir como sobremesa ou num lanche acompanhado de um chá.
Não sei se é uma receita original da doçaria conventual portuguesa, ou apenas uma adaptação, mas faz definitivamente parte dessa categoria!

Ingredientes:

3 ovos + 3 gemas
250g de açúcar
250g de amêndoa ralada e pelada
200g de doce de gila
1clh sobremesa de canela em pó
margarina
papel vegetal
Fios de Ovos

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Bata os ovos e as gemas com o açúcar na batedeira eléctrica durante 10 a 15 minutos na velocidade máxima.
Junte as amêndoas raladas, o doce de gila e a canela. Continue a bater até todos os ingredientes estarem ligados.
Deite a massa numa forma previamente untada com margarina e forrada com papel vegetal também untado.
Coza no forno durante cerca de 30 minutos. Desenforme e deixe arrefecer.
Enfeite de fios de ovos.

Bom Apetite!

quinta-feira, Janeiro 11, 2007

Risotto de Camarão e Cogumelos

Mais comida italiana! Desta vez um risotto. Da primeira vez que fiz, esperimentei uma receita da Eliana dos "Momentos da minha vida". Desta vez, e seguindo as instruções originais, resolvi fazer este risotto!
A quem nunca experimentou, aconselho a faze-lo!

Ingredientes (para 2 pessoas):

1 colher (sopa) de azeite
16 camarões de bom tamanho em cru e descascados
150 gr de cogumelos frescos
1 chávena de chá de arroz próprio para risotto (arbório)
1 chávena (chá) de vinho branco
1/2 litro de caldo de camarão (aproveite as cabeças e cascas do camarão e ferva-as em água temperada com sal)
1 colher (sopa) de manteiga
50g de queijo parmesão

Preparação:

Numa panela aqueça o azeite, junte os cogumelos frescos laminados e deixe refogar. Acrescente o arroz e refogue demoradamente. Junte os camarões descascados e adicione o vinho. Cozinhe mexendo sempre até evaporar, vá acrescentando o caldo (que fez previamente cozendo as cabeças e cascas do camarão), sempre com o lume no mínimo, juntando aos poucos e poucos e mexendo sempre, até o arroz estar cozido, mas firme.Acrescente a manteiga e o queijo ralado e misture bem, sirva de imediato.

Bom Apetite!

quarta-feira, Janeiro 10, 2007

Abacate Recheado

Há uns tempos atrás ofereceram-me uma pêra-abacate (obrigada MP!) e como ainda estava muito verde foi ficando esquecida na gaveta do frigorífico. Este fim de semana reparei que já estava madura, e como não a queria deixar estragar resolvi fazer com ela uma entrada simples. Ficou bom, mas de Verão deverá ser ainda melhor, quando o calor apertar!

Ingredientes:

Pêra- Abacate
maionese
sal e pimenta
sumo de limão
molho inglês
Delícias do mar (para a próxima faço com camarão cozido)

Preparação:

Corte o abacate ao meio, no sentido do comprimento e retire o caroço. Escave o interior do abacate, deixando a casca para esta depois servir de taça.
À polpa do abacate junte duas colheres de sopa de maionese e sumo de limão e passe a mistura pela varinha mágica até ficar uma mistura homogénea. Tempere com sal, pimenta e molho inglês a gosto.
Pique as deícias do mar e junte 2/3 à polpa do abacate.
Recheie as cascas do abacate com a mistura e disponha por cima o resto das delícias do mar picadas.
Sirva fresco!

Bom Apetite!

terça-feira, Janeiro 09, 2007

Ravioli com Espinafres, Requeijão e Amêndoa

Cá em casa gostamos muito de comida italiana. Desta vez resolvi experimentar uma receita de ravioli. A massa ficou muito boa, e não dá muito trabalho a fazer. O recheio também ficou bastante bem, com a cremosidade do requijão e o estaladiço das amêndoas!

Ingredientes para a Massa:

250g de farinha
3 ovos
sal

Ingredientes para o Recheio:

4 cubos de espinafres congelados
1 requeijão
50gr de amêndoa em lascas
sal, pimenta e noz moscada
Azeite

Preparação:

Peneire a farinha em monte sobre a pedra da mesa e faça uma cova ao meio e deite aí os ovos batidos e um pouco de sal. Amasse estes ingredientes até a massa se desprender completamente da pedra. Se o líquido dos ovos não for suficiente, adicione umas gotas de água. se achar a massa ainda muito peganhenta junte um pouco mais de farinha.Deixe a massa descansar 1 hora.
Entretanto prepare o recheio.Leve um pouco de azeite ao lume e salteie em lume brando os espinafres ainda congelados, até estes descongelarem. Junte o requeijão previamente esmagado e misture bem. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Torre as amêndoas numa frigideira anti aderente e junte ao preparado de requeijão e espinafres.
Estenda depois a massa em 2 folhas finas e disponha regularmente sobre uma das folhas de massa montinhos de recheio.
Cubra com a outra folha e corte os ravioli, passando a carretilha entre os montinhos de recheio.
Sirva coberto com molho bechámel.

Bom Apetite!

segunda-feira, Janeiro 08, 2007

Fofo de Peixe com Legumes

Depois das festividades, voltamos, lentamente à normalidade. E, depois de tantas comidas mais elaboradas e calóricas, sabe bem fazer algo mais simples e nutritivo!
Este "fofo" é uma espécie de sufflê e fica muito bem acompanhado com uma saladinha de alface!

Ingredientes:

500g de filetes congelados
sal e pimenta q.b.
1 limão
1 cebola
2 clh sopa de margarina
2 alhos franceses pequenos
2 cenouras
3 clh sopa de farinha
2,5dl leite
2 ovos

Preparação:

Tempere os filetes com sal, pimenta e o sumo de limão e deixe descongelar.
Pique a cebola e leve ao lume com a margarina e os alhos franceses cortados em rodelas finas.Tape e deixe suar durante 10 minutos.
Junte a cenoura ralada e os filetes de peixe. Tape e deixe cozinhar mais 5 minutos. Regue com o líquido da marinada e com a colher de pau desfaça os filetes. Polvilhe com a farinha e regue com o leite. Rectifique o sal e a pimenta, mexa e deixe engrossar sobre lume brando. Adicione as gemas, mexendo sempre, e deixe cozer mais dois minutos. Bata as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e incorpore suavemente no preparado anterior.
Deite num pirex, previamente untado, e coza durante 20 minutos em forno moderado (200ºC).

Bom Apetite!

sexta-feira, Janeiro 05, 2007

Strudel de Salmão com "Papillotes" de cenoura e cogumelos

Finalizo hoje as iguarias que fizeram parte da minha mesa de fim de ano! Este foi o nosso parto de peixe, e teve a particularidade de ter sido feito a muitas mãos!
O "Strudel" foi da autoria da AM, e os papillotes, que foram inventados na hora, foram, feitos a 6mãos, as minhas, as da MJ, e da C!
Acho que a minha cozinha nunca viu tanta gente a trabalhar nela ao mesmo tempo.
O resultado foi muito agradável, tanto à vista, como ao paladar e proporcionou momentos de grande diversão na cozinha!

Ingredientes para o Strudel:
Massa
200gr de farinha
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de óleo
125gr de manteiga
Recheio
2 cebolas médias
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
600gr de espinafres congelados
sal, pimenta e noz moscada
600gr de salmão limpo de peles e espinhas
2 colheres de sopa de sumo de limão

Preparação do Strudel:

Prepare a massa com a farinha, o sal, o óleo e 1 dl de água morna. Faça uma bola e deixe repousar. Derreta a manteiga e ponha à parte.
Entretanto descasque e pique as cebolas e o alho e leve a alourar no azeite. Junte os espinafres e deixe cozinhar.Escorra o líquido em excesso e tempere de sal, pimenta e noz moscada e deixe arrefecer.
Corte o salmão em cubos etempere com o sumo de limão e com sal.
Aqueça o forno a 200ºC.Cubra um tabuleiro com papel vegetal.
Estenda a massa primeiro com um rolo e depois passe-a para um pano enfarinhado e, com as mãos, vá estendendo a massa até esta ficar o mais fina possível de tal maneira que se vejam os desenhos do pano.
Pincele toda a superfície da massa com o manteiga previamente derretida. Junte o recheio dos espinafres e por cima deste coloque os cubos de salmão bem distribuídos (deve deixar uma distância de 2 cm sem recheio a toda a volta da massa).
Com a ajuda do pano enrole a massa como se fosse uma torta, fechando bem as extremidades e deixando a "costura" para baixo.
Coloque no tabuleiro, pincele com manteiga e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, tendo o cuidado de ir pincelando com a manteiga.
Depois de pronto deixe repousar 5 minutos antes de servir!

Ingredientes para os Papillotes:

folhas de massa Brick
cenouras
cogumelos frescos ou de lata
farinha
azeite
ovos
alho
azeite
sal, pimenta e noz moscada
salsa

Preparação dos Papillotes:

Começe por cozer as cenouras num pouco de água com sal. Assim que estiverem bem cozidas, reduza-as a puré e leve-as novamente ao lume juntando-lhes uma colher de sopa de farinha, 2 gemas de ovo e um pouco de leite. Misture bem, tempere de sal, pimenta e noz moscada e incorpore-lhe suavemente as claras batidas em castelo.
À parte salteie os cogumelos em azeite e alho picado.
Para montar os papillotes, estenda uma folha de massa brick, e no centro coloque o puré de cenoura, e, por cima deste alguns dos cogumelos salteados.
Com a massa faça umas pequenas bolsas e feche-as dando um nó com um pé de salsa!
Leve ao forno durante 20 minutos, até ficarem lourinhos!
(Para ser mais fácil fazer os papillotes, colocamos cada um dentro de uma forma de queque e levamos assim ao forno permitindo que não perdessem a forma)

Depois é só cortar o Strudel e colocar uma fatia e um papillote em cada prato.
Aqui não houve tempo, mas aconselho acompanhar com um pouco de molho Bechámel!

Bom Apetite!

quinta-feira, Janeiro 04, 2007

Carpaccio de Ananás com Romã

Apesar do nome pomposo, é uma sobremesa bem simples. O carpaccio são tirinhas muito fininhas de carne que depois são muito bem temperadas. A esta sobremesa chamamos de carpaccio apenas porque o ananás deverá ser cortado também o mais fino possível, em rodelas inteiras, ou, como eu fiz, aos quartos e depois finamente laminado!

Ingredientes:

ananás (ou abacaxi)
romã
açúcar
água
vinho do porto ou aguardente

Preparação:

Começe por preparar as frutas: debulhe a romã e descasque o ananás. Corte depois o ananás em rodelas o mais finas possíveis, ou, se perferir, corte-o no sentido do comprimento em quartos e depois corte tirinhas finas no robot de cozinha!
Num prato de servi disponha o ananás e a romã ás camadas, finalizando com a romã.
Faça depois uma calda fraca de açúcar temperada com o vinho do porto e aguardente e deixe ferver até perder o alcool.
Deite sobre a fruta e leve ao frigorífico até servir no míniomo de oito horas.
Servir bem fresco!

Bom Apetite!

quarta-feira, Janeiro 03, 2007

Espetadinhas de Camarão e Bacon com Salada com Vinagrete Balsâmico

O jantar de fim-de-ano teve direito a duas entradas... esta foi a segunda! Há quem diga que o marisco é obrigatório nestes jantares. Se é ou não, não sei, mas que estes camarões ficaram bastante razoáveis lá isso ficaram!

Ingredientes:

Camarão
Bacon
Salada embalada (aqui foi usada uma mistura de alfaces, chicória e radiccio, mas podem usar qualquer uma da vossa preferência)
Croutons com ervas
Azeite
Vinagre Balsâmico
Sal e pimenta

Preparação:

Começe por descascar o camarão crú, deixando apenas a cabeça e o rabo. Enrole cada camarão em 1/2 fatia de bacon à qual previamente tirou o courato, e prenda com um palito.
Leve os camarões a grelhar na chapa, ou, se preferir, no forno.
Prepare a salada misturando-a com os croutons, e faça a vinagreta juntando 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico com 8 colheres de sopa de azeite e temperando com sal e pimenta.
Num prato disponha um montinho de salada, colocando os camarões ainda quentes à volta.
Sirva a vinagreta numa molheira, deixando que cada um se sirva da quantidade que desejar!

Bom Apetite!

terça-feira, Janeiro 02, 2007

Tarteletes de Chévre com Mel e Nozes

Aqui estou eu no primeiro post de 2007. Antes de mais, quero desejar a todos os que aqui costumam vir, um 2007 cheio de novas oportunidades!
Trago uma das minhas entradinhas de fim de ano! São muito rápidas de fazer e constituem uma excelente entrada ou até sobremesa.

Ingredientes:

Massa folhada
Queijo de cabra
Miolo de noz
Mel

Preparação:

Começe por ligar o forno na temperatura máxima.
Enquanto o forno aquece, faça, com um copo, taça ou chávena, rodelas de massa do tamanho que quiser para as tarteletes. Assim que o forno tiver atingido a temperatura, leve as rodelas de massa folhada ao forno e deixe cozinhar. Logo que estiverem bem folhadas e douradas retire do forno e deixe arrefecer! Corte-lhes depois o centro, de modo a ficarem com uma pequena cavidade que se possa rechear.
Coloque entao uma colherzinha de mel em cada uma, recheie com o miolo de noz e por cima deste o queijo. Coloque mais um pouco de mel e 1 metade de noz para enfeitar.
Mesmo antes de servir leve a forno previamente aquecido, apenas o tempo suficiente para derreter o queijo. Sirva de imediato!

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin