Cup de Abacaxi

Isto hoje de receita tem muito pouco...
No outro dia, ao assistir ao programa da SIC Mulher, Everyday Food, vi aproveitarem a casca do abacaxi (ou ananás) para prepararem uma espécie de xarope doce, com o qual serviam um gelado ou ensopavam um bolo, já não me lembro!
O facto de utilizarem a casca do abacaxi que acaba sempre no lixo despertou-me a atenção e, resolvi experimentar.
Ao ver fazer aquela calda, automaticamente me lembrei de a adaptar para transformar numa bebida, mais do que num xarope doce. Aqui fica a minha adaptação, um aproveitamento da casca do abacaxi para fazer um delicioso cup sem alcool!

Ingredientes para cerca de 1 litro:

casca e centro de um abacaxi
1 litro de água
1 colher de chá de gengibre ralado
açúcar ou adoçante a gosto
250ml de água das pedras ou castelo
folhas de hortelã
1 limão

Preparação:

Numa panela ferva a casca e o centro do abacaxi com 1 litro de água e com o gengibre. Deixe ferver em lume brando durante 1 hora, até o líquido ter reduzido. (Se quiser fazer um xarope, deve juntar 200gr de acúcar à agua de ferver as cascas.)
Com um passador muito fino coe o caldo deitando fora as cascas. Deixe arrefecer. (De preferência de um dia para o outro no frigorífico)
Num jarro ou numa garrafa coloque a calda de abacaxi, o limão cortado em rodelas e o raminho de hortelã. Adoce a gosto com o açúcar ou adoçante. Acrescente a água das pedras ou castelo bem fresca, misture bem, e sirva de imediato.
Uma deliciosa bebida de verão para servir como aperitivo num almoço ou lanche!

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Célia08:47

    Sabe colher-de-pau
    tb. sou uma grande fã desse programa o everydayfood e tenho aproveitado tb. muitas dicas de lá.Você sabe se é possivel ver os episódios todos através da net?
    Adorei seu cup ,vai haver 2 festas de anos este fim-de-semana aqui em casa e já vou aproveitar.Obrigada
    Beijinhos
    Célia

    ResponderEliminar
  2. Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00 ou pode doar livros,as doações em dinheiro podem ser enviadas por carta(correspondencia).Para qualquer tipo de doação é só enviar-me um email ,darei o endereço da remessa.Quem doa aos pobres empresta a DEUS.Faça uma visita aos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com,ficarei feliz.Que DEUS abençõe todos nos.

    ResponderEliminar
  3. Amiga que maravilha! Eu também adoro ver esse programa tem dicas óptimas! E realmente com a imaginação a funcionar conseguimos fazer coisas incriveis. Esta foi uma bela forma de não desperdiçar por completo a casca do abacaxi! Quem é que se iria lembrar de uma coisa dessas?!!
    Esse cup ficou demais!! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  4. Excelente adaptação da receita! =)
    Fica mesmo bom para esta altura do ano!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Já tinha visto esse aproveitamento nalguns blogs, acho excelente :) Deve ficar bem fresquinho!

    ResponderEliminar
  6. Ainda no Domingo deitei fora as cascas de uma Abacaxi :-(
    O próximo não vai escapar!!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Muito "verde" e ecológica esta adaptação, gosto do espírito :)

    ResponderEliminar
  8. Bela sugestão! E deve ser bem fresquinha, não? Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito!!! TAmbém me dá dó meter o abacaxi quase todo no lixo quando o acabo de descascar eh eh

    ResponderEliminar
  10. De um aproveitamento de cascas saiu uma bebida deliciosa e super refrescante. Adorei a ideia.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  11. Faço sempre suco com a casca do abacaxi, essa bebida parece bem concentrada. Beijos

    ResponderEliminar
  12. Adorei!
    A combinação do ananás com o gengibre e a hortelã deve ser inebriante!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir