Canelones de Frango e Alho Francês

Cá em casa somos grandes apreciadores de massas, principalmente lasanha e canelones.
Desta vez resolvi fazer uns canelones ligeiramente diferentes dos habituais que costumo preparar, e deve dizer que gostei muito do resultado. Com o frango e o alho francês, a refeição torna-se mais leve e muito agradável.

Ingredientes para 2 pessoas:

8 a 10 canelones que não necessitem de pré cozedura
2 alhos franceses pequenos
1/2 frango
1 cebola pequena
2 cravinhos
salsa
8 grãos de pimenta
1 caldo de frango
azeite
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Molho Bechamel q.b. (pode usar de pacote)*

Preparação:

Numa panela coloque o frango inteiro, o caldo de frango, as pimentas, a salsa, a cebola descascada e os cravinhos.
Leve ao lume até o frango estar cozido. Retire-o, deixe arrefecer e coe o caldo da cozedura e reserve.
Desfie o frango e corte o alho francês em rodelas e lave-o bem.
Numa panela cocolque um pouco de azeite e refogue o alho francês. Acrescente frango desfiado, a farinha e vá juntando o caldo da cozedura até ficar com uma espécie de molho bechamel.
Rectifique de sal e pimenta. Retire do lume e deixe arrefecer.
Recheie depois os canelones e coloque-os num prato de servir, sem os colocar uns por cima dos outros, para tornar a cozedura no forno mais homogénea.
Cubra com o becamel e leve ao forno (180ºC) durante 30 a 40 minutos, até a massa estar cozida e a superfície gratinada.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

* Molho Bechamel: Leve ao lume um tachinho com 4 colheres de sopa de margarina. Deixe derreter e junte 2 colheres de sopa de farinha. Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos 500ml de leite quente. Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desapareceremTempere com noz moscada, sumo de limão, sal e pimenta. Está pronto a usar!

19 comentários :

  1. Ideia diferente! costumo fazer lasanha mas canelones ainda não! Talvez comece por estes =)

    ResponderEliminar
  2. Deve ser excelente! Também adoro massas e a conjunção do frango com o alho francês parece-me óptima.
    A esta hora acho que já comia...
    :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. o sabor do alho e sempre muito bom, vou experimentar esta variedade na proxima lasanha ou canelones que fizer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Quem vai gostar desta receita é minha filhota,ela adora canelonnis.

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto tanto de alho francês e nunca me tinha lembrado de usar em canelones... que rica ideia me deste!

    ResponderEliminar
  6. Lá em casa também adoramos este tipo de pratos! Só a minha pequenita é que gosta mais das massas "normais" tipo esparguete, espirais e afins! O alho francês deve dar uma gostinho muito agradável ao recheio! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante do aspecto, vou tentar experimentar embora me faltem imensos ingredientes. :P

    ResponderEliminar
  8. Nunca me aventurei a fazer cannellonis ou lasanha! Mas é com muita pena que o admito, pois adoro :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  9. Que boa ideia :)
    Adorei....beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Também gosto muito de massas e este prato tem óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:32

    Olá
    Sou admiradora do seu blogue e tenho feito comidas fantásticas!!!
    Esta sugestão pareceu-me lindamente.

    Ja agora, quando puder podia dar umas dicas para empadao de atm???

    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Eu costumo fazer canelonis de peixe... fica muito bom!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:49

    Já há muito tempo que não faço canelones, anos, mesmo.Tenho de ver se descubro esses que não precisam de pré cozedura...serão de massa fresca? Esta sugestão de frango e alho francês parece-me muito agradável e nutritiva.Como não posso abusar das gorduras, às vezes substituo o Béchamel por Molho Branco.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  14. Eu cá em casa utilizo muito o alho francês vindo directamente do quintal da mamã e esta é uma óyima sugestão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Bem, já fiquei a salivar, que tentação!! :)

    ResponderEliminar
  16. Muito bom! Experimentei hoje e foi um sucesso. Fiz um pirex a mais que está quase a ir ao congelador. O pior foi o que tive de correr para encontrar canelones. Não havia em supermercado nenhum aqui na zona, nem Modelo, Pingo Doce, Lidl e Mini-preço. Foi uma maratona,mas valeu a pena.

    ResponderEliminar
  17. Estou na minha 1ª visita a este blog e a gostar muito das receitas. Já tenho algumas apontadas para fazer.
    Quanto ao molho bechamel tenho uma sugestão muito fácil. Pôr o leite a ferver com a margarina e condimentos. Em vez de farinha usar maizena que se dissolve num bocadinho de leite frio. Quando o leite ferver deitar a maizena (dissolvida) e deixar levantar fervura. Está pronto. Desta maneira diminui-se o tempo de fogão e há menor probabilidade de colar ao fundo.
    Espero que goste.
    Beijinhos
    I.

    ResponderEliminar
  18. Nos ingredientes diz 1/2frango e depois leva.se o frango todo a cozer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete,
      É meio frango, que se coloca "inteiro", ou seja sem partir a cozer.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir