Bolo de Limão com Sementes de Papoila

Finalmente! Depois de ter feito este bolo umas 3 ou 4 vezes, finalmente consegui tirar uma fotografia para o poder aqui partilhar.
É um dos meus bolos favoritos e é muito simples de fazer.
A receita foi publicada na Revista Blue Cooking de Fevereiro de 2007.
Bom fim de semana!

Ingredientes:

3 colheres de sopa de leite
3 ovos grandes
1 e ½ colher de chá de extracto de baunilha
1 e ½ chávena de farinha sem fermento peneirada
¾ chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento
¼ colher de chá de sal fino
1 colher de sopa de raspas de limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila
185 gramas de manteiga sem sal amolecida

Para a calda de limão:
¼ de chávena de açúcar
¼ chávena de sumo de limão

Preparação:

Num recipiente misturar o leite, os ovos e o extracto de baunilha.
Noutra tigela, misturar a farinha, o açúcar, o fermento, o sal, a raspa de limão e as sementes e bater na velocidade mais baixa durante meio minuto. Juntar a manteiga, e a seguir metade da outra mistura, aumentando, aos poucos, a velocidade. Bater dois minutos. Juntar o resto da mistura dos ovos em duas vezes.
Vai ao forno cerca de 50 minutos, a 180º, em forma de bolo inglês.
Para preparar a calda misture em lume brando o sumo do limão e o açúcar, até que ele se dissolva completamente.
Retira-se o bolo do forno, coloca-se numa grade para arrefecer e fazem-se uns pequenos furos no topo. Pincela-se com a calda e deixa-se arrefecer.

Bom Apetite!

36 comentários :

  1. gostei muito deste bolo, esta lindo. uma bela ideia para fazer no fim de semana.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Até dá vontade de comer o écran do computador!!!! Delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:02

    Adorei! Fez-me lembrar uns muffins que comia sempre ao pequeno-almoço numa viagem que fiz. Vou fazer! E adorei também a baguete verdinha ali de baixo! Deixou-me com uma fome!...

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:03

    Olá!
    Além do seu blog ser o meu favorito, quero dizer-lhe que gostei muito desta alteração que fez quanto á actualização de outros blogs. Obrigada.
    Só faltava mesmo colocar um atalho com palavras-chave das diversas receitas, para conseguir encontrá-las mais facimente... "Já estás a abusar..." eheheh

    ResponderEliminar
  5. Para a Sofia Reis:
    Também coloquei recentemente, não sei se reparou, a possibilidade de pesquisar por etiquetas, que facilita muito o trabalho de procura de algumas receitas.Encontra-se logo após os links para outros blogs e sites.
    Quanto à pesquisa por palavra passe, se reparar, no canto superior esquerdo do blogue, está uma janela para pesquisa do bloguer. Se escrever por exemplo chocolate e carregar no link pesquisar no blog, vão aparecer todos as receitas apenas deste blogue, onde o chocolate é referido.
    Espero ter ajudado.
    Colher de pau

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspecto maravilhoso!!

    ResponderEliminar
  7. Adorei, adoro bolos com citrinos e as sementinhas dão-lhe um ar tão catita :P
    gostei mesmo...beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:34

    Gosto do Aspecto, também devo gostar do sabor, mais uma coisa a experimentar para gastar as sementinhas que estão na despensa ;))
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  9. O Bolo tem um aspecto super delicioso, bem molhadinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Começo por lhe dar os parabéns pelo blog repleto de deliciosas receitas! obrigada por partilhar conosco as suas maravilhas!Este bolo tem cá um aspecto!Mas eu, que o queria tanto fazer...não sei onde posso encontrar as sementes de papoila...podia por favor ajudar-me? Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Já fiz de laranja com sementes de papoila. Esta versão deve ficar muito boa também :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo20:55

    Que lindo bolo!!!
    De certeza que estava uma delicia!!

    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  13. Valeu a pena esperar pela foto, ficou muito bonito. Há muito que desejo experimentar as sementes de papoila mas não são fáceis de encontrar. Bjs

    ResponderEliminar
  14. Anónimo10:44

    Amiga que lindo que ficou o teu bolo! Eu quero uma dessas fatias... :P
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  15. Este bolo tem todo o aspecto de parecer fabuloso! Ficou com uma forma muito bonita e as sementes dão-lhe, sem dúvida, um toque muito especial! Eu ainda tenho de as comprar para poder experimentar este bolo :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  16. Eu compro as sementes de papoila (e também as de sésamo) nas lojas Celeiro.
    Não sei se nos hipermercados haverá, mas no Celeiro há de certeza!

    ResponderEliminar
  17. já fiz a versão iogurte e maçã com sementes de papoila, já fiz em muffins... agora acho que vou ter que experimentar esta tua versão também.
    beijos

    ResponderEliminar
  18. Eu gostava de ter todo o tempo do mundo para poder fazer e provar todas estas maravilhas!
    Adoro limão, adoro sementes de papoila... adoro papoilas...
    e adoro este blog, parabéns!

    ResponderEliminar
  19. Lindo...ja comi nao de limao mas de laranja com as sementes de papoila,fica diferente.

    xoxo

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:46

    Adorei este bolinho. Asoro o sabor freco do limão.
    Um abraço.
    Susana.

    ResponderEliminar
  21. Pareçe tão apetitoso... que apetite de o comer!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo21:59

    Muito obrigada pela dica!!! Foi muito atencioso da sua parte.

    ResponderEliminar
  23. Que aspecto tão bonito... deve ser uma maravilha mesmo!! Bjs.

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada pela sua atenção, irei procurar essas sementes e tentar reproduzir esse bolo magnífico!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo01:24

    Olá,

    Eu sou uma completa nulidade na cozinha, mas fiquei com muita vontade de experimentar este bolo de aspecto delicioso, mas tenho algumas dúvidas (básicas, claro).

    Assim, 1 e ½ chávena de farinha e ¾ chávena de açúcar, correspondem mais ou menos a quantas gramas?

    Para fazer a calda, ¼ de chávena de açúcar, corresponde mais ou menos a quantas gramas?
    E finalmente, quando é que eu sei que a calda está pronta? É quando o açucar se dissolve todo?

    Desculpe estas perguntas de marinheira de 1ª viagem.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  26. Bruna15:48

    Olá!
    Fiquei com bastante vontade de provar este bolo e ontem meti as mãos na massa, mas fiquei bastante desiludida.Ficou muito massudo!
    Não costumo fazer receitas em que não venham especificadas as quantidades, pois saem-me sempre mal. Acho que as minhas chávenas devem ser muito grandes... Lol Seria muito pedir-lhe que me diga as quantidades exactas de farinha e açucar?

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  27. As medidas desta receita vêm especificadas. Simplesmente a medida usada é a cup, que é uma medida americana. No Ikea, bem como nas lojas Casa existem uns medidores para estas unidades, que são muito baratos.
    Se no entanto não quiser investir o dinheiro, 1 cup = 1 chávena de chá com cerca de 240 ml

    ResponderEliminar
  28. Anónimo00:01

    Pois eu experimentei o bolo de limão com sementes de papoila que alguém me ofereceu. Devo dizer que é uma VERDADEIRA DELÍCIA, só tenho pena é que a receita leve tanta manteiga...

    ResponderEliminar
  29. Patrícia14:12

    Olá!
    Já fiz este bolo algumas vezes e todos os que provaram até agora têm gostado. Uma delícia!
    Sei que saiu na revista blue cooking, mas gostaria que me dissesse, se possível, qual o número da edição e a página, e ainda o nome do autor/autora, no caso de estar especificado. Agradeço desde já pelas informações que me puder dar!

    Mais uma vez parabéns por esta receita e por todo o resto do blog, que é divinal!

    ResponderEliminar
  30. Olá.

    Andava à procura de uma receita de bolo de limão e sementes de papoila e deu de caras com esta bela receita :)

    O problema é que logo a seguir dei de caras com a mesma foto e receita noutros dois locais, que não sei se publicaram com autorização.

    Cá estão os links:
    http://www.arquivodereceitas.com/2009/10/11/bolo-limao-sementes-papoila/
    http://pt.petitchef.com/receitas/bolo-de-limao-com-sementes-de-papoila-fid-472878

    ResponderEliminar
  31. APROVADISSIMO!!!
    acabei de o fazer e é maravilhoso!!!

    ResponderEliminar
  32. Olá :) Tenho muita curiosidade em usar sementes de papoila num bolo, mas não as consigo encotrar! Onde se arranjam?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  33. olá
    o bolo é muito bom mas foi uma amiga que o fez.

    parabens

    ju

    ResponderEliminar
  34. Também o experimentei e é mesmo uma delícia=) Partilhei-o hoje no meu blog, com a devida referência como sempre=) bom domingo Joana

    ResponderEliminar
  35. Sara00:51

    Olá :) Queria fazer este bolo mas nos hipermercados só encontro essência ou aroma de baunilha, e não extrato...existe alguma diferença? Se sim, onde posso comprar o extrato? Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  36. Já experimentei e gostei muito, mas por preguiça e por não resistir ao cheirinho do bolo quente acabei por não fazer a cobertura.

    obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar

Imprimir