Lombinho de Porco Recheado com Alheira

Pode parecer um prato muito complicado de fazer, mas, na verdade, é bastante simples e permite ser preparado com antecedência, sendo depois apenas necessário levar a assar.
Ideal para jantares simples e informais. Eu pessoalmente gosto muito de acompanhar estes lombinhos com o arroz de festa. Esta, é uma refeição que faz sempre sucesso!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lombinho de porco grande
1/2 alheira de caça
sal e pimenta q.b.
alho em pó
1 copo de vinho branco

Preparação:

Corte o lombinho de porco em 4 pedaços. Com uma tesoura de cozinha abra um buraco ao centro de cada lombinho, abrindo uma bolsa, mas sem cortar até ao fundo.
Tire a pele à alheira e encha com ela a cavidade que formou nos lombinhos, fechando bem com um palito.
Coloque depois os lombinhos já recheados num tabuleiro que vá ao forno e tempere com sal, pimenta e alho em pó, regando depois com o vinho.
Cubra a assadeira com papel de alumínio e leve a forno moderado, 170ºC, durante 1 hora.
Ao fim desse tempo retire o papel e deixe alourar um pouco os lombinhos, durante 10 a 15 minutos, aumentando um pouco a temperatura do forno, mas tendo cuidado para não os deixar secar.
Sirva com uma salada verde variada e o arroz de festa.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Deve de ser uma delícia esse lombinho! E então com farinheira que eu adoro!! Excelente! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  2. Bem apetitoso e nada complicado!
    A experimentar brevemente se o tempo continuar assim parvo, a pedir receitas quentinhas em vez de saladas!:)

    ResponderEliminar
  3. alheira nao e o meu forte mas o meu moço ia adorar. ele gosta.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Antes de rechear a carne com a alheira, não se pode temperar a mesma?

    PS: tem muito bom aspecto :).

    ResponderEliminar
  5. Pode, mas eu acho mais simples assim. Aliás a alheira já ajuda a dar sabor à carne. O sal e a pimenta que eu depois coloco, é só para temperar a carne "por fora".

    ResponderEliminar
  6. Eu fico de água na boca só de ver a foto e imaginar o sabor apetitoso...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Já fiz com farinheira, ontem fiz lombo recheado com legumes e ameixas secas. Seja qual for o recheio, fica sempre maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  8. Hummm, adoro lombo recheado, com alheira ficou bem interessante. Grande beijo

    ResponderEliminar
  9. não consigo comentar nada de jeito...
    estou a babar..........................................................................................

    ResponderEliminar
  10. nossa essa receita é pra deixar qualquer um babando em ?
    vou experimentar....
    obrjgada pela receita... :-)

    ResponderEliminar
  11. humm... parece-me muito bem...

    ResponderEliminar
  12. Será que dá para congelar?

    ResponderEliminar

Imprimir