Hamburguers do Jamie Oliver

Todos sabem a minha paixão pelo Jamie Oliver. Nunca me esqueci do primeiro programa que vi.
Foi em 1998, na BBC Prime, e o Jamie Oliver, na altura ainda com aspecto de adolescente imberbe estava a cozinhar um rissoto de ervilhas e camarão. Era um episódio do "The Naked Chef".
Nunca tinha visto ninguém a cozinhar com aquele à vontade e com aquela paixão. Se já na altura gostava de cozinhar a partir do momento que passei a seguir o "The Naked Chef" fiquei a ser ainda mais entusiasta pela cozinha. Lembro-me de falar no Jamie Oliver e de ninguém conhecer, nem mesmo nas livrarias onde avidamente buscava os livros que sabia editados no Reino Unido.
Tenho pena de a maioria das pessoas, pelo menos em Portugal, terem demorado tanto tempo a descobrir o Jamie Oliver. Ainda bem que agora é conhecido por todos.
Foi condecorado pela Rainha de Inglaterra, é convidado regular na "Oprah". Os seus livros estão expostos em todas as grandes superfícies e traduzidos em português. Os seus programas passam na nossa televisão. Aparece em revistas e jornais portugueses...
E eu continuo a adorar o Jamie Oliver. Tenho todos os livros, gravo todos os programas, e defendo-o de cada vez que ouço ou leio alguém criticar a sua maneira de estar na cozinha ou de cozinhar. Identifico-me com aquela paixão que ele tem pela comida, com a maneira como desmistifica os alimentos, em como faz o acto de cozinhar parecer a coisa mais simples do mundo
Assim sendo, aqui fica mais uma receita do Jamie. Podem encontrar a receita original no seu novo livro " Jamie´s Ministry of Food", na página 146, com o nome A Cracking Burguer.
E Bom Carnaval a todos!

Ingredientes para 6 hamburguers:

12 bolachas Cream Crackers
4 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de chá de Mostarda de Dijon
500gr de carne picada
1 ovo
sal e pimenta q.b.
azeite
6 folhas de alface
2 tomates
6 fatias de queijo flamengo
6 pães de Hamburguer

Preparação:

Pique as bolachas no robot de cozinha e coloque-as numa taça. Junte depois a carne, a salsa e a mostarda. Adicione o ovo e tempere de sal e pimenta. Com as mãos, misture tudo muito bem
Divida a carne em seis partes iguais e molde formas redondas com cerca de 2cm de altura
Coloque no frigorífico antes de cozinhar.
Leve um grelhador ou frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e cozinhe os hamburguers de ambos as lados.
Entretanto lave as folhas de alface e corte o tomate em rodelas. Barre o pãozinho de hamburguer com o molho da sua preferência (maionese, ketchup, mostarda, ...) e coloque a alface, umas rodelas de tomate e em seguida o hamburguer e uma fatia de queijo flamengo.
Sirva com umas batatas fritas aos palitos.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Só uma coisa: deliciosos!!!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei!!! Também adoro as receitas do Jamie...o seu modo de estar na cozinha, o seu sentido de gosto...:)

    ResponderEliminar
  3. estao uma belas hamburguers. eu tambem o decobri a pocuo tempo mas ja estou apaixonado pela sua cozinha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também adoro o Olivier, mas infelizmente, como a maioria dos portugueses, só o descobri quando começou a aparecer na Oprah, acho-o fenomenal, bjs e parabéns pelo seu blog de onde já copiei muitas receitas para mim, ;)

    ResponderEliminar
  5. Pois,o Jamie Oliver e maravilhoso,está doido e maluco,e fartamonos de reir com ele!

    ResponderEliminar
  6. Subescrevo tudo o que disses-te sobre o grande Jamie Oliver:)))Também tenho os trés livros dele que foram editados cá.Os teus hamburguers estão divinos!!!Beijinhos carinhosos

    ResponderEliminar
  7. Como a compreendo! Também adoro maneira de cozinhar de Jamie, mostra tanta paixão por aquilo que faz! Vou guardar esta receita para experimentar eheh

    bjs e bom Carnaval!

    ResponderEliminar
  8. Sou outra fã do Jamie e já o conheço há bastante tempo adoro as suas receitas e modo de estar na cozinha.
    É uma pessoa fantástica ou não fosse ele do signo gémeos tal como eu :)
    Feliz carnaval

    ResponderEliminar
  9. já conhecia essa, mas continuo sem nenhum livrinho dele, snif...
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Lembro-me de passar o programa dele na RTP2! Infelizmente foi por pouco tempo. Na minha televisão passam muito poucos programas de culinária. Só tenho um livro dele porque, neste país, os livros são artigo de luxo, mas gosto muito de o ver e de o ler :)
    Eu só como hamburguers se forem feitos em casa! Assim como os teus :)

    ResponderEliminar
  11. Indiscutivelmente adoro o Jamie!!!
    Pela forma como adora cozinhar e pela simplicidade como o faz!!!
    Também o descobri mais ou menos nessa altura e, desde ai, fiquei fã!Tal como eu, ele tem uma enorme paixão pela culinária! Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  12. Eu também gosto muito do Jamie, principalmente porque em cada gesto ele consegue demonstrar a paixão que tem por cozinhar! Estes Hamburgueres ficaram muito bonitos e coloridos, mesmo a pedirem uma dentada :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  13. Eu tb me lembro bem dessa fase dele, mas o que eu me lembro mais foi de um episódio mais recente em que ele mostra aos miúdos como se fazem nuggets de frango...jasus...nunca mais comi daquilo...nem compro para os meus filhos...ele é bem intencionado mas em Inglaterra praticam pouco a alimentação saudável, mesmo depois dele ter tido apoio do governo e tudo...é pena

    ResponderEliminar
  14. Olá, gosto bastante de ver os programas do Jamie, e não há duvida que ele domina a culinária.
    Margarida
    www.cantinhodecoracaodecor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Ana Cruz20:25

    Olá, mais uma receita aprovada. Obrigada.

    ResponderEliminar

Imprimir